Contador para Farmácia
Contador para Farmácia

Publicado por Farmarcas • 12 de abril de 2018

Por que é importante ter um contador para farmácia?

Um bom contador para farmácia é crucial para o sucesso da empresa. A tributação do varejo farmacêutico é relativamente complexa e muitos empresários não sabem lidar com esse tema da maneira como deveriam.

Por conta disso, é fundamental ter alguém com experiência para orientar sobre os impostos da drogaria. Um contador para farmácia não só ajudará com as taxas e livros de contabilidade, mas também será um conselheiro financeiro para as tomadas de decisão do negócio.

Portanto, contrate alguém em quem possa confiar. A confiança é primordial quando falamos sobre a situação financeira da empresa. Ter um contador para farmácia que, “tapa buraco” quando necessário certamente não construirá essa relação de credibilidade que é necessária.

Administrar com análise de indicadores melhora a gestão da farmácia

A referência pessoal geralmente é a melhor maneira de encontrar um contador para farmácia confiável. Procure amigos da área ou busque indicações de colegas proprietários de farmácias sobre os contadores parceiros. Assim as chances de sucesso são maiores, principalmente quando falamos de confiança no trabalho.

Não se esqueça de que ter experiência prévia no ramo farmacêutico é muito importante. Como há impostos específicos desse setor, um contador para farmácia deve estar ambientado com as siglas e necessidades do segmento.

Veja dicas sobre a importância de contratar um contador para farmácia

A ajuda de um profissional na contabilidade da empresa faz muita diferença. É importante não só para se manter dentro da lei, mas também para fazer com que a farmácia não acabe pagando mais impostos do que o necessário.

Emissão de notas

Muitas vezes o empresário consegue fazer isso sozinho. Porém, com o desenvolvimento da empresa, o ideal é que o dono da farmácia transfira essa tarefa para uma pessoa de confiança.

Há muitos fatores relacionados à estratégia e ao planejamento da farmácia que são de responsabilidade do proprietário. Assim como o atendimento no balcão, se preocupar com o dia a dia da contabilidade não deve ser uma responsabilidade do dono da loja. Claro que é fundamental conhecer a tributação para saber cobrar do contador, mas o operacional não deve fazer parte das tarefas do proprietário.

Qual o papel do gerente da farmácia?

As dúvidas relacionadas à contratação de funcionários sempre surgem. Como registrar os colaboradores? O que deve ser oferecido de benefícios? Como lidar com a documentação de contratação e demissão? Como realizar pagamentos e lidar com os papéis que se manuseia mensalmente? O contador para farmácia certamente ajudará com todos esses assuntos, poderá esclarecer as dúvidas e ainda resolver as situações no dia a dia.

Impostos

O varejo farmacêutico possui muitos impostos específicos. É muito importante que o contador auxilie nos assuntos relacionados à tributação. PIS, COFINS, ICMS, ST, entre outros. Há também listas (positiva, negativa e neutra). Sem falar que a farmácia deve se enquadrar em um dos regimes de tributação: simples nacional, lucro presumido e lucro real.

Organização

É preciso manter um controle do que se compra e do que se vende. Mesmo que você tenha um sistema de entrada e saída de produtos, o contador para farmácia pode auxiliar com as notas fiscais. A falta de dados organizados pode impactar o crescimento da empresa.

Problemas

Atrasos de pagamentos de impostos podem gerar graves consequências. Como o varejo farmacêutico possui uma tributação complexa, é preciso ficar muito atento. Em caso de atrasos, juros e multas podem ser acrescentados aos pagamentos. Entender o segmento é fundamental para evitar problemas. Por isso é importante saber exatamente o que se está pagando, garantindo regularidade.

Saiba como administrar sua farmácia com eficiência

Crescimento

Muitas vezes as empresas têm um crescimento muito maior do que o esperado. Isso demandará a mudança no perfil fiscal e jurídico da drogaria. Ter um contador para farmácia ajudando nessa transição é muito importante. Além disso, também é fundamental o suporte de um profissional para entender as necessidades do novo enquadramento fiscal.

Gestão

Conhecer por onde o dinheiro transita e como ele pode ser melhor investido para o crescimento da empresa é algo que uma contabilidade gerencial profissional pode fornecer.

Entender o varejo farma vai além de dominar o atendimento no balcão e saber comprar bem para a reposição de estoque. Entender toda a complexidade do setor é importante. Mesmo que seja apenas conhecer basicamente os assuntos, isso já permite que o proprietário da loja tenha uma visão ampla e mais gerencial do estabelecimento.

Aproveite as dicas, conheça mais sobre o setor e contrate o contador para farmácia ideal para o seu negócio.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *