Publicado por Marketing Farmarcas • 4 de junho de 2020

Excelência e humanização no atendimento farmacêutico mesmo em tempos de distanciamento social

Afinal, o que é o atendimento humanizado?

 

O atendimento humanizado pode ser dividido em duas frentes.

Para compreendê-lo, partimos sempre do princípio de que o cliente tem várias dúvidas, sentimentos e emoções e quem o atende também. E é por isso que atendimento humanizado afasta toda aquela ideia de atendimentos como um “protocolo” ou resumir um atendimento a um número a mais no fim do dia.

Em vez disso, existe um propósito de atender com excelência os clientes; e o que realmente importa são as histórias dos seus clientes, como eles se sentem ou estão se sentindo e existem vários benefícios no atendimento humanizado, tais quais:

  • Você será lembrado

Conversar com o cliente, ter atenção e cuidado é premissa básica para um atendimento eficiente e empático.

  • Melhora o ambiente de trabalho

Além de ótimo para os clientes, o atendimento humanizado é muito bom para os funcionários: quando os clientes são tratados de forma humanizada, a tendência é que todos os colaboradores sejam tratados da mesma forma.

  • Entrega transparência

A premissa dessa abordagem de atendimento humanizado entende a necessidade de processos mais transparentes, éticos e profissionais. Assim, aproximar-se dos clientes é benéfico para a sua farmácia e para o seu trabalho de maneira geral.

 

Mas e agora com o distanciamento social? Como posso atender meus clientes de forma humanizada?

 

O Ministério da Saúde recomenda manter uma distância de 2 metros de distância de outras pessoas.

Ou seja, isso por si só já inibe várias maneiras de ser “próximo”, de ouvir de perto,  mas você pode se comunicar bem visualmente, com uso das mascaras apenas os seus olhos são o contato com o cliente que está em sua farmácia.

Manter todos os cuidados gerais em relação à higienização dos ambientes, assim como os cuidados de higiene pessoal mostrará ao seu cliente o quanto você se importa com ele, você pode também utilizar gestos que simbolizam afago e palavras de conforto, com tom de voz paciente e calmo para que esse atendimento além de ser humanizado, ser empático com momento que todos vivemos.

Lave as mãos sempre que possível entre um atendimento e outro e utilize álcool gel enquanto atende seu cliente, dessa maneira você está indiretamente mostrando a importância desse ato diante do cenário atual.

Utilizar luvas de procedimentos descartáveis,  passará segurança em relação aos seus cuidados consigo e naturalmente com quem você atende também. Troque as luvas e lave as mãos sempre que houver manuseio de documentos, produtos, dinheiro ou cartão de pagamento.

Nós mais do que nunca precisamos um dos outros: da atenção, cuidado que não vale só para o meu e de quem está comigo, e sim  em prol de um mundo inteiro, por isso disponibilize um canal à distancia que seu cliente possa te contatar em caso de dúvidas a respeito dos medicamentos ou produtos que adquirir em sua farmácia, isso o fará sentir confiança que a base todo atendimento humanizado e de excelência.


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