Layout padronizado é diferencial na hora de montar uma drogaria
A comunicação e o layout da loja são essenciais para montar uma drogaria. O principal símbolo da farmácia é a fachada. Isso porque é a maneira como o cliente vê a loja e é impactado pela comunicação.
Um layout atraente e estrategicamente organizado é fator essencial para aumentar o fluxo de clientes na farmácia ou drogaria. O layout da farmácia é um dos aspectos que devem estar entre as estratégias do negócio para montar uma drogaria.
Padrão da identidade da farmácia é importante para conquistar o cliente
Layout da farmácia
Um bom layout de farmácia é crucial para o sucesso do estabelecimento. Se feito de maneira estratégica, pode induzir o consumidor a percorrer a loja toda. Isso faz com que as chances de compras possam ir além do planejado.
Disposição dos produtos na farmácia facilita compra do cliente
Como montar uma drogaria: Comunicação Externa
O layout começa com a comunicação externa da loja. A fachada e os adesivos da vitrine demonstram a identidade da marca e as principais estratégias da rede. Todo o cuidado nesse ponto é pouco. A atenção com os fornecedores e com a padronização da marca é fundamental.
A identidade da farmácia, quando a loja é independente ou faz parte de uma rede ou associação, é muito importante para o reconhecimento da marca pelo consumidor. Para montar a drogaria, conte com fornecedores de confiança e estabeleça prazos para a montagem da loja.
Qualidade da comunicação posiciona a farmácia perante o consumidor
A comunicação externa deve estar aliada com a estratégia da drogaria. Cores, nome, adesivos, entre outros, devem respeitar o modelo definido para montar uma drogaria.
Como montar uma drogaria: Mobiliário
Internamente, o layout deve ser pensado para melhorar a experiência de compra do consumidor. A forma como os medicamentos e demais produtos são expostos, a iluminação, a organização dos móveis e a sinalização são capazes de influenciar na decisão de compra do cliente. Muitas vezes, até mais que o preço.
Localização dos produtos na gôndola pode aumentar vendas na farmácia
A disposição dos itens da farmácia faz muita diferença no resultado das vendas. Posicionar os itens corretamente é essencial para vender mais. Aproveite as pontas de gôndola e os cestões para dar destaque a produtos estratégicos. Nesses locais você dá vez à chamada “compra por impulso”, que é uma decisão de compra rápida, estimulada pelo grande apelo promocional.
Farmácia também pode se beneficiar da exposição na vitrine
O mix de produtos também é um diferencial no layout interno da drogaria. Por mais que não esteja diretamente relacionada à comunicação, a variedade de produtos vendidos também é fator decisivo para o melhor resultado da farmácia.
Como montar uma drogaria: Circulação na Loja
A experiência do consumidor está em alta quando falamos em marketing. Na hora de montar uma drogaria isso não é diferente. Os móveis e a comunicação interna devem permitir que o cliente consiga circular facilmente pela loja. Além disso, o consumidor precisa encontrar com facilidade os produtos que busca na drogaria.
Saiba posicionar produtos na farmácia e venda mais
É interessante desenvolver uma lógica de distribuição das seções que faça o cliente andar por toda a loja ou, pelo menos, pela maior parte dela.
Como montar uma drogaria: Fazer Parte de um Grupo
Quando falamos de layout, fazer parte de um grupo é a melhor opção para padronização e reconhecimento de marca pelo consumidor. Associações e franquias já têm grande parte da mente do consumidor quando falamos de “espaço de marca”. E isso é um grande diferencial para o resultado da drogaria.
Além disso, por já estarem mais estruturadas, as redes e associações possuem melhores condições de compra de produtos. Isso permite que, ao montar uma drogaria, você consiga comprar bem para vender mais.
Associativismo: modelo de negócio para o sucesso das farmácias
Outro ponto interessante é que as franquias e associações possuem regras de layout muito bem determinadas. Isso pode parecer um dificultador, mas na verdade ajuda muito o empresário que quer montar uma drogaria.
Ter padrões estabelecidos e procedimentos a seguir fica muito mais fácil durante o processo de montar uma drogaria.