fbpx
investimento para abrir uma farmácia
investimento para abrir uma farmácia

Publicado por Marketing Farmarcas • 20 de maio de 2021

Investimento para abrir uma farmácia – Saiba o que é preciso!

Entender as etapas e o investimento para abrir uma farmácia é fundamental. Veja o que é necessário para dar o primeiro passo!

Recentemente, listamos aqui no blog 5 motivos para abrir uma farmácia, onde destacamos inúmeras vantagens que esse empreendimento pode trazer para quem busca investir no segmento farmacêutico. Entretanto, também é importante saber qual é o investimento para abrir uma farmácia da melhor forma.

Nosso objetivo é focar em pontos fundamentais que não podem passar despercebidos por novos empreendedores.

Qual é o investimento para abrir uma farmácia?

Antes de tudo, é preciso ter em mente alguns gastos específicos na gestão do negócio, como os custos variáveis, as despesas fixas e as despesas comerciais.

Os custos variáveis são os gastos com a compra de produtos e é o que vai permitir a precificação de cada item. Em seguida, temos as despesas fixas, como aluguel, luz, água e internet, por exemplo. Por fim, as despesas comerciais englobam propagandas, materiais de marketing, custos com colaboradores, transporte, entre outros.

Com isso em mente, vamos listar alguns dos principais pontos que fazem parte do investimento para abrir uma farmácia:

Local

Primeiramente, é preciso dizer que a escolha de um bom ponto comercial pode fazer toda a diferença para o sucesso da loja. É nesse momento, que será possível optar por um local de visibilidade, com grande número de pessoas que passam por perto, próximo à pontos de referência, como avenidas ou esquinas, entre outros.

Estoque

Primeiramente, é preciso falar daquele que, sem dúvidas, é o maior custo na montagem de uma farmácia: o custo de estoque. Seja para uma loja de porte pequeno, médio ou grande, é essencial que o planejamento desta etapa seja feito da forma correta.

É durante a composição do estoque, que o dono da loja terá a oportunidade de decidir a quantidade de produtos que irá vender, assim como o giro adequado de cada item.

Mobiliário

A compra do mobiliário pode variar de acordo com o tamanho da farmácia e do fornecedor que for escolhido. Entretanto, é parte essencial para poder expor os produtos e chamar a atenção dos clientes.

Entre os principais móveis utilizados pelas lojas, destacam-se os balcões, prateleiras, gôndolas, cestões e até mesmo vitrines onde os produtos serão expostos.

Reformas  

Ao adquirir o local onde será montada a drogaria, é comum que muitas vezes seja preciso realizar algumas reformas, principalmente para garantir a padronização da loja.

Seja por meio de ajustes na parte interna (piso, pintura, sancas e no teto) ou na parte externa (fachada, letreiros, estacionamento), essas mudanças também fazem parte do investimento para abrir uma farmácia.

Maquinário

Quando falamos sobre o maquinário para drogarias, estamos nos referindo à aparelhos como a computadores, televisores internos, ar-condicionado, maquinetas e outros equipamentos que serão utilizados no dia a dia.

Documentação

Embora algumas pessoas não saibam, é necessário que a documentação de uma drogaria seja feita de forma adequada. Assim, ela poderá exercer suas atividades legalmente e sem imprevistos.

Marketing

Seja na inauguração da loja ou em ações sazonais, garantir que a comunicação seja feita da forma correta também é fundamental. Investir em materiais impressos, banners, panfletos, encartes ou spots para carros de som e rádio, é uma forma de trazer novos clientes e mostrar o empenho da farmácia.

Colaboradores

Por fim, é preciso destacar o investimento mais importante de todos: os colaboradores. Além da contratação de funcionários que estejam alinhados com o propósito da marca e que se proponham a contribuir com o crescimento da loja, também é importante garantir que todos estejam devidamente uniformizados. Isso traz segurança para o consumidor e garante que os colaboradores sigam o padrão da rede.

 

Como você viu acima, existem alguns pontos que exigem investimentos importantes na hora de abrir uma farmácia. Não definimos valores específicos para cada item, uma vez que isso depende da escolha do ponto, do tamanho da loja, dos padrões de comunicação exigidos pela rede, entre outros fatores.

Abrir uma drogaria certamente pode trazer frutos no curto e longo prazo. Esperamos que esse conteúdo te ajude a prosperar ainda mais no seu empreendimento!

Ebook Dicas para montar uma drogaria


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *