fbpx

Publicado por Felippe Lopes • 29 de março de 2022

Saiba tudo sobre o Programa de Benefícios de Medicamentos

O Programa de Benefícios de Medicamentos pode melhorar ainda mais as vendas da sua farmácia

 

Entender como funciona o Programa de Benefícios de Medicamentos é fundamental para dar uma opção extra ao consumidor, garantindo uma performance ainda melhor das vendas na farmácia.

 

Entretanto, ainda hoje, muitos empresários não investem no PBM. Quer saber tudo sobre esse programa de benefícios? Então, veja abaixo e saiba como ele contribui para melhorar os resultados da sua loja.

 

O que são PBMs?

 

Os Programas de Benefícios de Medicamentos, também conhecidos pela sigla PBM, são serviços oferecidos pelas drogarias onde determinados produtos são vendidos com preços muito mais atrativos.

 

Ao contrário do que muitos podem pensar, não existe apenas um PBM. Na verdade, cada empresa de PBM pode fazer parcerias com um ou mais laboratórios e, dessa forma, disponibilizar preços diferenciados dentro do seu sistema.

 

As vantagens de participar de PBMs

 

Utilizar PBMs é uma estratégia extremamente eficaz para as farmácias, uma vez que o programa oferece inúmeras vantagens que podem diferenciar o seu estabelecimento dos demais.

 

A drogaria que adere ao Programa de Benefícios em Medicamentos (PBM) obtém descontos dos fabricantes de medicamentos e pode oferecer mais possibilidades aos clientes. Isso gera um aumento no número de vendas e fideliza o público, que continua comprando na mesma drogaria.

 

Entre os benefícios, podemos destacar:

 

– Satisfação do consumidor: com preços diferenciados, o consumidor se sente valorizado e sabe que pode contar com descontos especiais na sua loja;

 

– Fidelização do cliente: descontos são excelentes formas de manter o cliente fiel à sua farmácia e até mesmo recomendá-la para outras pessoas;

 

– Competitividade: com a padronização dos descontos oferecidos pelo PBM, pequenas e grandes drogarias conseguem competir de igual para igual;

 

– Rentabilidade: como os descontos aplicados são provindos da indústria, eles não interferem de maneira alguma no lucro do seu estabelecimento;

 

– Aumento das vendas: além de comprar os produtos listados dentro do PBM, os clientes também irão comprar outros produtos, o que irá aumentar a rentabilidade da farmácia.

 

 

PBM x Convênio de Farmácia

 

Saber a diferença entre PBM e convênio de farmácia é muito importante para fazer o planejamento da precificação da drogaria e orientar a equipe a comunicar os descontos aos consumidores.

 

Os programas de fidelidade estão em alta no varejo farmacêutico. Muitas redes estão investindo nesse tipo de captação de clientes. Com a fidelidade o cliente consegue descontos em alguns produtos e, uma vez cadastrado, a chance de retornar à drogaria é maior. Isso pode aumentar a quantidade de visitas à loja, assim como o valor do ticket médio do consumidor.

 

A diferença entre PBM e convênio de farmácia está no que a sua drogaria pretende oferecer aos consumidores. Nem sempre oferecer todos os programas de PBM é válido, pois os produtos podem não ter uma saída suficiente para pagar a mensalidade de determinado provedor.

 

Por isso é muito importante saber analisar os indicadores da drogaria para ter um negócio eficiente. Entender o giro dos produtos por categoria é essencial para traçar estratégias de descontos e promoções. E os programas de fidelidade ou PBMs também devem fazer parte desse planejamento.

 

Administrando os Programas de Benefícios de Medicamentos

 

A variedade de PBMs é enorme, cada um deles conta com um laboratório cadastrado e possuem diferentes especificações em relação ao estoque e pagamento. Portanto, para gerenciar de forma assertiva, é essencial contar com um sistema específico.

 

A redes de farmácias associadas à Farmarcas contam com as melhores soluções para administrar os PBMs.  O software de gestão oferece tudo o que os associados precisam, desde a gestão dos programas de benefícios, até o controle de compras e gestão do estoque.

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os Programas de Benefícios de Medicamentos, sabe que eles são opções excelentes para atrair e fidelizar novos clientes dentro da sua farmácia. Porém, como dissemos anteriormente, é fundamental contar com um bom software de gestão que te auxilie nesse processo.

 

Quer conhecer mais sobre os benefícios de se tornar um associado da Farmarcas? Então confira nosso artigo especial onde explicamos todas as vantagens que o modelo traz para o seu empreendimento.


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *