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Saber como fidelizar clientes é essencial para o sucesso da farmácia. Atendimento, preços e bom mix são ótimas ferramentas para a aproximação do consumidor.
Saber como fidelizar clientes é essencial para o sucesso da farmácia. Atendimento, preços e bom mix são ótimas ferramentas para a aproximação do consumidor.

Publicado por Marketing Farmarcas • 19 de janeiro de 2017

Saiba como fidelizar clientes à farmácia – 6 dicas sobre fidelização

Os consumidores que vão às compras em uma farmácia são muito mais exigentes do que eram tempos atrás, já sabendo o que querem quando chegam ao PDV, com exigências que extrapolam a proximidade física e levando em conta pontos como atendimento de qualidade, preço de produtos e programas de fidelização. Mais do que nunca é preciso mostrar  que eles são especiais e que possuem um tratamento à altura para saber como fidelizar clientes.

Por isso, uma farmácia deve se preocupar com diversos aspectos que garantirão o retorno dos clientes. Mas quais são eles? A resposta está na pesquisa “Comportamento do consumidor na hora de escolher farmácias”, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC).

Os dados que foram apresentados no primeiro semestre de 2016 apontam os principais critérios considerados na hora da escolha do local da compra de medicamentos, mostrando que 94% analisa preços, 84% localização, 80% atendimento, 49% estacionamento, 32% meios de pagamento, 21% aceitação de PBM (programa de desconto) e 11% entrega de produtos em casa.

Dessa maneira, fica claro para o empreendedor do ramo farmacêutico que se deve tomar algumas medidas para saber como fidelizar clientes.

Principais pontos para fidelizar clientes na farmácia

Os itens a seguir são fatores importantíssimos para a decisão de compra do consumidor. Avalie cada um deles em sua loja e aprimore o que for necessário para entregar a melhor experiência de compra do cliente.

#1 Localização do estabelecimento

O sucesso de um empreendimento precede sua abertura. O recomendável é que se estabeleça um estudo prévio que possibilite a obtenção de um local privilegiado para atuar, analisando, por exemplo, números de pessoas que passam nas ruas. Nessa hora é preciso paciência e planejamento, pois um ponto correto vai agregar muito no sucesso, enquanto um ponto errado é praticamente meio caminho para o fracasso.

#2 Preços de produtos na farmácia

O público possui muitas ferramentas para realizar pesquisas, sendo assim, ter um preço competitivo é primordial. Torna-se necessário para o empreendedor do ramo farmacêutico buscar alternativas para se destacar. Uma delas é o associativismo, que oferece maior força nas negociações e proporciona o repasse de descontos aos clientes.

#3 Programas de fidelização

Nunca os famosos cartões de fidelidade estiveram tão na moda. Os consumidores se sentem especiais. É muito importante oferecer essas vantagens. Contudo, é imprescindível cautela para que esses benefícios ocorram de forma ordenada.

#4 Capacite seus atendentes

É importante uma equipe qualificada para uma boa venda. É fundamental conhecer o assunto com profundidade, esclarecendo dúvidas que possam aparecer.

#5 Busque facilidades para o cliente

Se preocupe com o acesso de seus clientes e com a disponibilização dos produtos em sua loja. Também se preocupe em como o cliente chegará à loja. Estacionamentos podem melhorar o fluxo de pessoas na drogaria.

#6 Supere as expectativas

Busque sempre inovar e se atualizar. Por isso, é preciso estar em constante contato com o que existe de mais moderno no mercado.

Cliente satisfeito é sinônimo de fidelização. Se ele se sentir bem e sair da farmácia contente com o atendimento e o preço, na próxima vez em que precisar, certamente lembrará de sua loja, e isso é tudo o que qualquer empreendedor quer para o negócio. Saber como fidelizar clientes é extremamente importante para o êxito no segmento farmacêutico.

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