fbpx
Área de Influência da Farmácia
Área de Influência da Farmácia

Publicado por Marketing Farmarcas • 2 de fevereiro de 2018

O que é a área de influência da farmácia?

O conceito de expansão de uma rede de drogarias deve ser baseado na área de influência da farmácia. Mas o que é isso?

A área de influência da farmácia significa o quanto (em tempo ou distância) o cliente está disposto a percorrer até a loja. Você tem ideia de quanto seus consumidores se deslocam para chegar até as suas drogarias? Quanto o seu cliente está disposto a percorrer para ir até o seu estabelecimento?

Para conseguir atrair consumidores de regiões um pouco mais distantes da farmácia, fatores como qualidade do serviço ou produto oferecido, preço e atendimento são essenciais.

Qualidade no atendimento ao cliente gera crescimento da farmácia

Mas por que entender a área de influência da farmácia é importante?

A área de influência da farmácia permite conhecer cada vez mais as características do público. Ao saber de onde estão vindo os seus clientes, você consegue projetar a abertura de novas unidades.

Vamos dar o exemplo que a sua farmácia está localizada em uma cidade de médio porte, com vários pequenos municípios ao redor. Se você perceber que existe um mercado que tem origem de uma dessas cidades, vale pesquisar se é conveniente expandir para esse município e facilitar o acesso desses clientes à sua farmácia.

Claro que existem muitos outros fatores a serem avaliados antes de tomar a decisão de inaugurar uma drogaria. Vale sempre levar em consideração que a área de influência da farmácia é um ponto importante na hora de planejar a expansão da sua rede.

5 dicas para escolher o ponto comercial da farmácia

É assim que funciona a área de influência da farmácia: o quanto seu cliente está disposto a percorrer até sua loja ou quanto pode captar de potencial de mercado.

Como descobrir a área de influência da farmácia?

Para medir a área de influência da farmácia é necessário descobrir onde os seus clientes moram.

. Cadastros
. Formulários em promoções
. Aplicativo para celular

Aplicativos para farmácia: resultado e acompanhamento do cliente

Estas são algumas das opções para conseguir dados e informações dos consumidores. A lógica é conseguir avaliar de onde os clientes estão vindo para fazer o planejamento de expansão.

Qual o próximo passo?

Depois de entender a área de influência da farmácia, o próximo passo é analisar as características sociodemográficas da região estabelecida pela área de influência.

Entender a renda média, a faixa etária e o perfil das pessoas que vivem na região. Isso é muito importante para poder pensar estratégias de atuação. É possível fazer ações promocionais, pensar mix de produtos mais adequado e até a divulgação da farmácia em locais mais específicos.

Conheça o perfil do cliente para oferecer o que ele busca na loja

Entender a área de atuação da farmácia é primordial em vários fatores.

Outro ponto interessante é avaliar se existem polos geradores de tráfego. Os polos propiciam e atraem o fluxo de pessoas em algumas regiões da cidade. Alguns exemplos são shoppings, universidades, bancos e estações de trem e de metrô. Isso também influencia a área de atuação da farmácia.

Conheça seus clientes e planeje melhor a expansão das suas drogarias!

Ebook Como Montar uma Drogaria


0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *