Avaliação dos indicadores de vendas
Avaliação dos indicadores de vendas

Publicado por brenno • 13 de junho de 2019

Entenda os principais indicadores de vendas da drogaria

Para ter sucesso no varejo é preciso acompanhar todos os índices dos relatórios, principalmente os indicadores de vendas da drogaria. Isso porque a análise dos números ajuda o gestor a verificar possíveis perdas de produtividade e atuar na solução de forma rápida e eficiente.

Os indicadores de vendas da drogaria são métricas muito importantes relacionadas ao desempenho da empresa. Por meio desses parâmetros é possível fazer comparações entre períodos e elaborar estratégias para garantir que as metas sejam alcançadas.

Para fazer uma boa avaliação dos dados é preciso que o gestor conheça alguns tipos de indicadores. Confira uma lista dos principais indicadores de vendas da drogaria!

Tipos de indicadores de vendas da drogaria

Diariamente são realizados vários registros nos sistemas da farmácia. Desde a entrada das mercadorias, trocas de produtos, descontos concedidos, até o cadastro de clientes e as vendas à vista e a prazo. Por isso, para fazer uma boa análise dos indicadores de vendas da drogaria é preciso conhecer os principais tipos de dados:

Faturamento

Entre os indicadores de vendas da drogaria, o faturamento é o mais importante. Por isso, o gestor precisa analisar a evolução do negócio é fazer comparações diárias, semanais, trimestrais, semestrais e anuais, ou entre outros períodos específicos.

A queda desse índice é um sinal vermelho para promover ações rápidas e que sejam eficientes, conforme o problema encontrado. Um alto custo operacional, fluxo de caixa descontrolado, descontos mal planejados em campanhas promocionais podem influenciar negativamente no faturamento.

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É fundamental que o gestor acompanhe os números e verifique todos os relatórios financeiros para encontrar as possíveis causas do problema.

Descontos concedidos

É um dos indicadores de vendas da drogaria que está relacionado com o desempenho das campanhas promocionais e concessão de descontos. Nesse caso, para que o gestor faça uma análise eficiente, é preciso verificar os custos com descontos concedidos.

Além disso, o gestor pode fazer um levantamento do Custo das Mercadorias Vendidas e fazer uma comparação com os resultados de outros períodos.

5 fatores que afetam a precificação na farmácia

Dar descontos pode fazer parte da estratégia do seu negócio para se destacar na região e combater a concorrência, mas isso deve ser feito com muita cautela e planejamento. Simplesmente dar descontos sem muito critério ou definições bastante claras pode prejudicar a lucratividade do negócio.

Imposto sobre a Venda

Esse valor precisa ser analisado de acordo com o faturamento da loja. É importante sempre acompanhar os registros e guias geradas pelo contador a fim de saber qual é o regime estabelecido. Caso o índice seja muito alto, o gestor precisa verificar a possibilidade de alteração do regime tributário da drogaria.

Tudo que você precisa saber sobre os tributos do setor farmacêutico

Ter um contador com experiência no varejo farmacêutico é fundamental para evitar o pagamento de tributações além do necessário para a drogaria.

Ticket Médio

Um dos principais indicadores de vendas da drogaria é o ticket médio. Esse índice se refere ao valor gasto pelo cliente. Por meio da análise dessa métrica, o gestor consegue compreender o comportamento de compra do consumidor na drogaria. Para obter o índice, basta dividir o valor total do faturamento pelo número de vendas.

Se a farmácia apresentar um valor baixo de ticket médio, é preciso verificar fatores como precificação alinhada com o que é praticado no mercado, mix de produtos ajustado para atender a demanda do público, satisfação do cliente com o atendimento e os serviços oferecidos.

Outro fator que pode influenciar no valor do ticket médio é a sazonalidade dos produtos. Por isso é importante que o gestor conheça bem as características do mercado e do perfil do consumidor na farmácia. Dessa forma, poderá ter condições para implantar estratégias relacionadas aos períodos com maior e com menor volume de vendas de determinadas categorias de produtos.

Programas de fidelidade aumentam ticket médio em farmácias

O ticket médio também pode ser influenciado pela exposição correta dos produtos na drogaria. Se o organograma da drogaria for bem planejado, o cliente terá mais facilidade para encontrar o item procurado e isso estimulará o aumento do valor de compra.

Vale lembrar que é preciso muito cuidado na comunicação e na promoção de itens na farmácia para respeitar a legislação e não atuar com a indução de consumo de medicamentos. Aumentar o ticket médio pode ser também um fator de estratégia do trabalho da equipe. Por conta disso, é fundamental ter o trabalho muito bem alinhado com o time de atendimento da loja.

Volume de vendas

É um dos indicadores de vendas da drogaria que possibilita uma avaliação da quantidade de produtos vendidos em um determinado período em comparação aos anteriores. Por meio da análise desse dado, o gestor consegue saber quais são os produtos com baixo volume de vendas e elaborar estratégias pontuais para melhorar os resultados da farmácia.

Alguns fatores podem influenciar na queda do volume de vendas como a falta de variedade no mix de produtos ou estoque insuficiente. Caso o gestor encontre alguns desses problemas, precisará rever o planejamento de compras e efetuar os ajustes para evitar rupturas.

Entenda a importância do departamento de compras da farmácia

Ter layout interno e externo antigo ou com má conservação também pode contribuir para a queda nas vendas. Para que isso não ocorra, é importante promover a atualização nas peças de comunicação e no mobiliário da farmácia, além de manter a higiene e a organização.

Para ter um bom nível de vendas, além de cuidar da imagem da marca para transmitir confiança ao público, é preciso cuidar do conforto no atendimento ao cliente durante as compras. Lembre-se que a experiência de compra é fundamental para que o consumidor se sinta confortável dentro da loja e possa circular em busca do que necessita.

Outras influências sobre os indicadores de vendas da drogaria

A queda no índice de vendas pode ser influenciada por diversos fatores. Entre os principais estão o estoque baixo, falta de conhecimento técnico do gestor para montar estratégias assertivas, ponto comercial inadequado ou pouco fluxo de consumidores na drogaria.

Além disso, a sazonalidade também é um aspecto comum que precisa ser acompanhado pelo gestor. O ajuste do volume de compras de determinados produtos em virtude da época do ano, por exemplo, pode ajudar a equilibrar o giro do estoque.

Aproveite a sazonalidade de produtos na farmácia e venda mais!

Problemas como concorrência local e outros de ordem econômica na região podem influenciar negativamente nas vendas da drogaria. Diante disso, o gestor pode realizar pesquisas na região em que atua para estudar estratégias de divulgação e melhorar as vendas.

Em cada um dos casos é preciso realizar ações conforme as necessidades do negócio. Depois, é fundamental manter o acompanhamento dos indicadores para garantir que as metas estabelecidas no plano estratégico sejam alcançadas.

Analise os indicadores da sua drogaria para desenvolver cada vez mais o seu negócio e ter sucesso no varejo farmacêutico!

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Comentários

  • Gustavo Rosa de Castro says:

    Gostaria de saber mais para me associar.

    • brenno says:

      Olá, Gustavo, tudo bem?

      Obrigado por entrar em contato conosco e por acessar os nossos conteúdos!

      Enviamos um e-mail com mais detalhes e informações sobre a Farmarcas. Abraços e sucesso!

      • Fernando Fernandes says:

        Brenno, me envie também por e-mail todas informações e detalhes. Já enviei mensagem pela área “contato”, mas não me respondem. Obrigado

        • brenno says:

          Olá, Fernando, tudo bem?

          Obrigado pela mensagem! Peço desculpas pela demora, mas realmente recebemos muitas mensagens e acabamos levando algum tempo para atender a todas as solicitações. Enviei um e-mail para conversarmos também. Abraços e até breve!