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Mix de produtos
Mix de produtos

Publicado por Marketing Farmarcas • 13 de julho de 2021

Mix de produtos e SKUs – Conheça as diferenças entre eles!

Você sabe o que muda entre Mix de Produtos e SKUs? Então acompanhe tudo sobre cada um deles!

 

Quem trabalha no segmento do varejo farmacêutico sabe que garantir um estoque adequado pode ser um desafio e tanto, não é mesmo? Pois é, neste momento, contar com um bom Mix de Produtos e SKUs eficientes faz toda a diferença.

Porém, nem sempre é simples de entender esses termos e como aplicá-los na sua loja de maneira correta. Pensando nisso, hoje trouxemos um conteúdo para facilitar o seu entendimento sobre cada um deles. Vamos nessa?

 

O que é um Mix de Produtos?

Trata-se basicamente de um catálogo de itens que a sua farmácia irá trabalhar. O principal objetivo é que ela supra as necessidades dos mais diversos consumidores, conquistando uma fatia ainda maior do mercado.

Quando você trabalha com uma variedade de produtos, aumenta as possibilidades de fidelizar os clientes. Por isso, garantir uma estratégia eficiente é fundamental para a saúde de qualquer estabelecimento.

Vantagens do Mix de Produtos

 

Trabalhar com uma variedade de produtos adequada garante inúmeros benefícios como:

– Aumento do ticket de vendas;

– Crescimento do fluxo de clientes na loja;

– Satisfação do consumidor;

– Maior vantagem competitiva entre os concorrentes.

Como desenvolvê-lo na sua farmácia

 

Antes de tudo, para desenvolver um mix de produtos de qualidade na sua drogaria é importante seguir alguns passos:

1) Faça uma análise de mercado que permita identificar oscilações e incertezas. Assim, você poderá entender as tendências de consumo e analisar quais produtos tendem a vender mais. Além disso, também garante que você analise os concorrentes.

2) Conheça seus clientes, de forma que seja possível atingir as principais expectativas de cada um e impulsionar as vendas do seu estabelecimento. Estude seu público, pesquisando sobre as expectativas, necessidades e desejos que ele possui.

3) Teste o seu Mix de Produtos e analise os resultados que ele traz para a sua drogaria em curto prazo. Essa etapa é essencial para prevenir e evitar contratempos futuros, ocasionando na perda de itens do estoque.

4) Aproveite as Datas Sazonais para trabalhar produtos específicos. Seja durante o Natal, Páscoa, Dia das Mães ou Black Friday, adequar os seus itens de acordo com a sazonalidade garante que você conquiste novos clientes.

5) Pense na experiência do cliente, afinal ele será impactado pelas suas estratégias. Em tempos em que os consumidores estão cada vez mais engajados, garantir que eles encontrem não apenas o que estão procurando, mas o que nem sabiam que precisavam é fundamental.

 

O que são SKUs?

O SKU é uma sigla para Stock Keeping Unit (Unidade de Manutenção de Estoque) e se refere a um código de identificação para cada item armazenado no seu estoque. Ou seja, o SKU é uma espécie de CPF dos produtos.

Além de ser fundamental para a organização do estoque de produtos e uma boa gestão financeira, o SKU também permite o acompanhamento de entrada e saída por meio dos códigos de cada mercadoria, tornando o processo mais eficiente.

 

Benefícios do SKU 

A gestão de estoque fica ainda mais fácil quando você utiliza os SKUs. Entre as vantagens que esse processo traz para a sua farmácia, podemos destacar:

– Ganho de produtividade;

– Controle de estoque assertivo;

– Comunicação eficiente;

– Melhor organização;

– Integração com sistemas;

– Agilidade para localizar itens.

 

Como os SKUs são criados?

Desenvolver o SKU de um determinado produto precisa seguir uma lógica. Por exemplo, imagine um shampoo da marca XX, fabricado por YY, com aroma de ZZ e capacidade de 200 ml. Nesse caso, o SKU dele seria XXYYZZ200.

Dessa forma, você consegue classificar todos os produtos da sua farmácia de maneira única e baseado em suas principais características. Entretanto, é preciso se atentar para não criar códigos muito extensos e que fujam dos principais atributos de cada item.

 

Agora que você conhece as principais diferenças entre Mix de Produtos e SKUs, vai ficar ainda mais prático utilizar essas estratégias para impulsionar as vendas da sua drogaria. Aproveite para aplicar e contar pra gente como tem sido!

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