Pró-labore e Distribuição de Lucros
Pró-labore e Distribuição de Lucros

Publicado por farmarcas • 22 de junho de 2017

Qual a diferença entre pró-labore e distribuição de lucros da farmácia?

Muitos empresários no varejo farmacêutico ainda confundem o significado de pró-labore e distribuição de lucros da farmácia. Essa diferença parte do princípio de que um dos sócios, além de ter investido dinheiro para abrir o negócio, também trabalha na gestão da farmácia, enquanto o outro somente investiu, mas não dedica parte de seu tempo na administração da empresa.

Essa diferença é fundamental no momento da contabilidade do negócio. O pró-labore é um gasto fixo, já a distribuição de lucros da farmácia depende do volume de vendas.

Saiba como administrar sua farmácia com eficiência

É importante dizer que não existe um percentual definido de pró-labore. Essa definição deve partir do ponto em que a remuneração não prejudique os resultados da farmácia. Caso isso aconteça, o valor excessivo levará o negócio à falência.

Vale lembrar que, por ser variável, a distribuição de lucros da farmácia só acontece se efetivamente houver lucro a ser dividido. Além disso deve ser proporcional à parcela de cotas de cada sócio. Portanto, não havendo lucro, não há remuneração do investidor.

Impostos

A tributação somente incide sobre o pró-labore por conta do imposto de renda e da contribuição previdenciária. Por conta disso, um artifício legal muito usado por proprietários de farmácia é deixar o pró-labore com um valor mais baixo, e extrair mais dinheiro pela distribuição de lucros.

Controle financeiro

Para ter claro na contabilidade da empresa o que é pró-labore e o que é distribuição de lucros da farmácia, o empresário deve ter total controle dos números e resultados da empresa.

Como já falamos antes, a administração por indicadores é uma ótima opção para conseguir controlar com mais eficiência todos os números da farmácia.

Saiba como administrar sua farmácia com mais eficiência e melhore os seus resultados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *