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Publicado por Marketing Farmarcas • 11 de agosto de 2020

Modelo de negócio: entenda o sucesso das redes Farmarcas

O modelo de negócio Farmarcas possui um grande diferencial no mercado farmacêutico: excelência na gestão das drogarias. A Central, criada em 2012, administra 11 redes associativistas de farmácias em todo o Brasil com o objetivo de auxiliar o empresário a obter os melhores resultados.

Na Farmarcas, o empresário conta com uma equipe especializada que o orienta em todas as etapas do seu negócio, como por exemplo:

» análise do ponto comercial escolhido pelo associado;

» consultoria em questões burocráticas para a abertura da empresa;

» projeto de layout para montagem da loja conforme a identidade da rede de farmácia;

» orientação para os primeiros pedidos junto aos fornecedores;

» acompanhamento dos indicadores da farmácia.

Cada departamento utiliza sistemas, ferramentas e conhecimentos técnicos com base nas últimas inovações no varejo farmacêutico para alcançar os objetivos individuais dos associados e também de todo o grupo.

 

Conheça os departamentos da Farmarcas

 

O caminho de um novo associado é pensado para oferecer a melhor orientação em cada passo de uma nova drogaria. Seja uma conversão de uma farmácia já existente ou a inauguração de uma loja nova, tudo começa no departamento de expansão.

 

Expansão

 

Responsável pela análise do perfil dos empreendedores e do ponto comercial indicado para novas lojas, este departamento faz o relacionamento inicial dos interessados em fazer parte de uma das redes associativas administradas pela Farmarcas.

Os especialistas em Expansão da Farmarcas fazem a análise de informações estratégicas de mercado de acordo com o perfil do público consumidor para que o gestor tome as melhores decisões para o seu negócio.

Além da análise de ponto, o associado também passa por uma criteriosa avaliação de perfil empreendedor, que é fundamental para ingressar em uma das redes da Farmarcas.

Nesse departamento ele também recebe orientação sobre toda a documentação da loja. Além de layout e materiais de comunicação para a inauguração.

 

Marketing

 

No Marketing é que são desenvolvidas as identidades visuais de cada uma das redes associativistas da Farmarcas. Esse departamento é especializado em comunicação para o varejo farmacêutico.

Designers, criativos, redatores, videomakers, especialistas em criação publicitária e em marketing digital, junto com um time experiente em atendimento, dão todo o suporte ao associado sobre a comunicação da marca para o mercado.

O marketing das redes Farmarcas cria todos os materiais padrão das redes, como encartes promocionais, por exemplo. Também desenvolve ações sazonais e promoções para as lojas dos associados, como a Campanha Nacional, que oferece prêmios aos consumidores e alavanca os resultados dos pontos de venda.

Anjos

 

O departamento de Anjos é um dos grandes diferenciais da Farmarcas. Cada farmácia associada às redes da Farmarcas possui um profissional específico para auxiliar na gestão da drogaria. Desde números como CMV ou até mesmo atenção nas contas da loja. Tudo é pensado para otimizar ao máximo o resultado e a operação da farmácia.

Os anjos também fazem o contato no dia a dia com o empresário e são treinados para tirar dúvidas e auxiliar com o que for necessário. Todas as solicitações de materiais de comunicação passam pelo anjo da farmácia, que redireciona a demanda para os outros departamentos da central.

Os anjos ainda orientam o empresário das redes Farmarcas quanto ao desconto aplicado na farmácia. Baseados em análises de perfil da região e do modelo de negócio que o proprietário deseja trabalhar, esses profissionais auxiliam para a tomada de decisão mais correta e o sucesso da farmácia.

 

 

Sucesso do Associado

 

Os analistas que compõem o departamento de Sucesso do Associado buscam orientar, apoiar e servir os associados para que atuem com alta eficiência operacional e se tornem cada vez mais prósperos.

Além disso, tem como função oferecer subsídios aos empreendedores na gestão do negócio a fim de desenvolverem uma inteligência administrativa mais profunda e assertiva.

 

Cadastro

 

A equipe de Cadastro realiza toda a padronização do cadastro de produtos e padrão de grupos, garantindo assim uma otimização da gestão das drogarias. Além disso, também efetua o cadastro das lojas nos distribuidores e nas indústrias, para que os associados tenham acesso aos sistemas de compras e campanhas de produtos para suas lojas.

Toda essa estrutura funciona para otimizar e melhorar a gestão da farmácia de cada associado.

Um diferencial do departamento de Cadastro é a atuação junto às lojas na análise e ajuste da sua estratégia de precificação para otimizar os resultados do negócio.

 

Business Intelligence

 

O Business Intelligence engloba um conjunto de técnicas e ferramentas que permite a organização e análise das informações para dar suporte à tomada de decisão. O objetivo da equipe de BI da Farmarcas é transformar dados em informações decisivas.

Com isso, a Farmarcas utiliza dados assertivos para melhorar a performance em todas as atividades que desempenha como negociações com os parceiros, acompanhamento dos preços, análise do mercado, avaliação detalhada dos indicadores das lojas, entre outras análises geradas pelo departamento.

 

 

Comercial

 

O departamento comercial desenvolve sólidas parcerias entre os associados da Farmarcas e os principais laboratórios e distribuidores farmacêuticos brasileiros.

O núcleo de negociação é composto por gerentes de contas que tem como tarefa diária buscar as melhores condições nas compras de medicamentos genéricos, similares, Propagados e de “Não-Medicamentos” (Higiene, beleza, conveniência e Nutrição).

Além disso, é feito também um trabalho especializado para a negociação de “não-medicamentos, chamando “SIC HBN” para as farmácias das redes da Farmarcas. Tudo isso para oferecer às lojas um mix de produtos com a variedade necessária para atender as preferências dos consumidores de norte a sul do Brasil.

Ao fazer parte de uma rede de drogarias da Farmarcas, o associado tem a possibilidade de participar das compras centralizadas e compras coletivas.

 

Saiba mais sobre os tipos de compras disponíveis aos associados da Farmarcas

 

Modelo de negócio

 

Conheça o modelo de negócio das redes de drogarias associativistas da Farmarcas

 

Drogarias Ultra Popular

Modelo de negócio

A Drogarias Ultra Popular foi criada pela Febrafar em maio de 2012 e é a rede de drogarias que mais cresce dentro da Farmarcas. O principal foco da Ultra Popular é oferecer uma grande variedade de produtos e medicamentos genéricos ao consumidor. A rede trabalha sempre com preços baixos. Para isso, a Ultra Popular mantém um modelo de gestão de negócio de baixo custo e alta eficiência operacional.

A rede possui mais de 770 lojas e o número de associados continua aumentando. A Drogarias Ultra Popular tem o compromisso de ser a farmácia mais barata do Brasil e oferece um modelo de gestão de farmácia com ferramentas administrativas que facilitam o dia a dia dos empreendedores varejistas.

Site: www.drogariasultrapopular.com.br

Drogarias Maxi Popular

Modelo de negócio

Criada pela Febrafar em maio de 2012, a Maxi Popular se diferencia por vender sempre barato, tem foco em medicamentos genéricos, além de manter um modelo de negócio que tem entre os principais pilares, o associativismo. Além disso, também trabalha com gestão de baixo custo e alta eficiência operacional.

Um dos grandes focos da rede é trabalhar com genéricos a preço baixo e modelo de negócio sem check-out, para otimizar os custos do empresário.

Site: www.maxipopular.com.br

Farmácia Super Popular

Modelo de negócio

A Super Popular teve a sua primeira loja inaugurada em setembro de 2012 e é exclusiva de um grupo de empresários com grande plano de expansão. O principal foco da Super Popular é oferecer uma grande variedade de produtos e medicamentos genéricos com preços baixos ao consumidor. Para isso, a rede mantém um modelo de gestão de negócio de baixo custo e alta eficiência operacional.

Site: www.redesuperpopular.com.br

Entrefarma

Modelo de negócio

Criada em 2006, a rede Entrefarma é uma tradicional rede associativista de drogarias de Minas Gerais, com mais de 100 lojas em várias cidades da região.

A Entrefarma é uma marca de farmácias líder no mercado mineiro, com grande credibilidade e confiança do consumidor. A rede prioriza a prestação de serviços ao cliente aliada a uma política adequada de preços através do Cartão Fidelidade. Já são mais de 500 mil clientes no estado de Minas Gerais.

Com o objetivo de garantir a melhor gestão e os melhores resultados, a Entrefarma se filiou à Farmarcas no ano de 2014, o que possibilitou aos associados o uso de ferramentas exclusivas de gestão e o suporte administrativo necessário para o seu negócio.

Site: www.entrefarma.com.br

AC Farma

Modelo de negócioCom o objetivo de capacitar o empreendedor do varejo farmacêutico para enfrentar o mercado concorrente e buscar soluções para suas farmácias, um grupo formou uma associação de drogarias que mais tarde desenvolveu suas atividades na ACIC – Associação Empresarial de Criciúma. Buscando aprimorar a gestão e desenvolver mais competitividade, a rede se filiou à Farmarcas em fevereiro de 2016.

A rede está concentrada na região de Santa Catarina e Paraná e possui um grande plano de expansão. A decisão de buscar a Farmarcas para se filiar partiu do desejo de melhorar o sistema de gestão das lojas, bem como toda a parte de vendas, marketing e comunicação, incluindo desde o layout da loja (interno e externo) até os materiais utilizados.

Site: www.acfarma.com.br

Farmácias Bigfort

Modelo de negócio

A Farmácias Bigfort nasceu a partir da reformulação da rede de farmácias Farmafort, que existe desde 1997. Hoje é uma rede de drogarias com forte atuação no interior paulista, principalmente na região de Sorocaba. Além disso, a rede também está presente nas regiões de Itapetininga, Itu, Araçariguama, Campina do Monte Alegre, Ibiúna e Angatuba. Recentemente, a Bigfort também chegou à Brasília e à Bahia.

Em 2015, a rede se associou à Farmarcas, que possui sede em São Paulo e centraliza a administração da marca, oferecendo o suporte necessário para que o empresário fortaleça a sua atuação no varejo de sua região.

Site: www.farmaciasbigfort.com.br

Farma100

Modelo de negócio

A marca Farma100 nasceu em 1998 e hoje é uma rede de drogarias com forte atuação na região do Grande ABC e também na capital paulista. Atualmente, a Farma100 está presente nas cidades de Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André, Osasco, Cotia, Carapicuíba, Mogi das Cruzes, Mairiporã e São Paulo.

Ao final de 2014, a Farma100 se filiou à Farmarcas, buscando o melhor em administração e gestão de farmácias. A Farmarcas disponibiliza ferramentas gerenciais exclusivas, que permitem o controle total dos processos administrativos da loja.

Site: www.farma100.com.br

Drogarias Maestra

Modelo de negócio

A Drogarias Maestra é a nova identidade das drogarias FarMaestra, uma rede de farmácias em crescimento constante, que atua no mercado há 30 anos. Possui unidades em diversas cidades do interior paulista, entre elas: Vinhedo, Valinhos, Campinas e Hortolândia. Associada à Farmarcas desde 2017, oferece aos lojistas a oportunidade de trabalhar com ferramentas eficientes na área de gestão farmacêutica e parcerias com os maiores laboratórios farmacêuticos do Brasil.

Site: www.drogariasmaestra.com.br

Farmavale

Modelo de negócio

A Farmavale valoriza a sua origem e presta um serviço atencioso às famílias do Vale. A rede é tradicional no Vale do Paraíba e possui diversas unidades para atender os consumidores.

Oferece também condições especiais de preços em seus produtos para levar saúde e bem-estar à população.

Site: www.redefarmavale.com.br

Maisfarma

A Maisfarma tem o propósito de propagar o empreendedorismo e ser uma rede associativista forte e respeitada no mercado. Possui lojas nos estados da Paraíba e Pernambuco, oferecendo aos seus clientes produtos de qualidade com preços baixos e atendimento diferenciado.

Filiada à Farmarcas em 2019, passou a ter acesso às ferramentas exclusivas de gestão e o suporte administrativo necessário para o negócio. Além disso, toda a comunicação e estratégias da rede passaram a ser desenvolvidas com planejamento e padronização da associação.

Site: www.drogariasmaisfarma.com.br

Megapharma

Com mais de 18 anos de experiência no segmento, a Megapharma está localizada na cidade de Patos, na Paraíba. A rede possui um arrojado plano de expansão no estado. Associada à Farmarcas em março de 2016, usufrui dos benefícios das parcerias comerciais para vender a preços mais baixos.

 

Se você se identificou com nosso modelo de negócio e deseja aumentar o potencial da sua farmácia ou abrir a sua primeira loja, com apoio especializado de uma empresa comprometida com os resultados do grupo, acesse o material abaixo.


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Comentários

  • Francisca Soares Gomes says:

    Quero abrir uma ultra popular. Vocês me indicar onde não tem ainda