Entenda a importância do departamento de compras da farmácia

O departamento de compras da farmácia é fundamental para o bom funcionamento do negócio. Dentre as suas atribuições estão a realização das cotações e ordens de compra, as negociações com os fornecedores, o recebimento e a comparação de propostas, etc. Ou seja, é essencial que a área esteja alinhada com a visão estratégica da drogaria.

Entenda a importância do departamento de compras da farmácia e como ele influencia todo o seu negócio.

Mantém o bom funcionamento da farmácia

O departamento de compras da farmácia é responsável por manter a drogaria em pleno funcionamento. O setor influencia, inclusive, no processo de vendas. Isso porque ele é responsável por abastecer o estoque de produtos que serão comercializados na sua farmácia.

Ou seja, ao realizar os pedidos em tempo suficiente para os fornecedores e manter o estoque abastecido, a área de compras contribuirá também para que a sua empresa não pare de lucrar.

Bom mix de produtos na farmácia é essencial para atender necessidades do cliente

A gestão de compras é importante pois aproveitará os estoques de forma adequada, conferindo a reserva de produtos antes da realização de pedidos ao distribuidor.

Lembre-se que a ruptura de estoque é o principal fator de mudança de hábito de compra para uma farmácia concorrente. Se o departamento de compras da farmácia não planeja bem a reposição de produtos você pode acabar perdendo clientes por não ter determinados itens quando o consumidor os buscar.

Atua nas negociações

Estabelecer e manter um bom relacionamento com fornecedores também é papel do departamento de compras da farmácia. Por meio disso, o seu poder de negociação aumenta assim como a possibilidade de conseguir praticar melhores preços.

Como melhorar o relacionamento com a indústria farmacêutica

O relacionamento com os fornecedores é totalmente estratégico para que a sua drogaria consiga reduzir custos. Porém, para que seja feito de forma efetiva, é preciso que a área registre todas as cotações solicitadas, negociações estabelecidas, assim como todas as compras efetuadas.

Ao ordenar o histórico, o departamento de compras da farmácia consegue negociar descontos em seus pedidos. Para isso, é indicado que tudo seja informatizado.

Otimiza o processo

Com processos definidos fica mais fácil para o setor influenciar positivamente o seu negócio. Uma boa maneira de gerenciar as compras é utilizar softwares especializados.

Entenda a curva ABC da farmácia e melhore o seu negócio!

Um software que seja capaz de consultar os registros de estoque, gerenciar as cotações com os fornecedores, além de manter um histórico financeiro bem organizado – tudo isso de forma automatizada e, consequentemente, mais ágil.

Os processos realizados pela área que realiza compras de uma drogaria visam a eficiência, redução de custos, qualidade e agilidade na aquisição de produtos. Por estes motivos, o departamento de compras da farmácia é muito importante para o desenvolvimento da gestão estratégica da empresa, mantendo-a cada vez mais competitiva.

Dá mais competitividade ao negócio

Dentro de uma rede ou associação, a central possui acesso à indústria farmacêutica e aos distribuidores com mais facilidade, o que proporciona maiores descontos na hora de comprar medicamentos.

Outro ponto fundamental é a utilização de compras coletivas e compras centralizadas, em que a central realiza a negociação prévia e, com amplo número de farmácias e maior demanda em algumas moléculas em específico, consegue aprimorar os descontos na aquisição dos produtos, desenvolvendo cada vez mais a competitividade dessas farmácias.

Comprar Bem: estratégias para ter sucesso no varejo farmacêutico

Uma gestão de compras eficiente é um diferencial altamente positivo e competitivo para sua farmácia. Ela traz mais agilidade nas operações e o resultado final é o aumento do lucro. Vender mais é o objetivo de todo empresário do varejo farmacêutico, mas, muitas vezes, é possível otimizar ações e melhorar processos do departamento de compras da farmácia para ter melhores resultados.

Quem compra bem, vende bem, pois consegue os melhores produtos com os melhores preços. Comprando com eficiência, influencia-se diretamente no financeiro da empresa, na necessidade de capital de giro e no fluxo de caixa. É preciso levar em conta que, apesar de ter departamentos separados, a drogaria funciona com um único objetivo. Para isso, é essencial ter o papel de cada departamento no desenvolvimento do trabalho no dia a dia bem alinhado.

Quando se compra com o melhor preço, se consegue um diferencial na precificação do produto, podendo alocá-lo melhor no mercado e vender cada vez mais. Desenvolva as atividades do departamento financeiro da farmácia e tenha melhores resultados!

Gestão Financeira da Farmácia