fbpx
Para alcançar o máximo do potencial do seu negócio, a gestão de indicadores na drogaria precisa ser feita com muito profissionalismo e olhar crítico.
Para alcançar o máximo do potencial do seu negócio, a gestão de indicadores na drogaria precisa ser feita com muito profissionalismo e olhar crítico.

Publicado por Marketing Farmarcas • 1 de março de 2020

O que é fazer gestão por indicadores na drogaria

Se você quer se destacar no varejo farmacêutico, a sua farmácia precisa ter escalabilidade e capacidade de expansão. Para alcançar o máximo do potencial do seu negócio, a gestão de indicadores na drogaria precisa ser feita com muito profissionalismo e olhar crítico.

A gestão de indicadores na drogaria está relacionada às métricas do seu negócio. A partir do registro, acompanhamento e análise dos números, você tem condições de verificar o nível de desempenho do negócio e tomar decisões gerenciais assertivas.

Tipos de indicadores para avaliar a sua drogaria

Existem vários tipos de indicadores para avaliar o desempenho de um negócio. Uma boa gestão por indicadores na drogaria começa com a escolha correta das informações mensuráveis que poderão refletir a situação da empresa de maneira mais realista.

Os tipos de indicadores são classificados em “de Efeito” e “de Causa”. Os indicadores de Efeito possibilitam que o gestor perceba visivelmente o que está acontecendo na empresa. Tenha cuidado ao analisar estes indicadores, pois nem sempre os efeitos refletem a causa.

Por exemplo, quando olhamos o faturamento em queda, as causas podem ser diversas, desde as mais óbvias, como queda nas vendas, até as mais complexas de se resolver, como a inauguração recente de um concorrente próximo.

Já os indicadores de Causa estão relacionados ao real “problema” do efeito que está sendo percebido. Somente com uma gestão por indicadores eficaz é que conseguimos encontrar a causa raiz e agir rapidamente para não ter prejuízos.

Categorias de Indicadores em Farmácias

No varejo farmacêutico existem alguns indicadores que são mais utilizados. Eles fazem parte de três categorias, são elas: produtividade, qualidade e desempenho estratégico. Veja abaixo um pouco mais sobre cada uma dessas categorias.

#Indicadores de desempenho de produtividade

Esses índices mensuram a utilização dos recursos da drogaria em relação ao volume de entregas em um determinado período. Ao avaliar o tempo gasto para executar as tarefas e a qualidade dos resultados, é possível ajustar melhor os processos de trabalho.

#Indicadores de desempenho de qualidade

São usados para apontar o nível de entregas fora do padrão ou desvios no processo. Com isso, é possível saber se as atividades estão sendo executadas dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pela empresa.

#Indicadores de desempenho estratégico

Estão relacionados ao planejamento estratégico do negócio e seus macro objetivos. Esses índices mostram o quanto a empresa está próxima de sua visão de futuro.

Por que medir os indicadores de desempenho da drogaria

Fazer gestão por indicadores na drogaria possibilita à empresa medir o que está sendo executado e gerenciar adequadamente tudo o que acontece no dia a dia do negócio para seguir as metas organizacionais planejadas.

Além disso, a gestão por indicadores ajuda a enxergar pontos relevantes para tomar decisões estratégicas e melhorar o desempenho do seu negócio.

É importante fazer a correta leitura e interpretação dos indicadores, pois isso contribui para a tomada de decisões preventivas.

Artigos que podem interessar

Entenda os principais indicadores de vendas da drogaria

Saiba como analisar os indicadores de desempenho da farmácia e ter melhores resultados

Como avaliar as forças e fraquezas na análise SWOT

 

 


0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  • luiz roberto minuncio says:

    MUITO BOM. OTIMO APRENSIZADO

    • Farmarcas says:

      Obrigada, Luiz Roberto!
      Ficamos felizes com o elogio. Aproveite para baixar nosso e-book sobre Gestão de Indicadores e aprimore os seus conhecimentos sobre gestão farmacêutica! Boa leitura!