Saiba como definir o mix de produtos ideal para a drogaria

Uma das principais dúvidas de qualquer empresário do varejo farmacêutico é qual o mix de produtos ideal para a drogaria. A farmácia possui uma grande variedade de fornecedores, tanto de medicamentos quanto de perfumaria, higiene e beleza. Então é realmente um desafio acertar no mix de produtos ideal para a drogaria.

Definir o mix varia de região para região. Os hábitos de consumo de diferentes regiões do país são diferentes, então a variedade de itens na loja também deve ser diferente.

Além disso, o mix de produtos ideal para a drogaria depende do tamanho da loja. Lojas maiores certamente terão maior quantidade de produtos. Mas é preciso ter em conta que a análise deve ter base nos SKUs.

Principais erros de CMV na farmácia 

SKU significa Stock Keeping Unit, que, em inglês, significa a variedade de itens na loja. Ou seja, não estamos falando da quantidade de cada item, mas de quantos itens diferentes a loja possui. Lojas maiores terão mais quantidades de cada item, mas a variedade pode não ser tão diferente de uma loja menor.

Claro que, em termos de espaço, lojas pequenas não conseguem expor uma variedade tão grande de produtos, mas os mais importantes, dos principais laboratórios, devem estar no mix de produtos ideal para a drogaria.

Diversificação do portfólio de produtos

A diversificação do portfólio das farmácias tem trazido resultados positivos para os empresários do ramo. É importante investir para potencializar as vendas e aumentar a qualidade do relacionamento com o cliente.

Muitas lojas focam demais na estratégia de medicamentos, como genéricos, por exemplo. Porém ampliar o mix de perfumaria, higiene e vitaminas pode ser uma ótima opção para aumentar o ticket médio da loja.

11 dicas sobre a importância da exposição de produtos na farmácia

Hoje em dia, com a competitividade do mercado, investir em produtos que não sejam somente medicamentos é uma opção interessante.

Além disso, outra vantagem é tornar a sua loja como um ponto de referência para os consumidores, posicionando-se como um local de solução para o consumidor. Se ele encontra o que busca na loja com facilidade e resolve o que precisava, sua loja consegue se posicionar como solução para o cliente.

Conheça seu público e a região onde sua loja está localizada

Como falamos, as necessidades podem variar entre regiões e tipos de público. Portanto, entender seus consumidores é fundamental para definir o mix de produtos ideal para a drogaria.

Bom mix de produtos na farmácia é essencial para atender necessidades do cliente

Ele deve ser construído conforme o perfil da região do PDV e alinhado aos possíveis parceiros e consumidores do ponto de venda. Além disso, o modelo de varejo também influencia. Se a sua loja tem estratégia mais voltada ao modelo popular de drogarias, provavelmente você não trabalha com dermocosméticos.

Fique atento à sazonalidade

Considerar a sazonalidade dos produtos é outro fator muito importante. É possível economizar na hora de adquirir produtos, planejando a compra antecipada dos itens de inverno ou de férias de verão, por exemplo.

Entenda a curva ABC da farmácia e melhore o seu negócio!

Planejar as compras desses produtos é muito importante para a loja estar abastecida com antecedência. Mas, além disso, é preciso ficar atento às quantidades para não estocar produtos demais, que talvez não tenham giro dentro dessa sazonalidade.

Para isso, analisar as vendas com frequência e comparar períodos nos anos anteriores é essencial para ter bons resultados e atender sempre as necessidades dos seus clientes.

Gestão Financeira da Farmácia
Gestão Financeira da Farmácia