Saiba como adequar a estratégia da drogaria ao envelhecimento da população
O envelhecimento da população é uma realidade no Brasil e é muito importante adequar a estratégia da drogaria a esse novo cenário.
De acordo com dados do IBGE de 2018, a população brasileira atingiu a marca de mais de 208 milhões de habitantes. O instituto fez algumas projeções a longo prazo e estima que, até 2060, a população com mais de 60 anos mais que dobre de tamanho e atinja aproximadamente 32% do total de brasileiros.
O motivo para o envelhecimento da população geral é que a expectativa de vida aumentou na última década. Hoje, a expectativa de vida ao nascer é de 76,2 anos. Em 2060, a projeção do IBGE é de que será de 81.
Qual o papel do balconista da drogaria?
Para o varejo farmacêutico, adequar a estratégia da drogaria a essa nova realidade é muito importante. Confira alguns pontos importantes a serem considerados:
Capacitação da equipe
É preciso desenvolver as habilidades da equipe de atendimento para adequar a estratégia da drogaria a esse público. A abordagem de vendas é importante, mas estar disponível para tirar dúvidas e orientar os idosos sobre os produtos também é fundamental. Capacitar a equipe para o envelhecimento da população é muito importante.
Mais atenção às necessidades dos idosos
A estrutura da drogaria também pode precisar de adequações se a sua região possui uma boa parte de população idosa. Escadas e móveis que atrapalham a circulação prejudicam a experiência desse público.
Um exemplo disso são os corredores muito finos, que não permitem a circulação de pessoas que possam ter mais dificuldade para se locomover.
Confira 5 erros mais comuns de atendimento na drogaria
Além disso, é muito importante que a equipe fique atenta a qualquer necessidade de dúvidas ou orientações do idoso que caminha pela loja. É importante deixá-lo à vontade para circular e ver os produtos, mas que funcionários da equipe estejam de olho para casa haja alguma necessidade. Atenção a essa estratégia na drogaria, pois ela deve ser vista como um estabelecimento de saúde e bem-estar para todas as idades.
Mais dispensação de vitaminas
Os idosos estão mais propensos a consumirem vitaminas para complementar a alimentação e as necessidades do organismo na terceira idade. Por conta disso, é fundamental adequar a estratégia da drogaria para oferecer esse tipo de produto às pessoas certas.
Entenda o perfil dos clientes e saiba como melhorar o atendimento na drogaria
Além disso, ter esse mix de produtos na loja é fundamental. É importante analisar o comportamento e as necessidades dos consumidores da região de atuação da sua loja para alinhar a estratégia da drogaria e oferecer os produtos corretos.
Relacionamento com esse público
Muitos idosos buscam mais que apenas comprar os produtos que necessitam na loja. Normalmente, eles procuram um certo relacionamento com os atendentes e muitas vezes ficam até próximos de alguns deles.
10 dicas para avaliar o desempenho da equipe da farmácia
É importante ter uma equipe orientada para esse tipo de atendimento e que saiba lidar com cada tipo de situação trazida pelo consumidor.
Estruture a estratégia da drogaria e faça com que sua loja esteja pronta para atender todos os tipos de púbico da região!
Comentários
Gostei muito pela dica porque eu só nova ,peso mas ajuda.
Olá, Cristina, tudo bem? Muito obrigado por acessar nossos materiais. Enviamos um e-mail para você para sabermos como podemos te ajudar.
Muito boa as dicas. Os idosos realmente merecem uma atenção especial.