Publicado por Farmarcas • 7 de abril de 2020

Seis passos para o seu negócio enfrentar os desafios da pandemia

Desde que surgiram os primeiros casos de coronavírus no país, os donos de farmácias buscam adotar medidas de enfrentamento das consequências que a pandemia causada pelo Covid-19 traz aos negócios.

Alguns empresários precisam buscar alternativas para contornar a diminuição do movimento de clientes devido às novas práticas necessárias para o atendimento presencial nas farmácias.

O ideal é que o gestor reveja seu planejamento de negócio, estabeleça novas metas e adequações para enfrentar esse novo cenário de mercado. É muito importante olhar os novos desafios como oportunidades para melhorar a sua gestão.

Confira seis passos que podem ajudar no enfrentamento da emergência global do coronavírus e que podem manter o bom funcionamento do seu negócio:

Renegocie aluguéis e prazos

Se o imóvel da loja for alugado e a previsão seja de dificuldades nos futuros pagamentos, entre em contato com o proprietário e verifique a possibilidade de negociar um período de carência ou desconto. Se o imóvel for financiado, tente o mesmo junto à Financeira.

Use o seguro

Se você tem seguro do seu negócio, reveja as cláusulas do contrato e verifique todas as coberturas de sinistro que estão disponíveis, caso seja necessário futuramente acionar a empresa por algum motivo.

Conscientize a sua equipe

Pratique a empatia e o espírito de equipe junto aos seus colaboradores. Esse é um momento importante para todos buscarem os melhores resultados. Converse com os funcionários, ofereça todo o suporte e treinamento necessário para que eles trabalhem com tranquilidade e segurança.

Analise os custos

Reveja todos os custos supérfluos que podem ser diminuídos sem que isso comprometa a qualidade dos produtos ou do atendimento aos seus clientes. Tome decisões assertivas com base em um planejamento minuncioso e analise todas as tendências do mercado. Lembre-se que seu negócio precisa se manter forte e preparado para quando a pandemia passar.

Invista na criatividade

Seja criativo, encontre novas maneiras de vender e invista na divulgação da sua marca. Crie novos canais de comunicação com o consumidor e garanta um bom relacionamento com os clientes. Se você trabalha com sistema delivery, estude como ampliar e melhorar a sua prestação de serviços.

Mantenha a calma

Este é o passo mais importante: manter a calma. Tudo vai voltar ao normal e quando voltar, seus planos de crescimento serão retomados. Com certeza essa experiência adquirida durante a pandemia será decisiva para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio.

 

Artigos que podem interessar

O que fazer para controlar as despesas da drogaria

Procedimentos de higienização nas farmácias para todos os funcionários

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *