fbpx
gestão de produtos
gestão de produtos

Publicado por Marketing Farmarcas • 24 de junho de 2021

Gestão de produtos – Veja como fazer da forma correta!

Saiba como uma boa gestão de produtos pode trazer ainda mais eficiência para a sua farmácia!

 

Quem tem um empreendimento, seja ele qual for, sabe que a gestão de produtos é uma etapa fundamental para que o negócio prospere. No caso das farmácias, administrar a compra e o armazenamento dos itens é ainda mais importante, principalmente para evitar prejuízos financeiros.

Em um cenário de alta competitividade, conquistar a preferência do consumidor é um desafio cada vez maior. Pensando nisso, este artigo abordará algumas estratégias para que você realize a gestão dos produtos na sua farmácia de maneira eficiente e inteligente.

 

O que é gestão de produtos?

 

A gestão de produtos é essencial para alinhar as necessidades do cliente com as estratégias da farmácia. Ou seja, ela é responsável por trabalhar os produtos disponíveis no estoque, garantindo um bom volume de vendas e, por consequência, a satisfação do consumidor.

Além disso, esse processo ainda otimiza a organização dos medicamentos, evita a falta ou o excesso de itens no estoque e, o mais importante, faz com que o dinheiro gire, permitindo a realização de novas compras.

Existem diversos métodos que o proprietário de uma farmácia pode adotar, como estabelecer um bom mix de produtos (um catálogo dos itens que serão vendidos), elaborar um orçamento e desenvolver campanhas de marketing para divulgar promoções e ações sazonais.

 

Administrando os produtos da sua farmácia

 

Para gerenciar os itens que serão vendidos na sua farmácia, primeiramente é preciso compreender o perfil do seu cliente. Assim, você poderá oferecer exatamente o que ele precisa e garantir o giro dos produtos na loja.

Além disso, é fundamental responder as seguintes perguntas:

  • Quais as marcas mais procuradas pelos meus clientes?
  • Com qual frequência eles compram os produtos?
  • Qual o perfil dos consumidores (idade, renda, sexo, preferências)?
  • Qual a sua necessidade e o que ele realmente precisa?

Entender o perfil dos consumidores da sua farmácia facilita muito na hora de desenvolver o mix de produtos que serão ofertados.

 

Comprar com inteligência faz a diferença

 

Nos últimos anos, um outro fator que muitos empreendedores passaram a dar mais atenção foi o momento da compra dos produtos, principalmente quando falamos do seguimento varejista. É durante a compra que você negociará os melhores valores, definirá a periodicidade e, por fim, a quantidade adequada para suprir a farmácia.

A Farmarcas oferece condições especiais para que seus associados realizem as melhores negociações. Por meio da “Compra Centralizada”, os donos das lojas conseguem adquirir produtos com descontos exclusivos da indústria. Além disso, a empresa também disponibiliza uma equipe para dar suporte e analisar os pontos que podem ser melhorados no momento da compra.

 

Realize uma gestão de estoque eficiente

 

Quando falamos de gestão de produtos, não nos referimos somente a parte administrativa e financeira, mas também do controle de estoque. Estudar e acompanhar o estoque, permite ter uma visão muito mais ampla do movimento de entrada e saída dos produtos.

Esse processo garante o planejamento, a execução e o controle dos recursos dentro da farmácia. Também é uma forma de monitorar os itens armazenados e garantir que as demandas sejam atendidas, evitando excessos ou perdas.

 

Desenvolva um inventário para os itens

 

Por fim, mas não menos importante, precisamos destacar a importância de ter um inventário. Além de poder incluir os itens com mais ou menos saída, o inventário facilita a gestão de estoque, trazendo uma visão mais ampla sobre o que consta armazenado e o que consta no sistema da loja.

Aliás, vale mencionar que contar com um inventário é uma verdadeira mão na roda, principalmente em períodos onde é necessário declarar impostos. Com as informações registradas, fica ainda mais fácil analisar o faturamento e traçar novas estratégias.

 

Espero que essas dicas sejam úteis para que você realize uma gestão de produtos ainda mais eficiente na sua farmácia. Inclusive, confira o nosso ebook “Guia para gestão de estoque em farmácias!”, um material extremamente completo e gratuito para você saber tudo sobre uma gestão de estoque eficiente!

 

Ebook gestão de estoque em farmácia

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *