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Planejamento da Drogaria
Planejamento da Drogaria

Publicado por Marketing Farmarcas • 1 de novembro de 2018

10 pontos estratégicos para o planejamento anual da sua drogaria

Saiba como realizar o planejamento da drogaria de forma estratégica para atingir os objetivos durante o ano!

 

O planejamento da drogaria é uma etapa fundamental para obter sucesso no ano que está prestes a iniciar. Por isso, antecipar o desenvolvimento de planos e diretrizes é muito importante para saber o que deve ser feito para alcançar os objetivos.

Inclusive, trata-se da etapa mais importante para garantir que as metas sejam alcançadas no próximo ano. Confira algumas dicas para realizar o planejamento da drogaria!

 

1) Defina objetivos com clareza

 

Um bom planejamento da drogaria deve iniciar com os objetivos claros para toda a equipe. Como gestor, você deve ser um dos principais responsáveis por definir os objetivos e alinhá-los às necessidades do negócio.

Lembre-se que toda a equipe deve estar ciente das metas e cada colaborador deve entender qual sua contribuição para construir o todo dentro dos prazos definidos.

 

2) Mensure os resultados

 

Além disso, o planejamento da drogaria também deve contemplar a análise dos resultados. Dependendo das ações, você terá metas semanais, mensais e até anuais.

É fundamental realizar a divisão das metas em tarefas diárias para facilitar a realização. Lembre-se que todos devem estar comprometidos com as metas para contribuir com a construção do negócio.

 

3) Avalie o planejamento com frequência

 

O acompanhamento desses resultados é essencial para que o processo alcance os objetivos dentro do período determinado. Isso ajuda a realizar possíveis mudanças de rota, caso seja necessário.

Embora o planejamento necessite de um norte muito bem traçado, isso não assegura que as ações nunca precisem ser revistas. Aliás, é imprescindível saber reavaliar as situações o quanto antes. Dessa forma, é possível corrigir o que for necessário e se realinha ao objetivo definido.

 

4) Use a tecnologia a seu favor

 

Aproveite os recursos tecnológicos disponíveis. Muitos empresários do varejo farmacêutico estão acostumados com o dia a dia no balcão da loja e acabam se afastando de decisões estratégicas e do uso da tecnologia.

Esse tipo de ferramenta auxilia os processos, evita erros, agiliza a comunicação e ainda oferece mecanismos para estimular a equipe. Existem ferramentas online que permitem planejar e compartilhar projetos com as pessoas envolvidas. Tais mecanismos poupam o tempo das equipes e auxiliam para que elas possam se dedicar a questões estratégicas.

Veja a tecnologia e os sistemas da loja como aliados e você otimizará as atividades de sua responsabilidade e de sua equipe.

 

5) Trabalhe com foco na missão e visão da empresa

 

Embora muitas empresas possuam missão, visão e valores, algumas não os aplicam no dia a dia. No mundo contemporâneo, viver a cultura da empresa e compartilhar essa cultura corporativa é muito importante.

Treinamentos, workshops e capacitações são essenciais para que os funcionários sejam propulsores da cultura do negócio para com os clientes.

 

6) Analise as oportunidades

 

O mercado é muito dinâmico e sempre há oportunidades que podem ser exploradas. Assim, o planejamento da drogaria precisa conter a visão de oportunidades de mercado na região de atuação da sua farmácia. Por isso, ficar atento às tendências e inovações do segmento é essencial para se diferenciar dos concorrentes.

 

7) Acompanhe a concorrência

 

Uma estratégia bem definida independe da atuação dos concorrentes. Aliás, tenha isso muito claro ao planejar o que será feito durante o ano e procure saber o que os concorrentes estão fazendo.

Mapear sua concorrência permite entender o nível de competitividade que você enfrenta. Dessa forma, considere desenvolver planos de ação dentro do planejamento para combater pontos que a sua loja está perdendo para os concorrentes e ganhar espaço no mercado.

 

8) Conheça o perfil dos seus clientes

 

Para fazer o planejamento da drogaria, é fundamental saber o público da loja. Dessa forma, conheça bem o perfil dos seus consumidores e as expectativas que eles têm em relação aos seus produtos e serviços.

Essa etapa é muito importante para iniciar o planejamento da drogaria e seguir com as metas e definições de objetivos.

 

9) Entenda seus pontos fracos e fortes

 

O planejamento da drogaria está completamente ligado aos pontos fortes e fracos da sua drogaria.

O que você pretende melhorar, corrigir e manter para o próximo ano?

Fazer reuniões de análise do que foi desenvolvido para entender os processos e otimizar as atividades é fundamental. Aliás, lembre-se que o planejamento deve ser feito por mais pessoas, e não apenas o gestor. Convide alguns membros da sua equipe para ajudarem a entender as atividades e definir as melhorias.

 

10) Analise os indicadores da loja

 

Para conseguir fazer o planejamento da drogaria, é muito importante se basear em dados e números. Se você não tiver como mensurar as atividades para poder tomar decisões mais assertivas, se basear no “achismo” pode não levar ao lugar desejado.

Por fim, é preciso entender os números e saber quais parâmetros devem ser analisados com frequência. Então, lembre-se de nomear responsáveis para cada atividade para que isso não se perca com as outras demandas de cada colaborador.

A análise de indicadores pode ser um dos grandes propulsores do sucesso do seu negócio, pois permite que você tome decisões mais corretas, com base na realidade do dia a dia da loja.

 

Aproveite as dicas para fazer o planejamento da sua drogaria e alcançar seus objetivos!

 

Kit de planejamento


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