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Um bom gestor de farmácia é aquele que consegue reconhecer as oportunidades e ameaças para o seu negócio. Essas características estão relacionadas a todos os fatores externos que podem influenciar no desempenho da sua drogaria.
Um bom gestor de farmácia é aquele que consegue reconhecer as oportunidades e ameaças para o seu negócio. Essas características estão relacionadas a todos os fatores externos que podem influenciar no desempenho da sua drogaria.

Publicado por Marketing Farmarcas • 20 de novembro de 2019

Como reconhecer as oportunidades e ameaças para o seu negócio

Um bom gestor de farmácia é aquele que consegue reconhecer as oportunidades e ameaças para o seu negócio. Essas características estão relacionadas a todos os fatores externos que podem influenciar no desempenho da sua drogaria.

Para obter os dados que podem ser classificados como oportunidades e ameaças, você precisa pesquisar em fontes confiáveis, como associações do setor farmacêutico, como a FEBRAFAR, e veículos de comunicação especializados.

Os institutos de pesquisa de mercado, como o IFEPEC, Ibope e DataFolha, por exemplo, também são ótimas fontes de informações para a sua análise SWOT.


Quer saber o que é uma análise SWOT? Clique aqui é aprenda mais!


Como reconhecer as oportunidades na análise SWOT

Todos os tipos de negócio sabem quais são as oportunidades e ameaças que compõem a sua análise SWOT. No caso das farmácias, um bom exemplo seriam as tendências de consumo do público que compra em drogarias.

As indústrias de cosméticos e de medicamentos estão em constante evolução e investem muito em pesquisas para desenvolver novos produtos. Se você quer aproveitar as oportunidades para alavancar o seu negócio, precisa estar atento às notícias mais atuais do setor.

Os portais e as revistas do segmento, bem como nas feiras e eventos nacionais e internacionais do mercado farmacêutico, são fontes ricas de conteúdo atualizado.

Quais são as ameaças que podem influenciar o seu negócio

Os gestores de maior sucesso no varejo de farmácias sabem que as ameaças são, na verdade, grandes oportunidades para inovar e crescer no mercado.

Isso porque as ameaças servem para impulsionar você para realizar mudanças que vão elevar o seu nível de conhecimento técnico e empírico como gestor.

Na medida em que você reconhece algo que o seu concorrente está em vantagem, é hora de analisar o que é preciso para fazer mais e melhor. Essa postura ativa sobre os fatores externos ajuda a remodelar o seu negócio e treinar a sua capacidade de se adaptar ao que o mercado exige.

Algumas ameaças que podem ser listadas na sua análise SWOT são mudanças nas políticas econômicas no Brasil e no mundo; implementação de novas legislações do setor e lançamentos de categorias de produtos relacionados ao bem-estar e a saúde do seu público-alvo.

Com uma pesquisa bem aprofundada você encontrará outros aspectos externos que podem ser classificados como ameaça para o seu negócio. Elabore o restante da sua análise SWOT, completando os tópicos sobre forças e fraquezas do seu negócio.

Ao final da sua pesquisa, será possível ter um conhecimento global de tudo o que pode influenciar a sua jornada empreendedora. Com isso, você poderá fazer um planejamento que levará a sua drogaria rumo à prosperidade.

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Comentários

  • Remunera 365 says:

    Conteúdo sencional grato por compartilhar, acompanhando os posts aqui do blog, grato, forte abraço.

    • Farmarcas says:

      Que bom que você está gostando dos nossos conteúdos! Ficamos felizes em ajudar na evolução do seu negócio!