Saiba como desenvolver o plano de negócio da farmácia

O plano de negócio da farmácia deve ser um dos pilares para o planejamento da drogaria para 2019. Você tem interesse em inaugurar outras unidades? Ou vai otimizar as ações para as lojas já existentes terem resultados melhores?

Para o profissional farmacêutico que deseja abrir seu próprio negócio ou ampliar um já existente, é necessário antes fazer o planejamento com muita atenção. É preciso traçar os planos de ação considerando vários fatores que podem impactar o alcance dos objetivos.

Por conta disso, é essencial ter o plano de negócio da farmácia muito claro. O gestor deve ter muita responsabilidade com essa tarefa, pois ela é fundamental para o sucesso das ações e para as tomadas de decisão durante o ano seguinte.

O empreendedor deve pensar, pesquisar e registrar os objetivos e as informações relacionadas à drogaria. Assim é possível ter mais segurança ao dar os próximos passos.

Baseie suas decisões em dados

Informações são essenciais para desenvolver o plano de negócio da farmácia. Saber as informações do segmento farmacêutico, acompanhar as tendências e basear suas decisões em dados da loja é essencial para conseguir estruturar o plano de negócio da farmácia.

Reveja o plano de negócio da farmácia com frequência

Tenha clareza dos seus objetivos e metas, mas acompanhe os resultados periodicamente para saber se tudo está caminhando como planejado. Um dos principais erros de planejamento das empresas é definir os objetivos e depois consultá-los apenas no fim do ano.

É preciso atuar no plano de negócio da farmácia para fazer correções e mudar estratégias que podem ser melhoradas ou que não deram certo. Lembre-se que o plano não deve ser estritamente seguido para permitir adequar o negócio às novas necessidades.

Posso delegar a gestão da farmácia para alguém de confiança?

O plano de negócio da farmácia pode servir como uma apresentação institucional de metas e objetivos para estabelecer parcerias com fornecedores e clientes. Mas lembre-se que o plano de negócio da farmácia é a principal diretriz que você e sua equipe devem ter para as atividades durante o ano.

Principais definições do plano de negócio da farmácia:

Ao descrever o plano de negócio da farmácia, faça um breve relato com suas principais características.

O que é o negócio

Explique com detalhes o que é a sua farmácia, modelo de negócio, mercado em que está inserida, coloque dados e informações relevantes para todos terem clareza do status atual e quais os objetivos, ou seja, onde se quer chegar.

Quais os principais produtos e/ou serviços

Muitos parceiros não sabem tudo o que é oferecido na loja. Às vezes nem todos os colaboradores sabem disso. Forneça informações que podem ser relevantes para os stakeholders, como mercado de atuação, categorias principais, ou até ações que você desenvolve na loja. Isso pode trazer novos investimentos de trade marketing por parte dos fornecedores e ser uma maneira de chamar a atenção e se posicionar na sua região.

Disposição dos produtos na farmácia facilita compra do cliente

Quem serão seus principais clientes

No plano de negócio da farmácia deve estar muito claro quem é o público principal de clientes. É óbvio que o estabelecimento está disponível para atender a todos, mas é importante destacar o grupo principal que mais frequenta a loja ou que mais realiza compras. Esses dados são importantes para os parceiros comerciais entenderem o porte da loja e a importância de oferecer boas condições comerciais para você manter os pedidos de tal produto, por exemplo.

Entenda a curva ABC da farmácia e melhore o seu negócio!

Qual será o faturamento mensal

Uma meta de média de faturamento também pode ser um número importante para destacar aos parceiros no plano de negócio da farmácia. A indústria farmacêutica e os distribuidores sempre valorizam as parcerias que trazem retorno financeiro. Assim tanto a loja quanto o fornecedor saem ganhando e a drogaria se destaca na região.

 

Aproveite as dicas para desenvolver o plano de negócio da farmácia, estruturar a sua empresa e ter resultados cada vez melhores!




9 Comentários

  • Francieli

    Olá ! Bom dia ! Estou com interesse em alugar a farmácia que eu trabalho como RT. Mas é uma farmácia antiga! Que leva com ela. Carreira de anos do meu patrão Aurélio já aposentado. Qual primeiro passo ? Cidade pequena do mato grosso. Já com 6 farmácias para 11mil habitantes . Preciso de informações concretas para iniciar .

  • Taciane

    Boa tarde,

    Tenho interesse em montar uma franquia. Gostaria de conversar sobre o assunto. Aguardo contato

  • Rafael

    Bom dia.
    Estou pesquisando farmácias que estão a venda, pois tenho interesse de adquirir uma que já esteja em andamento, porém tenho muito medo quando vejo a quantidade de farmácias que existem. Questiono o porque de existirem tantas farmácias e nenhuma fechar e se realmente compensa investir nesse setor.

    • brenno

      Olá, Rafael, tudo bem? Obrigado por acessar nossos conteúdos! O varejo farmacêutico é um mercado muito relisiente, que não sofre com as crises econômicas. Além disso, ainda há muito espaço para a expansão das vendas de medicamentos, por isso o número crescente de drogarias no país. As farmácias que trabalham com uma boa análise de indicadores de perfomance e uma estratégia adequada ao mercado da região certamente prosperam e continuam a apresentar aumento nas vendas frequentemente. Se você quiser dicas de como montar uma drogaria de sucesso, baixe o nosso material no link: http://materiais.farmarcas.com.br/e-book-como-montar-uma-drogaria

  • Conteúdo muito bom, gostei muito do seu post.
    Vou acompanhar, pois sempre aprendo mais.
    São dicas muito úteis, principalmente para um iniciante como eu.
    Bom trabalho!!

  • Conteúdo muito bom, gostei muito do seu post.
    Vou acompanhar, pois sempre aprendo mais.
    São dicas muito úteis, principalmente para um iniciante como eu.
    Bom trabalho!!

Deixe uma resposta