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Na hora de planejar é importante ter em mente os pontos fortes e fracos da farmácia. Só assim é possível definir o que precisa ser mantido e o que precisa ser melhorado para alcançar os objetivos da empresa no próximo ano.Na hora de planejar é importante ter em mente os pontos fortes e fracos da farmácia. Só assim é possível definir o que precisa ser mantido e o que precisa ser melhorado para alcançar os objetivos da empresa no próximo ano.
Na hora de planejar é importante ter em mente os pontos fortes e fracos da farmácia. Só assim é possível definir o que precisa ser mantido e o que precisa ser melhorado para alcançar os objetivos da empresa no próximo ano.Na hora de planejar é importante ter em mente os pontos fortes e fracos da farmácia. Só assim é possível definir o que precisa ser mantido e o que precisa ser melhorado para alcançar os objetivos da empresa no próximo ano.

Publicado por Marketing Farmarcas • 14 de novembro de 2018

Entenda os pontos fortes e fracos da farmácia para planejar o próximo ano

O planejamento do negócio envolve analisar os pontos fortes e fracos da farmácia para otimizar as atividades e manter o desenvolvimento da empresa mês a mês. Como gestor, você precisa analisar todos os fatores de sucesso, saber o que precisa ser melhorado e o que precisa ser mantido.

Na hora de fazer o planejamento da sua drogaria para o próximo ano, deve fazer a análise SWOT, que em inglês significa FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

Ao sentar para analisar essas questões, você e sua equipe devem incluir tanto fatores internos, como processos, por exemplo, quanto externos, como a atuação dos concorrentes ou a possibilidade de haver um novo concorrente na região.

Principalmente em farmácias de menor porte, o faro de empresário ainda é muito forte para a tomada de decisões. É preciso compartilhar o planejamento da drogaria com mais pessoas da equipe e desenvolver as decisões com base em dados da loja. Só assim é possível fazer melhorias, pois você terá a certeza de onde está e onde quer chegar. Ou seja, quais são os pontos fortes e fracos da farmácia para trabalhar com metas e planos de ação no ano seguinte.

Quando falamos de analisar os pontos fortes de fracos da farmácia é essencial verificar os resultados desse ano e projetar as melhorias para o próximo ano. Para isso, é preciso ter clareza do que se espera. Analisar os trabalhos realizados, os concorrentes e entender bem os hábitos do consumidor podem auxiliar a traçar as metas a serem alcançadas.

Inúmeros fatores externos interferem diretamente nos negócios. O empresário precisa estar atento e preparado para interpretar todas as situações. Só assim é possível estar um passo à frente dos concorrentes.

Confira uma lista do que pode auxiliar o planejamento do seu negócio para o próximo ano:

Aumento do número de drogarias no país

O varejo farmacêutico vem crescendo muito e a quantidade de inaugurações de lojas também é muito grande. Por conta disso, é essencial que você esteja atento à movimentação de concorrentes e ter total controle do seu negócio. Uma farmácia bem administrada e com a estratégia definida pode seguir com ótimos resultados, mesmo com a presença de outras drogarias nas proximidades.

Concentração de redes de farmácias

As grandes redes do varejo farmacêutico têm certa concentração de mercado, mas o associativismo está crescendo muito e as lojas do setor já começaram a chamar a atenção das corporações. O empresário precisa estar atento a essa movimentação para entender os pontos fortes e fracos da farmácia e se planejar financeiramente.

Custos operacionais e variáveis

Você também precisar estar sempre de olho nos custos da sua farmácia. E isso envolve qualquer tipo de valor que envolva o financeiro da drogaria. Energia, água, produtos de limpeza, reposição de produtos, custos com equipe, entre outros. É essencial acompanhar os indicadores da drogaria e saber controlar os gastos. Só assim a sua farmácia terá boa saúde financeira e poderá desenvolver outras ações para vender mais ou projetar a expansão do seu negócio com novas filiais.

Competição por descontos

A briga por descontos aos consumidores é uma estratégia que precisa ser muito bem estudada antes de ser implementada na farmácia. Isso porque oferecer descontos e preço baixo podem conquistar mais clientes, mas a fidelização ocorrerá por outros fatores. É fundamental que exista uma estratégia de precificação com base na curva ABC e no CMV da loja. Uma drogaria sem estratégia certamente terá problemas financeiros no futuro.

Diversificação do mix de produtos

Ofereça um bom mix de produtos aos consumidores. Assim você conseguirá evitar rupturas de estoque e o consumidor sempre encontrará o que busca na sua loja. Lembre-se que se o consumidor tiver dificuldade em encontrar o que busca, há grandes chances dele ir para a farmácia concorrente. Esse é um fator fundamental para definir os pontos fortes e fracos da farmácia.

Satisfação dos clientes na farmácia

Atender as necessidades do consumidor é uma das principais necessidades do atendimento no balcão. E esse deve ser um objetivo muito claro para todos que trabalham na sua farmácia. Como gestor, o ideal é capacitar a equipe para incorporar esse valor como uma cultura da empresa e sempre manter a excelência na qualidade do atendimento na farmácia.

Condições comerciais com parceiros

O relacionamento do setor de compras da farmácia com os parceiros é muito importante. Ter boas condições de compra com os fornecedores é um dos grandes diferenciais que se pode construir no varejo farmacêutico. Busque manter uma boa relação e o networking com a equipe de representantes que atende a sua drogaria.

Ações de marketing dos concorrentes

Como já falamos, a concorrência entre as drogarias mais próximas é muito grande. E isso deve ser um dos principais fatores para definir os pontos fortes e fracos da farmácia. Fique atento às ações dos concorrentes, mas não se esqueça de manter sua estratégia bem definida e analisá-la com frequência. Isso é fundamental para o sucesso da farmácia.

Turnover de funcionários

A entrada e saída de funcionários é um grande desafio para a empresa. Capacitar e treinar novos colaboradores requer tempo, tanto para a contratação quanto para que a pessoa comece a desempenhar as atividades com maestria.

Busque conhecer o mercado da região para alinhar as atividades e pagamentos à sua equipe. A cultura corporativa deve desenvolver as pessoas e buscar o crescimento de todos dentro da empresa. Leve isso em conta para fazer o planejamento e pensar os pontos fortes e fracos da farmácia.

Mercado farmacêutico em ascensão

O varejo farma vem crescendo acima de dois dígitos nos últimos anos. Isso é muito importante para fazer o planejamento e pensar o que você deseja para a sua drogaria o próximo ano. Se o mercado está crescendo, a sua meta de crescimento deve estar pelo menos próxima a esse valor. Se o mercado cresce mais do que a sua drogaria, quer dizer que os concorrentes podem estar tomando espaço da sua região de atuação.

Crescimento dos medicamentos genéricos

Os pontos fortes e fracos da farmácia devem considerar as vendas de cada categoria. O grupo de genéricos vem crescendo nos últimos anos. É hora de analisar o mix de produtos da loja e entender como melhor distribuir as moléculas. Lembre-se que a estratégia de precificação da drogaria deve considerar as diferenças de precificação para cada grupo de produtos.

Conscientização da prevenção em saúde

O crescimento da onda de bem-estar na população brasileira é um fator a ser considerado nos pontos fortes e fracos da farmácia. Hoje muitas pessoas começam a se cuidar com antecedência para evitar o surgimento de doenças. Vitaminas, suplementos e outros produtos agora têm mais penetração e podem se tornar um forte segmento de atuação da sua loja. Vale acompanhar a representatividade desse produto nas suas vendas e fazer ações para divulgar a sua farmácia para esses setores.

Softwares de gestão de drogarias

A profissionalização na administração de farmácia já é uma realidade no país. As vendas a prazo no caderninho do caixa ou o acompanhamento do estoque por uma planilha de controle manual já são ultrapassados. É preciso estar atento e acompanhar a tecnologia para otimizar as atividades e ter melhores rendimentos, tanto de vendas quanto de tempo.

 

Reserve um tempo na sua agenda para fazer o planejamento da sua drogaria para o próximo ano. Pense nos pontos fortes e fracos da farmácia e colha os resultados de planos de ação bem definidos para o próximo ano!

Conteúdo editado e atualizado em 14/10/19.

 

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Análise de SWOT


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Comentários

  • Miriam Denise Duarte Venturin Gonçalves says:

    Ótima matéria

  • JOÃO VIEIRA DE PAULA E SILVA says:

    Gostaria de receber informações em como controlar eficazmente prazos de validade de medicamentos e outros produtos da drogaria.

    • Farmarcas says:

      Olá, João!
      Atualmente existem empresas que disponibilizam no mercado softwares bastante eficientes para automatizar o controle de estoque. Verifique as necessidades do seu negócio e busque fornecedores de confiança. Sucesso nos negócios!