Qual o papel do balconista da drogaria?

O papel do balconista da drogaria é muito importante para a dispensação de remédios e a atenção ao público em geral. Os atendentes devem ficar responsáveis pela maior parte das vendas da loja, contando com o auxílio do(a) farmacêutico(a) quando houver necessidade.

É papel do balconista da drogaria oferecer algumas orientações sobre o uso do medicamento e também contribuir para a venda de produtos correlatos. O bom balconista da drogaria conhece muito bem o mix de produtos da loja e é capaz de passar alguns direcionamentos aos consumidores.

Muito mais do que ser prestativo e simpático, também é papel do balconista da drogaria possuir conceitos básicos sobre medicamentos, para que possa passar informações seguras aos clientes.

Controlar a entrada e saída de produtos, conferir, repor, arrumar mercadorias, ter conhecimento dos medicamentos e os laboratórios, saber ler uma receita e atualizar-se sobre novos lançamentos são princípios básicos que fazem parte do dia a dia do balconista e ajudam, em muito, a organização da drogaria.

Gostar de lidar com pessoas é uma característica imprescindível que todo profissional que trabalha na área de atendimento de uma farmácia precisa ter. Saber ouvir o cliente com atenção e paciência é fundamental no papel do balconista da drogaria.

Qual o papel do balconista da drogaria?

Veja a seguir as principais funções desse profissional da loja:

Leitura e interpretação de prescrições médicas, odontológicas e veterinárias

O balconista da drogaria deve estar habituado com o receituário médico para conseguirem atender os consumidores com agilidade e facilidade. Ainda que dependam da liberação e da assinatura para realizar a venda, eles devem agilizar o processo para o consumidor.

Bom atendimento influencia experiência de compra do cliente na farmácia

Assim como nós, os clientes não desejam ficar tanto tempo aguardando enquanto são atendidos e é função do balconista da drogaria fazer com que a experiência de compra do consumidor seja a melhor possível.

Dispensação e comercialização de medicamentos e cosméticos

O balconista da drogaria é o grande responsável pelas vendas da loja. É preciso deixar claro que, além de dar suporte aos clientes, ele está ali para vender produtos. Ele é o principal meio de contato entre a loja e o cliente. Por conta disso, o cuidado com a apresentação pessoal conta muitos pontos para a formação da opinião das pessoas sobre o profissional que as está atendendo.

A preocupação com a aparência também é fundamental para o sucesso. É essencial que exista atenção com o vestuário, a postura e a linguagem. Portanto, é preciso deixar claro que o gerente da loja e responsável por cada pessoa da equipe e a maneira como eles estão se portando dentro da drogaria.

O que é preciso para ser um bom atendente na farmácia

Além disso, para ter um bom papel de vendas para o negócio, o profissional de atendimento precisa passar energia, confiança e segurança ao cliente. Assim ele sai da loja com a certeza de que encontrou o que necessitava para atender determinada necessidade.

Controle e gestão de estoques

Por mais que existam alguns sistemas de gestão de estoques que auxiliam muito na administração da farmácia, o balconista da drogaria deve ficar atento à reposição dos produtos para informar o gerente ou o comprador da loja.

Nem todas as lojas trabalham com sistemas automatizados, então esse profissional é fundamental para que a gestão da loja seja eficiente.

Organização e controle do armazenamento de medicamentos, cosméticos e correlatos

É função do balconista da drogaria organizar o espaço de armazenamento de produtos na loja. Aqui não estamos falando do espaço de vendas, mas sim do que não está visível para o consumidor.

Muitas lojas não levam em conta a organização nesse local da drogaria. E isso é um grande erro. Mesmo que não esteja aberto aos olhos do consumidor, a organização é essencial para o bom funcionamento da loja.

Saiba delegar as atividades da farmácia para ser um gestor de sucesso

O balconista da drogaria deve saber onde estão os produtos para poder fazer a reposição com agilidade. Lembre-se: sem organização há perda de tempo e produtividade da equipe!

Atuação em diversos processos administrativos

Também é função desse profissional receber mercadorias, preencher alguns tipos de relatório e auxiliar o gerente da drogaria com o que for necessário.

Qualidade no atendimento ao cliente gera crescimento da farmácia

É preciso ter claro o responsograma de cada colaborador para que as atividades se mantenham em dia na loja como um todo, mas todos os funcionários podem exercer funções administrativas, além da parte de vendas e relacionamento com o público.

Fornecimento de esclarecimentos dos produtos

É essencial que o balconista da drogaria conheça bem os produtos e os serviços prestados pela loja. Assim consegue oferecer mais informações sobre os itens e tirar as dúvidas dos consumidores.

É preciso ter em mente que os responsáveis pelo atendimento na loja devem oferecer a melhor experiência possível ao consumidor. É importante auxiliá-lo a encontrar os produtos que busca, tirar dúvidas, dar esclarecimentos e garantir que o cliente teve sua necessidade e expectativas atendidas.

Avaliação das datas de validade dos produtos

Alguns sistemas já trabalham com bastante profundidade acerca da validade dos produtos no estoque e nos produtos que estão expostos. Mas isso varia de sistema para sistema e de como a loja utiliza a ferramenta.

Então é importante que o balconista da drogaria fique atento às datas de validade dos produtos expostos. Isso pode parecer simples, mas evita um grande valor em perda e descarte de produtos vencidos. Lembre-se de orientar sua equipe a organizar a ordem dos produtos na prateleira sempre com a maior validade no fundo para que produtos de validade próxima tenham mais giro e sejam consumidos anteriormente.

Limpeza das prateleiras e do balcão

O balconista da drogaria é responsável pelo espaço de vendas da loja. Portanto, a limpeza do chão, das prateleiras e das gôndolas deve sempre estar muito bem cuidada. Como falamos anteriormente, no desenvolvimento do responsograma deve ficar bem claro quem serão os responsáveis pela limpeza e pelo cuidado com a área de exposição da loja.

Reposição de mercadoria

Outro fator essencial para o bom funcionamento da drogaria é a reposição de produtos. Muitos empresários do varejo farmacêutico não dão a devida importância a essa atividade.

Estar com as prateleiras sempre completas e com bastante produtos nas gôndolas é muito importante. Isso dá a impressão de loja bem abastecida ao consumidor. Do contrário, uma drogaria com espaços sobrando e gôndolas mal preenchidas por aparentar “dificuldades financeiras” ou abandono da administração.

Saiba como se tornar um expert em vendas na farmácia

Lembre-se que é essencial que o consumidor sempre encontre o que procura na loja. Se isso não acontece, a conhecida ruptura de estoque ocorre. E esse fator é extremamente perigoso para a fidelização dos consumidores. Pesquisas mostram que não encontrar o produto na drogaria é um dos principais fatores de mudança de loja para um concorrente por parte dos consumidores.

Portanto, defina com clareza quem são os responsáveis pela reposição de mercadorias em cada horário da escala da equipe para a loja estar sempre bem abastecida e todos os produtos bem expostos nas prateleiras e gôndolas da sua farmácia.

 

Aproveite as dicas e evolua as atividades que os seus funcionários executam no dia a dia da drogaria!

Saiba como ter um Mix de Sucesso




2 Comentários

  • denise philbois

    bom dia!
    tem como imprimir esses bons artigos que vc manda por e-mail?

    • brenno

      Olá, Denise, tudo bem? Eu sou o Brenno Souza, responsável pelos conteúdos sobre gestão farmacêutica. Que ótimo que você gosta dos nossos materiais! Você pode imprimi-los se achar necessário. Fique à vontade para compartilhar o link com colegas!

Deixe uma resposta