Gestão do Estoque da Farmácia
Gestão do Estoque da Farmácia

Publicado por farmarcas • 24 de novembro de 2016

Organização é a chave para a boa gestão de estoque da farmácia

Um dos principais desafios do gestor é organizar e gerenciar o estoque da farmácia. É preciso estar atento ao giro dos medicamentos, fazer várias compras, tomar cuidado para não comprar produtos que não têm saído com frequência, e antever a venda de medicamentos sazonais, como antigripais na época do inverno, por exemplo. É um desafio e tanto.

O primeiro a se pensar é que estoque é dinheiro e está em constante movimentação. Erros nos estoques causam perdas de venda, paradas de produção, atrasos, erros de programação, entre outros problemas. Portanto, é essencial ter alguém de confiança que seja extremamente organizado e detalhista com pedidos, checagem de lotes de entrega e com os controles de saída de cada medicamento.

Saiba como administrar sua farmácia com eficiência

A análise periódica das demandas também é essencial. Isso permite saber as médias de consumo de cada produto, assim como dá uma noção de quando deve ser feito outro pedido para garantir que o estoque da farmácia tenha os produtos entre uma compra e outra. Com os estudos atualizados, o indicado a se fazer é programar as compras, o que fica muito mais fácil tendo as entradas e saídas “padrão” dos produtos.

Cadastrando a chegada de produtos

Além disso, é muito importante fazer o cadastro de cada produto da farmácia com atenção. Você já deve ter passado pelo problema de produtos diferentes estarem cadastrados com o mesmo código de barras. Isso é um problema não só do estoque, mas de caixa, porque o valor de cada produto é diferente. Se o cadastro for feito errado, a análise dos seus resultados estará comprometida. Não se deve vender um produto fracionado e registrar a venda da caixa completa.

A palavra para o estoque é ORGANIZAÇÃO. Manter os cadastros atualizados e realizar os processos corretamente facilita a administração da farmácia e evita erros, o que diminui o risco de prejuízos. Quanto mais profissional for o seu negócio, melhor a administração e, consequentemente, o lucro. Portanto, PROFISSIONALIZE-SE!

Saiba como administrar sua farmácia com mais eficiência e melhore os seus resultados.


Comentários estão fechados.