Estratégias para aumentar o número de clientes da drogaria

Desde a inauguração da loja, o empresário busca sempre aumentar o número de clientes da drogaria. Para isso é preciso ter uma loja bem organizada. Um bom atendimento, variedade de produtos e visual agradável da farmácia são fatores que influenciam na decisão de compra do cliente.

Para se destacar no mercado, a loja precisa chamar a atenção dos consumidores para as vantagens e benefícios oferecidos. Apenas anunciar promoções com preço baixo não é suficiente para aumentar o número de clientes da drogaria. A loja precisa proporcionar uma ótima experiência de compra ao cliente.

Bom atendimento influencia experiência de compra do cliente na farmácia

Pense no cliente em primeiro lugar

O consumidor está cada vez mais exigente e pesquisa muito antes de realizar uma compra. Conhecer quem é o seu público e quais são as necessidades principais é fundamental para adotar estratégias que possam aumentar o número de clientes da drogaria.

É importante que a equipe de atendimento conheça todas as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). Ter um bom conhecimento sobre as leis ajuda a evitar erros que causem prejuízos para a imagem da loja e nas vendas.

Postura profissional na farmácia é essencial para atender os clientes

Além disso, oferecer treinamentos para a equipe de vendas ajuda a melhorar a qualidade no serviço. Para aumentar o número de clientes da drogaria é fundamental que os colaboradores estejam preparados para atender com profissionalismo e empatia todas as pessoas que entram na loja.

Mantenha a loja limpa e organizada

Uma farmácia deve ser sinônimo de saúde e bem-estar. Produtos expostos de forma organizada e prateleiras sempre abastecidas proporcionam uma boa impressão ao cliente que entra na loja.

Em dias de grande movimento, como inauguração ou datas comemorativas, a atenção precisa ser redobrada com a higiene do local. Evite papel picado ou confetes jogados no chão, isso dá um aspecto de sujeira e algum cliente pode pisar e escorregar, causando um acidente.

11 dicas sobre a importância da exposição de produtos na farmácia

A atenção deve ser com os mínimos detalhes. Manter sempre uma boa iluminação e ventilação dentro da loja torna o ambiente da farmácia agradável e ajuda a aumentar o número de clientes da drogaria.

Com o calor, ter ar condicionado na drogaria é essencial. Dificilmente os clientes entrarão na loja se ela estiver muito quente. Lembre-se que é preciso oferecer um bom ambiente para que o consumidor se sinta à vontade para circular pela loja.

Contrate serviços especializados em marketing

Antes de elaborar qualquer material da comunicação da loja, é fundamental conhecer bem a legislação de propaganda de medicamentos (RDC 96/08). Saber todas as regras referentes à publicidade farmacêutica é muito importante para evitar autuações e multas dos órgãos de fiscalização.

Contratar uma agência ou profissional especializado para elaborar uma campanha de divulgação com materiais de marketing é uma ótima alternativa para aumentar o número de clientes da drogaria.

Qualidade da comunicação posiciona a farmácia perante o consumidor

Lembre-se que a publicidade é fundamental para aumentar o número de clientes da drogaria num mercado tão competitivo como o varejo farmacêutico. Ter uma verba disponível para esse tipo de investimento é muito importante.

Faça campanhas em datas especiais

Datas como Dia das Mães, Dias das Crianças, Natal, Copa do Mundo e Black Friday geram grande movimento no comércio. Aproveite esses períodos para fazer campanhas temáticas e elaborar materiais de comunicação específicos.

Fazer promoções nesses períodos ajuda a aumentar o número de clientes na drogaria. Monte um calendário anual com as principais datas comemorativas e faça um planejamento das ações para ter bons resultados.

Aproveite a sazonalidade de produtos na farmácia e venda mais!

Decore a loja e as vitrines com o tema da campanha. Uma dica para chamar a atenção e aumentar o número de clientes da drogaria é montar uma exposição criativa com produtos em promoção no formato de pirâmide.

Para fazer promoções e expor produtos infantis corretamente na farmácia, consulte a legislação específica que regulamenta esse tipo de comercialização (Lei 11.256/2006).

Use peças de propaganda na loja

Existem muitos materiais de comunicação que podem ser utilizados para aumentar o número de clientes da drogaria. Folders, encartes, faixas, banners, outdoors, entre outras peças de comunicação, servem como ferramentas para divulgar a marca e as promoções da loja.

Farmácia também pode se beneficiar da exposição na vitrine

Também há materiais que são indicados para instalação no interior da loja. A arte pode conter mensagens institucionais ou promocionais para o cliente. Confira alguns exemplos de peças de comunicação que você pode utilizar para aumentar o número de clientes da drogaria:

Adesivos nos vidros e em outros locais estratégicos

As peças podem destacar o desconto máximo que a loja trabalha ou algum benefício exclusivo oferecido aos clientes. Outra alternativa é mostrar uma oferta especial de produto, dar destaque para o serviço delivery, entre outras informações interessantes para o cliente.

Precificadores diferenciados

As promoções merecem bastante destaque, pois elas vão ajudar a aumentar as vendas dos produtos. Nos precificadores, procure utilizar cores fortes e fontes de letras que possibilitem a leitura.

5 fatores que afetam a precificação na farmácia

Faixa de gôndola

É um adesivo instalado nas gôndolas da farmácia. O texto impresso deve ser bem resumido e o conteúdo pode chamar a atenção para algum tipo de produto, um desconto diferenciado ou alguma informação que possa estimular o consumidor a comprar os produtos.

Localização dos produtos na gôndola pode aumentar vendas na farmácia

Wobbler

É um tipo de material de sinalização que pode ser utilizado nas prateleiras da farmácia. Ele é posicionado próximo a um produto ou categoria com o objetivo de aumentar as vendas. Pode conter frases curtas para chamar a atenção do cliente como: preço mais barato, “compre 2 leve 3”, oferta relâmpago, etc. Cuidado para não usar essa peça em divulgações relacionadas à venda de medicamentos.

Móbile

É um tipo de peça de marketing instalada no teto da loja. Pode conter informações institucionais, palavras ou frases curtas sobre os descontos da loja, informações de campanhas. O móbile também pode ser utilizado para sinalizar as categorias dentro da drogaria, dependendo do tamanho da loja.

Testeira de monitor

É uma peça instalada sobre o monitor do caixa. A impressão do anúncio fica visível para o consumidor que está na fila ou na frente do caixa. Pode conter informações sobre programas de fidelidade da farmácia, ofertas de produtos expostos no próprio caixa. Além disso, também é possível ter mensagens para os atendentes no outro lado da peça, que fica impresso “para dentro”.

 

Para aumentar o número de clientes da drogaria é preciso sempre buscar as melhores estratégias de marketing para gerar interesse no público. Pesquise sobre as novidades no mercado em feiras e eventos do setor e atualize os seus conhecimentos. Lembre-se que o seu cliente merece o melhor sempre!

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