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Expansão da Rede de Farmácias
Expansão da Rede de Farmácias

Publicado por Marketing Farmarcas • 15 de fevereiro de 2018

Saiba avaliar o ponto comercial e planejar a expansão da rede de farmácias

O sonho de muitos empresários do varejo farmacêutico é conseguir planejar a expansão da rede de farmácias e inaugurar mais lojas com sucesso. Dominar o mercado da região e ser referência para o consumidor na cidade em que atua é o objetivo. A ideia é sempre ser reconhecido pelo cliente, seja pelo preço, seja pela qualidade no atendimento.

Preparamos algumas dicas para você saber escolher o ponto comercial ideal para planejar a expansão da rede de farmácias. É basicamente um resumo de todo o processo de avaliação do ponto, essencial para a tomada de decisões na expansão. Veja a seguir:

Visibilidade da loja

Um bom ponto comercial da farmácia deve ser visível, tanto para quem está a pé quanto de carro. Descubra se a vista do ponto não é afetada por uma parada de ônibus cheia de pessoas ou por táxis estacionados ao longo do dia bem em frente ao estabelecimento.

A loja deve ser facilmente visível por quem passa na rua. Deve também, principalmente, chamar a atenção para que as pessoas entrem e conheçam o estabelecimento. Por conta disso, é fundamental uma loja bem iluminada e com produtos que chamem a atenção.

Acessibilidade

Os clientes da farmácia vão chegar a pé? Há faixa de pedestres e semáforo nas proximidades? Lembre-se de que a facilidade de acesso é fundamental para atrair um bom fluxo de pessoas.

Como uma grande parte dos consumidores que vão à farmácia são idosos, uma opção que pode agradar muito os clientes é a instalação de uma rampa de acesso para quem tem dificuldade de subir escadas. Proporcionar conforto aos clientes é uma ótima estratégia que ajuda a oferecer uma boa experiência de compra.

Fluxo de pessoas

Entender o fluxo de pessoas é muito importante para planejar a expansão da rede de farmácias. O novo ponto deve ter uma boa circulação de pessoas para se tornar uma drogaria rentável.

Nossa indicação é fazer a contagem de hora em hora durante um dia para ter uma noção da quantidade de possíveis clientes da loja. Além disso, o ideal é fazer a contagem em dois ou três dias diferentes. Muitas vezes a contagem pode acontecer próxima a dias de pagamento, ou então ser prejudicada por um dia de chuvas, por exemplo.

Fluxo de carros

O fluxo de carros também é importante para planejar a expansão da rede de farmácias. Dependendo do bairro ou do perfil do público, a maioria dos clientes chegará de carro à loja. Portanto, estar do lado esquerdo (visão maior do motorista) é um benefício.

Há exemplos de lojas em que a mão da via foi trocada pela prefeitura e a farmácia perdeu boa parte de seu resultado. Isso não é uma regra, mas é importante frisar a importância de avaliar o fluxo de carros no local.

Localização em relação à concorrência

Estar ao lado de comércios do mesmo segmento pode ser bastante benéfico para a sua farmácia, desde que você consiga ter diferenciais que te deixem um passo à frente. Aqui, o tamanho da loja é importante. Montar uma drogaria pequena ao lado de um concorrente com uma loja muito grande é um complicador para o sucesso do negócio.

Estar próximo dos concorrentes é um sinal de que o ponto comercial está em uma boa região, mas é preciso cuidado ao “disputar” com os concorrentes.

Posição do imóvel na quadra

Você pode descobrir que o quarteirão X é o melhor do bairro para o seu negócio. Porém, ao visitar o local, pode perceber vários aspectos negativos como:

  • acessibilidade ruim
  • valor imobiliário incompatível
  • ponto de ônibus em frente que esconde a fachada da drogaria
  • fluxo de pessoas na rua acontece na esquina ao lado e não na do ponto
  • entre outros

A visita ao ponto e uma boa análise da região são fundamentais para planejar a expansão da rede de farmácias.

Presença de estacionamento

Como já falamos, ter visibilidade para clientes que passam de carro é um diferencial interessante para a farmácia. Além disso, ter estacionamento também é uma conveniência que muitos clientes buscam ao escolher uma farmácia. Se não há espaço no ponto comercial para incluir vagas para carros, tente fazer parcerias com estacionamentos próximos para facilitar o acesso dos clientes à sua drogaria.

Aproveite as dicas e tenha sucesso ao planejar a expansão da rede de farmácias!

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