Meta SMART: Saiba como aplicar na sua farmácia!
Utilizar a meta SMART pode melhorar ainda mais os números da sua farmácia. Venha conhecer um pouco mais sobre essa técnica!
Definir metas é uma etapa essencial para garantir o sucesso de qualquer empreendimento. Entretanto, muitos empresários ainda possuem dúvidas sobre como aplicá-las na prática. Por isso, hoje falaremos um pouco mais sobre a meta SMART.
Além de ser fácil de seguir, esse método permite que a sua farmácia alcance os objetivos de forma clara. Quer descobrir como? Então acompanhe abaixo tudo sobre a meta SMART!
Afinal, o que significa SMART?
Você deve estar se fazendo essa pergunta e relacionando a palavra SMART ao seu significado em português (inteligente), não é mesmo? Pois é, embora realmente seja inteligente, essa metodologia carrega esse nome por conta das iniciais de 5 palavras em inglês. São elas:
S = Specific (Específico)
M = Measurable (Mensurável)
A = Attainable (Atingível)
R = Relevant (Relevante)
T = Timely (Oportuna)
Aplicando a meta SMART na prática!
Explicar apenas o significado de cada letra, não mostra como a meta SMART funciona. Por isso, chegou a hora de ver como ela pode ser aplicada na prática:
S = Specific (Específico)
Muitos empresários definem metas muito amplas, como “Minha farmácia deve ser a melhor do mercado“. Na verdade, metas específicas são entendidas muito mais facilmente por todos da sua equipe.
Por exemplo, o que você acha de substituir o exemplo anterior por “Minha farmácia deve ser a melhor opção de preço baixo e atendimento de qualidade para os moradores da região“? Bem melhor, fala a verdade?
Isso acontece porque os objetivos da loja foram resumidos de forma clara.
M = Measurable (Mensurável)
As metas mensuráveis são aquelas que você consegue comparar. Dessa forma, é possível saber em quanto tempo ela será alcançada e se o resultado foi o que se esperava.
Por isso, contar com um sistema dentro da sua farmácia facilita muito na hora de extrair a quantidade de vendas de produtos e o faturamento que a loja teve durante o ano.
A = Attainable (Atingível)
Nenhum empresário cria metas para não serem atingidas, não é mesmo? Entretanto, é importante que os objetivos sejam palpáveis.
Assim, é preciso avaliar a seguinte pergunta: É possível atingir a meta?
Para respondê-la, avalie o histórico da loja e ouça a opinião dos colaboradores. Quanto mais transparente você for, menor serão as chances de se frustrar.
R = Relevant (Relevante)
Uma meta relevante chama a atenção e entusiasma a equipe. Dessa forma, trace um objetivo que seja desafiador e que estimule os funcionários a darem o melhor de si.
Quando percebemos a importância de algo, damos 101% de nós para conquistar. Lembre-se disso!
T = Timely (Oportuna)
Por fim, mas não menos importante, temos o fator tempo. Essa gestão é essencial e deixá-la de lado ao traçar uma estratégia pode ser o maior erro de um empresário.
Portanto, não deixe de avaliar com cuidado quanto tempo levará para a meta ser atingida. Traçar metas oportunas permite que você otimize detalhes no atendimento, gestão de estoque, entre outros.
Quando usar a meta SMART?
Você já sabe o que significa meta SMART e como aplicar na sua farmácia. Porém, a pergunta que fica é:
Em que situação posso usá-la?
Antes de tudo, tenha em mente qual o objetivo principal. Ele pode ser o aumento de vendas, a redução de custos, melhorar a gestão de estoque ou até mesmo o crescimento da drogaria.
Tudo depende de um propósito bem definido.
Não tenha medo de delegar
Delegar tarefas faz parte de uma boa liderança e é algo que não deve ser deixado de lado. Inclusive, isso mostra para sua equipe a confiança que você deposita em cada um.
A forma como isso é feito, também diz muito sobre os resultados que a sua farmácia terá no longo prazo. Por isso, converse com seus colaboradores e deixe claro a importância de cada um para conquistar as metas estabelecidas.
Além de criar um laço com a equipe, delegar tarefas permite que você tenha tempo para analisar o mercado, estudar a concorrência e planejar novas maneiras de melhorar os resultados do seu negócio.
Gostou deste artigo? Então confira outros conteúdos incríveis aqui no blog e saiba como melhorar ainda mais os resultados da sua farmácia!
Equipe engajada traz resultados!
Da mesma forma que aplicar a meta SMART é essencial para uma farmácia de sucesso, também é igualmente importante manter a sua equipe engajada.
Esse engajamento vai muito além de motivar os colaboradores. É entender que há um objetivo em comum, as formas de chegar até ele e porquê é fundamental atingi-lo.
Por fim, quando um profissional entende que pertence a um grande sistema e é uma peça fundamental dele, então finalmente é possível criar o sentimento de coletividade!
Comentários
Muito relevante,e didáticos
Olá, Simone!
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. Continue acompanhando nosso blog para ficar sempre por dentro das novidades do mercado farmacêutico.