Estruturando a Rede
Estruturando a Rede

Publicado por farmarcas • 4 de maio de 2017

Estruturar a rede de farmácias é fundamental para a expansão

Muito empresários têm a ambição de aumentar com velocidade o número de lojas, e isso acontece ainda mais quando falamos de um proprietário de uma rede de farmácias. Mas, acima de tudo, é extremamente necessário estruturar a própria rede antes de começar a expansão.

No varejo farmacêutico há muitos softwares de gestão, mas, para o bom funcionamento de uma rede de farmácias, todas as lojas associadas devem utilizar o mesmo sistema, com o objetivo de unificar a administração.

Além disso, a rede deve assumir sua responsabilidade perante os associados e oferecer o que eles necessitam em termos de suporte. Ferramentas de análise de gestão são um exemplo disso. Uma rede não consegue crescer sem que cada farmácia meça os seus resultados e trabalhe nos pontos que precisam de mais atenção.

Boa negociação na compra de produtos melhora resultado da farmácia

É necessário treinar colaboradores para ajudar com a análise desses resultados e do desempenho das farmácias. Dessa maneira, é mais garantido que todas as lojas estarão nos padrões, níveis de venda e objetivos da rede, de acordo com o tamanho de cada loja.

Fazer parte de uma rede de farmácias dá mais vantagens

Outro ponto é auxiliar os associados com as negociações comerciais com laboratórios e distribuidores. Cada loja, sozinha, não tem volume de compra suficiente para conseguir melhores condições de descontos.

É preciso estruturar a rede de farmácias com um departamento comercial para melhorar o relacionamento e assim desenvolver negociações para a compra de produtos com melhores margens.

Com a estruturação desenvolvida e todas as lojas dentro do esperado é que se torna possível partir para a expansão. É mais produtivo ficar com menos lojas e conseguir organizar uma base sólida e um modelo de sucesso para começar a expansão do que crescer desorganizadamente e não conseguir entregar aos associados suas necessidades.

Saiba como administrar sua farmácia com mais eficiência e melhore os seus resultados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *