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Modelo de Drogarias Ultra Popular
Modelo de Drogarias Ultra Popular

Publicado por Marketing Farmarcas • 21 de dezembro de 2017

Saiba como funciona o modelo de Drogarias Ultra Popular

O modelo de Drogarias Ultra Popular é sucesso no Brasil inteiro. A rede está presente em todo o país. São mais de 470 lojas, em 21 estados, em cinco anos de criação da rede. A Ultra Popular nasceu em 2012 e a primeira loja da rede foi inaugurada na cidade de Campo Belo, no interior de Minas Gerais.

Criada pela Febrafar, a Ultra Popular se diferencia por vender sempre barato e manter um modelo de gestão de baixo custo e alta eficiência operacional. É um modelo de gestão de sucesso e ferramentas administrativas que facilitam o dia a dia das farmácias.

Entenda o modelo de negócio das Drogarias Ultra Popular

No modelo de drogarias populares, o principal foco são os preços. O empresário trabalha para ter o melhor preço da região e para a farmácia ser considerada econômica pelo consumidor.

Por fazer parte da Farmarcas e ter acesso às melhores condições de aquisição, as farmácias compram muito bem para manter bons estoques e conseguir oferecer o melhor preço nos produtos. Fazer parte de um grupo de lojas é um grande diferencial da rede, pois os empresários têm acesso à compra com a indústria e os distribuidores farmacêuticos.

Entenda como funciona a compra centralizada no varejo farmacêutico

Entenda como funciona a compra coletiva no varejo farmacêutico

Além de vender mais barato, o modelo de negócio das Drogarias Ultra Popular direciona a estratégia para trabalhar com medicamentos genéricos. Dessa maneira é possível utilizar comunicação específica para esse tipo de produto e se tornar referência para o consumidor.

Outro fator essencial do modelo de negócio das Drogarias Ultra Popular é que as lojas trabalham sem check-out. Para facilitar a compra do cliente, o próprio atendente faz a cobrança no balcão. Isso também é positivo por conta de a loja ter mais espaço para exposição de produtos.

Na Ultra Popular também não há prestação de serviços. Os custos de profissionais capacitados para a assistência farmacêutica são muito altos para o modelo de negócio da rede. Aferir pressão, teste de glicemia, delivery e aplicação de injetáveis não são feitos nesse modelo.

Outro ponto fundamental no modelo de negócio das Drogarias Ultra Popular é o horário de atendimento reduzido. Isso permite a redução de custos operacionais. Aos domingos e de madrugada, por exemplo, as lojas da rede não estão abertas.

Drogarias Ultra Popular

Identidade da Drogarias Ultra Popular

O layout da Ultra Popular também foi pensando para chamar a atenção do consumidor. Há uma padronização, tanto interna quanto externa, o que dá mais credibilidade à marca e facilita a identificação por parte dos clientes.

Identidade da farmácia é essencial para fidelizar o cliente

O rigor na excelência da aplicação da identidade da marca é essencial para a inauguração de qualquer loja da rede. É preciso estar com todos os pontos no padrão, incluindo até uma quantidade específica de SKUs, de acordo com o tamanho da loja. Tudo é pensado para manter o alto padrão e atender os clientes da melhor maneira possível.

As drogarias Ultra Popular possuem tudo padronizado. Fachada, layout externo e interno, letreiros, adesivos de parede e vidro, etiquetas de precificação, adesivos e banners, faixas de gôndolas, sacolas, uniformes, folders, spots para rádio e carros de som, folhetos e encartes. Todos esses materiais visam posicionar a marca e comunicar a estratégia aos clientes.

Suporte ao empresário

A rede de Drogarias Ultra Popular possui uma central que oferece suporte ao empresário, desde a montagem da loja até a análise dos números da farmácia para otimizar resultados.

A administração da rede orienta desde a escolha do ponto, material do letreiro e utilização do cestão. Além disso, auxilia também na disposição das peças de comunicação e produtos dentro da loja.

Qualidade da comunicação posiciona a farmácia perante o consumidor

Saber posicionar os produtos na farmácia é fundamental para o sucesso do negócio. Como vimos acima, por não ter check-out, as drogarias Ultra Popular trabalham muito bem a disposição dos produtos na farmácia. Cestões, pontas de gôndola, corredores e, principalmente, o Gerenciamento por Categorias.

Gerenciamento por Categorias

Muitas farmácias ainda não perceberam a importância dos MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição). O projeto de Gestão de Categorias tem como base o conhecimento dos hábitos de compra do cliente e sua movimentação dentro da loja.

As gôndolas de GC são estrategicamente instaladas no local de maior circulação de clientes. Os MIPs possuem venda livre e podem ser comprados sem apresentação da receita médica. Com uma comunicação visual específica, o cliente consegue encontrar rapidamente os produtos que precisa na loja.

Localização dos produtos na gôndola pode aumentar vendas na farmácia

De acordo com pesquisas do IFEPEC (Instituto Febrafar de Pesquisa e Eduacção Continuada), 70% das lojas posicionam os MIPs atrás do balcão. Outras lojas ainda deixam pouco espaço para a seção de autosserviço. As Drogarias Ultra Popular focam muito nesse tipo de estratégia, pois, segundo pesquisas, o GC faz com que MIP seja muito relevante. Isso representa 40% das vendas no autosserviço na farmácia.

Nas Drogarias Ultra Popular, além do atendimento no balcão, é muito importante deixar os consumidores se auto servirem.


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Comentários

  • Fernanda dessio beriotto says:

    Boa noite,
    Sou de porto ferreira,
    Qual a previsão da abertura da loja em nossa cidade?
    Como faço pra encaminhar um curriculum?
    Contratam jovem aprendiz?

    GRATA…Fernanda

    • Farmarcas says:

      Olá, Fernanda!
      Agradecemos pelo seu interesse em nossa empresa.
      Enviamos uma mensagem para o seu e-mail.
      Estamos à disposição!
      Equipe Farmarcas

  • Márcio says:

    Boa noite.
    Se já haver loja da ultra popular na cidade, não pode abrir outra, a não ser o mesmo PRÓPRIETÁRIO?

    • Farmarcas says:

      Olá, @Marcio! Obrigada pelo seu interesse pela Farmarcas. Enviamos um e-mail para você. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento!

  • Marta says:

    Boa tarde, conheço algumas lojas da ultra popular, gostaria de saber quais as EXIGÊNCIAS para transformar a minha pequena drogaria em ultra popular???

    Desde ja agradeço.

    • Farmarcas says:

      Olá, @Marta! Obrigada pelo seu interesse pela Farmarcas. Enviamos um e-mail para você. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento!

  • Adriano garcia says:

    boa tarde;

    como faço para ter um franquia da ultrafarma na minha cidade ou até cidade vizinha, fazendo um estudo de campo da probabilidade de negocios. abs

    • Farmarcas says:

      Olá, @Adriano! Obrigada pelo seu interesse pela Farmarcas. Enviamos um e-mail para você. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento!

  • Camila Venâncio Silva says:

    BOm dia , gostaria de saber quais as EXIGÊNCIAS para transformar a minha pequena drogaria em ultra popular???

    • Farmarcas says:

      Olá, Camila. Tudo bem?
      Se você tem interesse em trazer a sua farmácia para uma das redes associativistas da Farmarcas, preencha o formulário neste link e baixe o material explicativo.
      Desejamos sucesso para você!
      Equipe Farmarcas

  • JOSÉ CHAGAS says:

    Como faço para transformar minha farmácia na ultra popular e quanto que paga para usar a marca fraquiada?

    • Farmarcas says:

      Olá, José Chagas!
      Ficamos felizes pelo seu interesse em nossas redes. Nosso modelo de negócio é associativista e atuamos de forma diferente das franquias.
      Se você tem uma farmácia e deseja saber mais sobre como fazer parte de uma rede associativsta, confira o material explicativo nesse link.
      Desejamos sucesso nos seus negócios!
      Equipe Farmarcas

  • Viviane Renata says:

    Boa noite, sou de Porto Ferreira- Sp
    Gostaria de informações como encaminhar um currículo
    Grata ,Viviane SILVA.

  • Rodrigo Souza Oliveira says:

    Boa noite
    Gostaria de saber, na minha cidade já há uma ultra popular… Há possibilidade de abrir uma maxi popular?

    • Farmarcas says:

      Olá, Rodrigo! Enviamos um e-mail com as informações para responder suas dúvidas. Agradecemos seu interesse em fazer parte da Farmarcas.

  • Rodrigo Souza Oliveira says:

    Boa noite
    Gostaria de SABER, se quando já existe uma associada “Ultra popular” NO MUNICÍPIO, PODERÁ haver a abertura de uma “MAXI POPULAR?

    • Farmarcas says:

      Olá, Rodrigo! Enviamos um e-mail com as informações para responder suas dúvidas. Agradecemos seu interesse em fazer parte da Farmarcas.

    • Olá Rodrigo, tudo bem?
      Ficamos muito agradecidos pelo seu interesse!
      Enviamos uma mensagem no seu e-mail.
      Obrigada.

  • Eduardo says:

    Oi boa Noite, GOSTARIA de saber quais As EXIGÊNCIAS para se tornar um FRANQUEADO da drogaria ultra popular e QuantO custa A Compra da franquia??

    • Farmarcas says:

      Olá, Eduardo! Enviamos um e-mail com as informações para responder suas dúvidas. Agradecemos seu interesse em fazer parte da Farmarcas.

  • Marcelo neves says:

    Sou farmacêutico e estou buscando uma franquia de drogaria para abrir aqui na minha cidade. capitólio – mg

    • Farmarcas says:

      Olá, Marcelo! Tudo bem?

      Ficamos felizes pelo seu interesse!

      Conheça mais sobre nossa empresa baixando o material disponível no link abaixo:

      https://materiais.farmarcas.com.br/aforcadeserfarmarcas

      Estamos à disposição.

      Equipe Farmarcas

    • Olá Marcelo, tudo bem?
      Ficamos muito agradecidos que esteja acompanhando nossos conteúdos!
      Enviamos uma mensagem no seu e-mail. =D
      Agradecemos pelo seu interesse.

  • Guilherme augusto alves Francisco says:

    Boa noite, tenho duas dúvidas.
    Preciso Ter uma farmacia para conseguir ser franqueado ultrapopulaR?
    Caso ja exista uma unidade em mEu municipio posso abrir uma franquia ultrapopular?

    • Farmarcas says:

      Olá, Guilherme. Agradecemos seu interesse em se associar conosco! Nossa equipe já te enviou um e-mail sobre suas dúvidas.
      Att,

  • ALEXANDRE SALES says:

    NA MINHA CIDADE JÁ TEM 05 FARMÁCIAS ULTRAFARMA, SENDO DO MESMO DONO; COMO FUNCIONA, É FRANQUIA OU UMA COOPERATIVA? POR JA TER UM EMPRESARIO NA CIDADE COM A MARCA ULTRAFARMA, PODE TER OUTRO USANDO A MARCA?

  • Evelyn Rocha says:

    Que legal, encontrei sem querer esse blog e esse artigo aqui,
    gostei muito do que lí aqui… Obrigado!

    • Farmarcas says:

      Olá, Evelyn! Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo. Continue nos acompanhando para saber mais sobre as novidades do mercado farmacêutico.

  • Maria de FÁTIMA dos Santos says:

    Boa tarde
    Lipikar creme AOX 60 manda o preço desse filtro solar para mim ok
    Obrigada

    • Farmarcas says:

      Olá, Maria! tudo bem?
      Nós somos uma rede associativista, não vendemos esses produtos, mas enviando sua dúvida para sac@farmarcas.com.br nossa equipe prosseguirá com seu atendimento.