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programa de fidelidade para drogaria
programa de fidelidade para drogaria

Publicado por Marketing Farmarcas • 9 de julho de 2020

Conheça 3 fatores que antecedem um programa de fidelidade para drogaria

Quando você ouve falar em programa de fidelidade para drogaria, é comum pensar em estratégias de descontos, promoções segmentadas e cartões de benefícios aos clientes. Entretanto, para as estratégias terem sucesso no seu negócio, há mudanças importantes que precisam acontecer antes mesmo de você realizar o primeiro cadastro de cliente no seu programa de fidelidade.

A principal mudança está relacionada ao seu modo de pensar como empresário do varejo farmacêutico. Atualmente é fundamental trabalhar com foco no cliente. Por isso, antes de continuar a ler esse post, responda a uma pergunta: você tem uma farmácia voltada para as necessidades do seu cliente? Anote sua resposta num papel e guarde-a para ver novamente quando terminar de ler esse post.

Saiba que o modo de pensar como empresário pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio. Existem 3 fatores importantes na atitude do empresário que antecedem a implementação de um programa de fidelidade para drogaria. Veja quais são:

1. Praticar a empatia junto ao cliente

Para saber quais estratégias serão mais assertivas para conquistar os clientes é preciso exercitar a empatia. Ouvir o que o cliente precisa, suas dúvidas e sugestões. Colocar-se no lugar dele para entender o que ele valoriza em uma farmácia.

Afinal, todo cliente quer ir até a loja para ter suas expectativas atendidas e, melhor ainda, superadas. Se você escutar o seu cliente poderá descobrir muitas possibilidades de melhorar a sua gestão e conquistar a confiança do seu público.

Muitas vezes, uma pequena observação do cliente pode mostrar pontos a melhorar na estrutura, nos processos e até na capacitação da sua equipe. Dessa forma, você conseguirá aprimorar o seu negócio e melhorar a experiência de compra do seu consumidor.

Uma boa maneira de se colocar no lugar do cliente é sair da farmácia, literalmente!

Olhe o balcão, a fachada, a calçada da loja e faça o caminho que ele normalmente percorreria até encontrar o produto na sua drogaria. Nesse exercício, você pode verificar de perto vários aspectos importantes da sua loja, entre eles:

SE…

a fachada da drogaria está nova e com boa visibilidade ou precisa de uma reforma.

… a calçada possui buracos ou problemas que dificultam o acesso do cliente à loja.

… a iluminação da loja está adequada e proporciona um ambiente agradável para as compras.

… o piso da loja está com bom aspecto ou precisa ser trocado.

… o mobiliário está novo e bem distribuído na loja para facilitar que o cliente encontre o produto que precisa.

… as peças de comunicação estão com boa qualidade e atrativas para o cliente.

… a sinalização das seções na drogaria facilita a busca do cliente pelos produtos.

… os clientes são atendidos de forma ágil e com toda a atenção necessária.

Além desses pontos você pode encontrar outros. Analise toda a jornada de compra e verifique o que é necessário para garantir a melhor experiência para o seu cliente.

2. Buscar informações do setor de varejo farmacêutico

Para que a sua drogaria esteja preparada para atender com excelência todas necessidades dos clientes, você precisa ter estratégias bem estruturadas.

O ideal é que o planejamento de negócio tenha como base informações e dados de pesquisas específicas do setor de varejo farmacêutico.

Um exemplo de empresa de pesquisa do setor farma é o Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC). Você também pode fazer uma pesquisa junto aos seus clientes.

3.Criar um relacionamento a longo prazo com o cliente

Para implementar um programa de fidelidade para drogaria, é essencial investir em ações e estratégias que fortaleçam o relacionamento com o seu cliente. Para isso acontecer, o seu negócio precisa estar bem alinhado.

Nesse caso, é importante realizar uma boa compra, administrar com eficiência e atender a demanda para vender mais.

Além disso, oferecer descontos para atrair o consumidor é um ponto importante a ser planejado. O objetivo deve ser encontrar o equilíbrio entre o seu fluxo de caixa e o que entrega “valor” para o seu cliente.

A partir disso, é possível criar uma estratégia de precificação e de descontos em que o cliente encontre um benefício real em escolher a sua drogaria ao invés do concorrente.

Depois de analisar todos esses fatores, o próximo passo é iniciar a implementação de um programa de fidelidade que seja capaz de trazer ao seu negócio uma vantagem competitiva e promissora.

 

 

 


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