fbpx
Estratégias para atendimento dos idosos
Estratégias para atendimento dos idosos

Publicado por Marketing Farmarcas • 31 de janeiro de 2019

Saiba como adequar a estratégia da drogaria ao envelhecimento da população

O envelhecimento da população é uma realidade no Brasil e é muito importante adequar a estratégia da drogaria a esse novo cenário.

De acordo com dados do IBGE de 2018, a população brasileira atingiu a marca de mais de 208 milhões de habitantes. O instituto fez algumas projeções a longo prazo e estima que, até 2060, a população com mais de 60 anos mais que dobre de tamanho e atinja aproximadamente 32% do total de brasileiros.

    

O motivo para o envelhecimento da população geral é que a expectativa de vida aumentou na última década. Hoje, a expectativa de vida ao nascer é de 76,2 anos. Em 2060, a projeção do IBGE é de que será de 81.

Qual o papel do balconista da drogaria?

Para o varejo farmacêutico, adequar a estratégia da drogaria a essa nova realidade é muito importante. Confira alguns pontos importantes a serem considerados:

Capacitação da equipe

É preciso desenvolver as habilidades da equipe de atendimento para adequar a estratégia da drogaria a esse público. A abordagem de vendas é importante, mas estar disponível para tirar dúvidas e orientar os idosos sobre os produtos também é fundamental. Capacitar a equipe para o envelhecimento da população é muito importante.

Mais atenção às necessidades dos idosos

A estrutura da drogaria também pode precisar de adequações se a sua região possui uma boa parte de população idosa. Escadas e móveis que atrapalham a circulação prejudicam a experiência desse público.

Um exemplo disso são os corredores muito finos, que não permitem a circulação de pessoas que possam ter mais dificuldade para se locomover.

Confira 5 erros mais comuns de atendimento na drogaria

Além disso, é muito importante que a equipe fique atenta a qualquer necessidade de dúvidas ou orientações do idoso que caminha pela loja. É importante deixá-lo à vontade para circular e ver os produtos, mas que funcionários da equipe estejam de olho para casa haja alguma necessidade. Atenção a essa estratégia na drogaria, pois ela deve ser vista como um estabelecimento de saúde e bem-estar para todas as idades.

Mais dispensação de vitaminas

Os idosos estão mais propensos a consumirem vitaminas para complementar a alimentação e as necessidades do organismo na terceira idade. Por conta disso, é fundamental adequar a estratégia da drogaria para oferecer esse tipo de produto às pessoas certas.

Entenda o perfil dos clientes e saiba como melhorar o atendimento na drogaria

Além disso, ter esse mix de produtos na loja é fundamental. É importante analisar o comportamento e as necessidades dos consumidores da região de atuação da sua loja para alinhar a estratégia da drogaria e oferecer os produtos corretos.

Relacionamento com esse público

Muitos idosos buscam mais que apenas comprar os produtos que necessitam na loja. Normalmente, eles procuram um certo relacionamento com os atendentes e muitas vezes ficam até próximos de alguns deles.

10 dicas para avaliar o desempenho da equipe da farmácia

É importante ter uma equipe orientada para esse tipo de atendimento e que saiba lidar com cada tipo de situação trazida pelo consumidor.

Estruture a estratégia da drogaria e faça com que sua loja esteja pronta para atender todos os tipos de púbico da região!

planejamento drogaria 2019


0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  • Cristina Alberto sambo França says:

    Gostei muito pela dica porque eu só nova ,peso mas ajuda.

    • brenno says:

      Olá, Cristina, tudo bem? Muito obrigado por acessar nossos materiais. Enviamos um e-mail para você para sabermos como podemos te ajudar.

  • RAQUEL says:

    Muito boa as dicas. Os idosos realmente merecem uma atenção especial.