Farmarcas inova com tecnologias para o marketing farmacêutico

A modernização dos processos é um caminho natural para todos os ramos de atividades e a evolução do marketing farmacêutico também é iminente. Em áreas relacionadas ao marketing farmacêutico, o ajuste a uma nova realidade tecnológica é fundamental para gerar resultados com a velocidade e qualidade exigidas pelos consumidores.

Exemplo dos caminhos a serem tomados é o processo realizado pela Farmarcas, que criou métodos, contratou e desenvolveu ferramentas para dar suporte a todas as lojas com um alto nível de qualidade.

Segundo o diretor operacional, Ângelo Vieira, com o avanço da tecnologia e a necessidade de facilitar o processo de desenvolvimento de tabloides, foi desenvolvido um sistema online. Assim cada associado consegue logar no site e desenvolver o folheto padronizado da rede.

“Nos preocupamos muito com a imagem e estratégia de nossas associadas. Tratamos as marcas como um dos bens de maior valor. Por isso, possuímos uma estrutura, com profissionais de marketing atualizados, para dar suporte às lojas. Mas só isso não basta, também contamos com as algumas ferramentas tecnológicas, que auxiliam desde a escolha de um ponto comercial até a definição de folhetos de ofertas online”, explica o diretor.

Tabloide eletrônico é tecnologia para marketing farmacêutico

O sistema de tabloide eletrônico visa a execução de folhetos de ofertas online, para drogarias associadas à Farmarcas. Ele possibilita que as lojas façam seus pedidos, escolham e precifiquem produtos, e também selecionem a quantidade de encartes que desejam imprimir.

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A grande vantagem é que cada loja consegue escolher os produtos que deseja divulgar e os precifica de acordo com a própria estratégia. Ou seja, é um encarte coletivo, que cada associado consegue personalizar de acordo com a sua estratégia de divulgação de produtos. Porém, além disso, ainda mantém a padronização da rede, já que a central alimenta o sistema com as artes desenvolvidas.

Outro fator positivo é que os associados levam vantagem porque o custo dos folhetos é feito com base no pedido total das lojas.

Demanda alta foi alavanca da inovação

De acordo com Ângelo Vieira, a necessidade de criar um sistema como esse surgiu quando a demanda de folhetos no departamento de marketing estava muito grande. “Antes desenvolvíamos as artes uma por uma em nossa equipe. Era um processo trabalhoso que tomava muito tempo”, comenta.

O departamento de marketing ficava praticamente um mês elaborando arte por arte. Agora, com o sistema, é possível despender mais tempo na arte em si do que na execução de cada encarte de cada loja.

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Os números mostram que os empresários que fazem parte do grupo perceberam as vantagens do sistema. Antes do formato online, eram impressas cerca de 300 a 400 mil unidades. Depois do sistema, a média é de mais de 1 milhão de folhetos por edição.

O fornecedor que desenvolveu o sistema foi a própria gráfica parceira da Farmarcas, a Gráfica Rotativa. Edgard Felix Justiniano, proprietário da gráfica, afirma que a ideia foi vista como um desafio para a equipe. “Era um desafio o desenvolvimento de um sistema que já conversasse com o nosso painel de vendas e de fechamento das artes. Isso nos motivou a encarar essa parceria e a evoluir ainda mais nossos serviços”, ressalta.

Por conta da estratégia das redes administradas pela Farmarcas, o encarte acontece bimestralmente, para que as lojas sempre tenham materiais institucionais e de divulgação de produtos nas lojas.

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“Sabemos que o folheto de ofertas é muito importante para o varejo farmacêutico. Sempre pensamos em maneiras para tornar nossos materiais cada vez mais atrativos para as lojas e também para o consumidor final”, conclui o diretor Ângelo Vieira.

qualidade no atendimento da drogaria




2 Comentários

  • VIcente/Marcia

    Melhorou muito assim, mas ainda acredito que podemos ser mais inovadores. Criar a opção do encarte em ser 100% online e virtual, ou seja, desde sua criação do departamento de marketing e da elaboração da edição do associado até a procura da visualidade de nossas ofertas pelos próprios clientes . Através de versões para de encartes virtuais ao APP do cliente, encartes virtuais para o site de cada associado, e encartes virtuais para serem propagados individualmente via WhatsApp. Quando isso se tornar realidade com certeza todos iremos ganhar, ganharemos em agilidade de divulgação, na diminuição dos custos gráficos dos encartes, ganha também a sociedade na economia de toneladas de papeis e produtos químicos (tintas ) para impressões dos encartes, e principalmente o meio ambiente. Com essa inovação 100% online os nossos objetivos publicitários se completam com atitudes ambientalmente e ecologicamente correta!
    Vicente Jacyntho Nunes – BIGFORT Mirim

  • brenno

    Obrigado pela contribuição, Vicente! É muito gratificante que o sistema tenha atendido as necessidades atuais e otimizado o processo de execução dos materiais. Em relação ao digital, sua sugestão é extremamente válida. Estamos sempre buscando inovar e desenvolver os nossos produtos cada vez mais. Muito obrigado!

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