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meta SMART
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Publicado por Felippe Lopes • 10 de dezembro de 2021

Meta SMART: Saiba como aplicar na sua farmácia!

Utilizar a meta SMART pode melhorar ainda mais os números da sua farmácia. Venha conhecer um pouco mais sobre essa técnica!

 

 

Definir metas é uma etapa essencial para garantir o sucesso de qualquer empreendimento. Entretanto, muitos empresários ainda possuem dúvidas sobre como aplicá-las na prática. Por isso, hoje falaremos um pouco mais sobre a meta SMART.

 

Além de ser fácil de seguir, esse método permite que a sua farmácia alcance os objetivos de forma clara. Quer descobrir como? Então acompanhe abaixo tudo sobre a meta SMART!

 

 

Afinal, o que significa SMART?

 

 

Você deve estar se fazendo essa pergunta e relacionando a palavra SMART ao seu significado em português (inteligente), não é mesmo? Pois é, embora realmente seja inteligente, essa metodologia carrega esse nome por conta das iniciais de 5 palavras em inglês. São elas:

 

                                                                   S = Specific (Específico)

 

                                                                           M = Measurable (Mensurável)

 

                                                                                    A = Attainable (Atingível)

 

                                                                                            R = Relevant (Relevante)

 

                                                                                                     T = Timely (Oportuna)

 

 

Aplicando a meta SMART na prática!

 

 

Explicar apenas o significado de cada letra, não mostra como a meta SMART funciona. Por isso, chegou a hora de ver como ela pode ser aplicada na prática:

 

S = Specific (Específico)

 

Muitos empresários definem metas muito amplas, como “Minha farmácia deve ser a melhor do mercado“. Na verdade, metas específicas são entendidas muito mais facilmente por todos da sua equipe.

Por exemplo, o que você acha de substituir o exemplo anterior por “Minha farmácia deve ser a melhor opção de preço baixo e atendimento de qualidade para os moradores da região“? Bem melhor, fala a verdade?

Isso acontece porque os objetivos da loja foram resumidos de forma clara.

 

M = Measurable (Mensurável)

 

As metas mensuráveis são aquelas que você consegue comparar. Dessa forma, é possível saber em quanto tempo ela será alcançada e se o resultado foi o que se esperava.

Por isso, contar com um sistema dentro da sua farmácia facilita muito na hora de extrair a quantidade de vendas de produtos e o faturamento que a loja teve durante o ano.

 

A = Attainable (Atingível)

 

Nenhum empresário cria metas para não serem atingidas, não é mesmo? Entretanto, é importante que os objetivos sejam palpáveis.

Assim, é preciso avaliar a seguinte pergunta: É possível atingir a meta?

Para respondê-la, avalie o histórico da loja e ouça a opinião dos colaboradores. Quanto mais transparente você for, menor serão as chances de se frustrar.

 

R = Relevant (Relevante)

 

Uma meta relevante chama a atenção e entusiasma a equipe. Dessa forma, trace um objetivo que seja desafiador e que estimule os funcionários a darem o melhor de si.

Quando percebemos a importância de algo, damos 101% de nós para conquistar. Lembre-se disso!

 

T = Timely (Oportuna)

 

Por fim, mas não menos importante, temos o fator tempo. Essa gestão é essencial e deixá-la de lado ao traçar uma estratégia pode ser o maior erro de um empresário.

Portanto, não deixe de avaliar com cuidado quanto tempo levará para a meta ser atingida. Traçar metas oportunas permite que você otimize detalhes no atendimento, gestão de estoque, entre outros.

 

 

Quando usar a meta SMART?

 

 

Você já sabe o que significa meta SMART e como aplicar na sua farmácia. Porém, a pergunta que fica é:

Em que situação posso usá-la? 

 

Antes de tudo, tenha em mente qual o objetivo principal. Ele pode ser o aumento de vendas, a redução de custos, melhorar a gestão de estoque ou até mesmo o crescimento da drogaria.

Tudo depende de um propósito bem definido.

 

 

Não tenha medo de delegar

 

 

Delegar tarefas faz parte de uma boa liderança e é algo que não deve ser deixado de lado. Inclusive, isso mostra para sua equipe a confiança que você deposita em cada um.

A forma como isso é feito, também diz muito sobre os resultados que a sua farmácia terá no longo prazo. Por isso, converse com seus colaboradores e deixe claro a importância de cada um para conquistar as metas estabelecidas.

Além de criar um laço com a equipe, delegar tarefas permite que você tenha tempo para analisar o mercado, estudar a concorrência e planejar novas maneiras de melhorar os resultados do seu negócio.

 

Gostou deste artigo? Então confira outros conteúdos incríveis aqui no blog e saiba como melhorar ainda mais os resultados da sua farmácia!

 

 

Equipe engajada traz resultados!

 

 

Da mesma forma que aplicar a meta SMART é essencial para uma farmácia de sucesso, também é igualmente importante manter a sua equipe engajada.

Esse engajamento vai muito além de motivar os colaboradores. É entender que há um objetivo em comum, as formas de chegar até ele e porquê é fundamental atingi-lo.

Por fim, quando um profissional entende que pertence a um grande sistema e é uma peça fundamental dele, então finalmente é possível criar o sentimento de coletividade!

 

 

 


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Comentários

  • Simone Rodrigues says:

    Muito relevante,e didáticos

    • Farmarcas says:

      Olá, Simone!
      Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. Continue acompanhando nosso blog para ficar sempre por dentro das novidades do mercado farmacêutico.