Divulgar a Farmácia
Divulgar a Farmácia

Publicado por Farmarcas • 21 de junho de 2018

Saiba como divulgar a farmácia com sucesso

Divulgar a farmácia é fundamental para ter sucesso no varejo. Com a grande concorrência nesse mercado nos dias de hoje, ter uma estratégia de comunicação bem traçada é muito importante.

A diferenciação dos demais concorrentes é percebida nos pequenos detalhes. As margens de produtos são cada vez menores e nem sempre é possível exercer preços tão inferiores aos concorrentes.

10 dicas para melhorar o visual da sua farmácia!

Para evitar a briga por preços na região em que você atua, desenvolver melhor a comunicação da loja é essencial para divulgar a farmácia. Claro, ter bons preços também é importante para o sucesso do negócio. Não adianta estar com uma ótima comunicação, e não entregar o que o cliente espera. Mas, não se esqueça que desenvolver a maneira como a sua farmácia se relaciona com os clientes é interessante.

Preparamos algumas dicas para você divulgar a farmácia e chamar a atenção dos clientes. Confira!

Folheto de ofertas

No varejo farmacêutico o folheto de ofertas é muito utilizado. Para chamar a atenção dos clientes, divulgar as ofertas e promoções da loja aos consumidores é muito importante. Há também empresários que panfletam o folheto de ofertas em ruas de maior movimento próximas à drogaria.

Entenda como o cestão de ofertas pode melhorar as vendas na farmácia

Esse tipo de material é fundamental para a comunicação da loja. Fique atento ao período de validade das ofertas. Aqui é preciso pensar no seu estoque e na condição de compra dos produtos. As ofertas devem ser válidas pelo período que você conseguir comprar determinados produtos em uma condição especial. A partir do momento que você tiver que repor esses produtos, provavelmente não terá a mesma condição para vender ao mesmo preço.

Além disso, lembre-se que uma loja que sempre esta em promoção acaba perdendo o diferencial quando realmente há uma condição de oferta interessante. É preciso planejamento para divulgar a farmácia em categorias diferentes. Isso pode envolver ações sazonais ou produtos específicos de acordo com a sua estratégia.

Organização da loja

Os banners e outros materiais de comunicação estão limpos e bem posicionados? A comunicação no ponto de venda é muito importante para alavancar vendas de produtos que, muitas vezes, o cliente não iria comprar.

O que é um projeto inteligente para farmácia?

Quando sua loja está promovendo ações, é preciso pensar bem onde os materiais de PDV serão colocados. Isso porque eles não devem atrapalhar a circulação na loja nem dificultar o acesso a produtos nas gôndolas.

Aqui a dica é sempre renovar os materiais antes do desgaste. Peças de comunicação antigas ou muito repetitivas desestimulam o interesse do consumidor. E isso serve tanto para os produtos em promoção como também para a farmácia em si. É preciso estimular o cliente a acompanhar as novidades e sempre divulgar a farmácia de maneiras diferentes.

Divulgação regional

Divulgar a farmácia além dos materiais de PDV também é interessante. As chamadas peças de ativação podem trazer mais fluxo de pessoas à loja. Ou também podem reforçar uma campanha ou uma estratégia de marca. Outdoors, anúncios em jornal e revista ou rádio locais são importantes para a estratégia de comunicação da farmácia.

Claro que há necessidade de investimento um pouco maior para esse tipo de mídia, mas com uma estratégia bem desenhada, planejar essas ações não requer tanto investimento.

Saiba como se tornar um expert em vendas na farmácia

Aqui é preciso deixar claro que o posicionamento da sua farmácia é importante. Portanto, estar sempre “na cabeça” do consumidor é o ideal. Não há necessidade de ser uma divulgação constante. A dica é fazer ações pontuais, com um diferencial que realmente chame a atenção dos clientes e os leve até a sua drogaria.

Esse momento é ideal para captar novos consumidores e fidelizá-los com um bom preço e um bom atendimento.

Exposição de produtos

A divulgação é importante, mas a exposição dos itens dentro da loja é fundamental. Já imaginou gastar dinheiro com para divulgar a farmácia e não corresponder com as expectativas do cliente sobre a propaganda divulgada?

Os produtos devem estar bem expostos, para que os clientes os encontrem com facilidade dentro da farmácia. Lembre-se que os produtos formadores de imagem de preço sempre merecem destaque especial na loja. Pontas de gôndola e o relacionamento dos balconistas com os consumidores são essenciais nesse ponto.

Localização dos produtos na gôndola pode aumentar vendas na farmácia

Ajude sua equipe a entender quais são os produtos de maior interesse de vendas na loja. Normalmente vitaminas garantem maior margem para a farmácia. Portanto, invista em comunicação não apenas aos consumidores, mas também com a sua equipe. As comissões devem ser claras para cada categoria e os balconistas devem entender quais produtos são mais interessantes para sugerir aos clientes.

Delivery

Muitas farmácias trabalham com o sistema de delivery. Pode parecer simples, mas essa é uma boa maneira de se comunicar na região também. Um adesivo no baú da moto com o número de telefone da loja e o logo já pode ser motivo de aquisição de novos clientes.

A questão é ter um serviço de qualidade, que não demore para entregar os produtos. Além disso, a qualidade da arte que vai no baú da moto também posiciona a farmácia como referência na região.

Desenvolva a comunicação da sua farmácia e tenha mais clientes frequentando a loja no dia a dia!

 


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