Estratégia para Montar uma Drogaria
Estratégia para Montar uma Drogaria

Publicado por farmarcas • 4 de janeiro de 2018

Estratégia bem definida é fundamental para montar uma drogaria

Montar uma drogaria exige objetivos bem traçados e muita organização do empresário. É essencial ter uma estratégia bem definida para conseguir montar uma drogaria e obter sucesso.

Saber o modelo de negócio que se deseja implementar é muito importante para começar a montar uma drogaria. Antes mesmo de escolher o ponto comercial é preciso definir a maneira como trabalhar.

Modelo Popular X Modelo Tradicional

No varejo farmacêutico, é possível utilizar dois modelos de negócio: drogarias de modelo popular e drogarias de modelo tradicional. Confira a diferença entre os modelos no infográfico que preparamos a seguir:

Qual a diferença entre drogarias populares e drogarias tradicionais?

Se quiser saber mais sobre os modelos, confira os artigos que temos sobre cada um dos dois:

Entenda o modelo de negócio de uma farmácia tradicional

Saiba como funciona o modelo de Drogarias Ultra Popular

Depois de definir o modo que irá trabalhar, você está pronto para começar a montar uma drogaria. Popular ou tradicional, com o modelo definido é possível partir para as outras etapas.

Metas e objetivos para montar uma drogaria

Traçar metas e objetivos é essencial ao montar uma drogaria. O varejo farmacêutico é muito competitivo. Atuar sem conhecer bem o mercado é extremamente arriscado. Para conseguir definir objetivos é preciso saber o perfil de consumo da região de atuação.

Entenda a importância de identificar o público-alvo da farmácia

Conheça o perfil do cliente para oferecer o que ele busca na loja
Ao partir para o comportamento de consumo da cidade ou bairro você conseguirá entender mais sobre como precisa atuar para alcançar os objetivos definidos. Saber o potencial de venda e a intenção de compra do público da região é essencial para definir a maneira de trabalho.
Tenha metas definidas para os meses e também para o ano como um todo. Isso ajuda a medir os resultados e otimizar os pontos a serem melhorados. Mas lembre-se que é preciso definir metas tangíveis, pois senão o negócio pode se perder no meio do caminho simplesmente porque a meta era irreal, pois não considerava alguns fatores.

Estratégia para montar uma drogaria

Conhecer o mercado farmacêutico é muito importante para conseguir definir a estratégia ao montar uma drogaria. Só assim é possível crescer num mercado cheio de concorrentes.

Lembre-se: para impactar os consumidores da região, é essencial oferecer algo diferente do que os demais players já entregam atualmente. Dependendo do modelo que você escolher, preço baixo ou qualidade na prestação e serviço podem ser os diferenciais.

Os consumidores já estão habituados com uma série de fatores no seu dia a dia. Para fazer com que mudem a rotina e busquem a sua loja é preciso ser diferente e chamar a atenção. Se destacar dos concorrentes é fundamental para ter sucesso no varejo farmacêutico.

Bom atendimento influencia experiência de compra do cliente na farmácia
Mesmo dentro do modelo popular, destacar-se apenas com “preço baixo” pode ser um risco. A qualidade no atendimento e a prontidão para atender todas as necessidades dos clientes são muito importantes. Os consumidores esperam pelo bom atendimento e não aceitam menos do que isso. O cliente que não encontra esse bom atendimento certamente não retornará à loja em uma próxima necessidade.

Organização para montar uma drogaria

Depois da estratégia definida e do ponto comercial escolhido, a organização é primordial para não haver atrasos no processo. O planejamento é fundamental para montar uma drogaria.

Defina prazos e cobre seus fornecedores para que tudo fique dentro do estipulado. Montar uma drogaria requer muita organização. São muitos fornecedores e diferentes prazos de entrega.

Depois de todos esses pontos definidos, você vai estar pronto para começar a montar uma drogaria e fazer muito sucesso.

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