Qual a diferença entre drogarias populares e drogarias tradicionais?
A diferença entre drogarias populares e drogarias tradicionais é sempre uma dúvida para muitos empresários do setor farmacêutico. Muitos querem investir ou converter uma farmácia e não sabem a diferença entre farmácias populares e farmácias tradicionais.
Saber disso é fundamental para planejar e saber atuar no varejo farmacêutico com eficiência. As diferenças que vamos apresentar a seguir são MODELOS, já que muitas lojas trabalham com partes de cada modelo.
Confira abaixo as principais diferenças entre cada modelo de negócio:
O que é o Modelo de Negócio de Farmácias Populares
No modelo popular de drogarias, o principal foco são os preços. O empresário trabalha para ter o melhor preço da região e para a farmácia ser considerada econômica pelo consumidor.
Vender barato
O grande foco das farmácias de modelo popular é o preço. As farmácias precisam saber comprar bem e manter bons estoques para conseguir oferecer o melhor preço nos produtos. Fazer parte de um grupo de lojas é muito importante para ter condições de compra com a indústria e os distribuidores farmacêuticos.
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Vende todos os tipos de medicamentos, mas tem maior foco em genéricos
Por ter definido em seu modelo de negócio que vende a custos baixos, trabalhar com genéricos é a melhor opção estratégica. Dessa maneira é possível utilizar comunicação específica para esse tipo de produto e se tornar referência para o consumidor.
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Formato de atendimento sem check-out
Para não ter custos com funcionários destinados apenas ao caixa, nas farmácias de modelo popular, o próprio atendente faz a cobrança no balcão. Isso também é positivo por conta de a loja ter mais espaço para exposição de produtos.
Serviços farmacêuticos reduzidos
Essa é a grande diferença entre drogarias populares e drogarias tradicionais. Os custos de profissionais capacitados para prestar serviços farmacêuticos são muito altos para este modelo de negócio. Aferir pressão, teste de glicemia, delivery e aplicação de injetáveis não são feitos nesse modelo. Nas farmácias de modelo popular, os atendentes apenas vendem os medicamentos e itens de higiene e beleza. Isso não quer dizer que eles não sejam capazes de indicar algum produto ou dar informações sobre os medicamentos.
É importante ressaltar que, por legislação, é sempre exigida a presença de pelo menos um farmacêutico no ponto de venda. Esse profissional é conhecido por ser o responsável técnico, que autoriza a liberação de qualquer produto controlado.
Horário de atendimento reduzido
As lojas de modelo popular não trabalham por tanto tempo quanto as farmácias tradicionais. Isso permite a redução de custos operacionais. Aos domingos e de madrugada, por exemplo, esse tipo de negócio não está aberto aos clientes.
O que é Modelo de Negócio de Farmácias Tradicionais
No modelo tradicional, a estratégia do negócio é mais voltada ao atendimento diferenciado e à prestação de serviços dentro da drogaria. Isso não quer dizer que as farmácias tradicionais (ou convencionais) não vendam medicamentos baratos. Elas também trabalham com preço, mas o foco do negócio é a prestação de serviço.
Cria imagem de preço de acordo com as necessidades do consumidor
Como trabalhar com preço não é a principal estratégia, esse tipo de negócio entende as necessidades dos clientes da região e dá mais atenção para determinados produtos. Por isso é fundamental conhecer o perfil do cliente da sua loja.
Estudar hábitos de compra ajuda a fidelizar o cliente à farmácia
Vende todos os tipos de medicamentos, mas também trabalha com grande variedade de perfumaria e itens de higiene e beleza
O foco no modelo de negócios tradicional não é vender apenas medicamentos pois se trabalha com uma grande quantidade de itens de higiene e beleza. Nesse ponto, o mix de produto é essencial para se diferenciar perante o consumidor. Também há comunicação divulgando preços de produtos, mas a qualidade no atendimento deve ser um diferencial.
Bom mix de produtos na farmácia é essencial para atender necessidades do cliente
Formato de atendimento com check-out
Essa é a principal diferença entre drogarias populares e drogarias tradicionais. Existe um setor exclusivo para a cobrança das compras na drogaria. Aqui, o “caixa” é separado do balcão de atendimento. Se você trabalha nesse modelo, é importante posicionar produtos estratégicos na fila e no caixa para as compras por impulso.
Prestação de serviços
Outra grande diferença entre drogarias populares e drogarias tradicionais é a prestação de serviços. Delivery, aferição de pressão, teste de glicemia e aplicação de injetáveis são habitualmente realizados nas drogarias que utilizam esse modelo de negócios. Aqui, pela maior atenção ao atendimento, a assistência farmacêutica é um grande diferencial. O consumidor considera a farmácia como referência em saúde e em informações para cuidar da família.
Qualidade no atendimento ao cliente gera crescimento da farmácia
Horário de atendimento maior
No modelo convencional, o atendimento é voltado à prestação de serviço. Muitas lojas, inclusive, funcionam 24h. Isso só é possível nessa estratégia pois aumenta os custos da farmácia. Além de precisar de mais funcionários, funcionar na madrugada também é mais caro. Sem falar na luz, que também fica ligada o dia inteiro.
O que é preciso saber antes de abrir uma drogaria?
Se você pensa em abrir uma drogaria, o mais importante é entender o público da região e analisar os concorrentes que já estão funcionando. Veja como eles trabalham e tente entender as estratégias implementadas. Lembre-se que copiar uma loja que já funciona sempre te deixará para trás. É essencial saber o que os concorrentes fazem, mas é preciso ser original e ter uma estratégia bem definida para alcançar o sucesso.
Há muitos estudos de marketing e administração para analisar a concorrência. Um deles é o SWOT. Esse modelo trabalha com Força (Strenght), Fraqueza (Weakness), Oportunidade (Opportunity) e Ameaças (Threats). Esses quatro pontos são essenciais para pensar o negócio que você executa e as ameaças externas relacionadas ao segmento no local onde você pretende atuar.
Se você já possui uma farmácia, avalie as necessidades locais dos seus clientes e o quanto eles estão satisfeitos com os serviços da sua loja. Pesquisas de satisfação são muito importantes para entender o pensamento do cliente e a imagem da loja na região.
Empreender é um desafio muito grande e muito prazeroso. Os obstáculos são diários e o prazer da conquista é inexplicável. Parabéns por decidir empreender e desenvolver o varejo farmacêutico no Brasil!
Se você se identificou com um dos modelos de negócio apresentados e deseja aumentar o potencial da sua farmácia ou abrir a sua primeira loja, com apoio especializado de uma empresa comprometida com os resultados do grupo, acesse o material abaixo.
Comentários
Oi sou Betania gostei muito desse post obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento
Olá, Betania!
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Olá, @Betania! Agradecemos por acompanhar nossos conteúdos!
MUITO BOM!
SIMPLES, DIRETO E OBJETIVO. OBRIGADO PELA AULA.
Olá, Gabriel! Tudo bem?
Obrigada por acompanhar nossos conteúdos.
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