Publicado por Farmarcas • 14 de junho de 2018

Entenda a importância da fachada da farmácia

A fachada da farmácia é o item mais importante da comunicação da drogaria. Muitos empresários se preocupam demais com as vendas e esquecem que os aspectos visuais são essenciais para o resultado do negócio.

A sua drogaria pode ter o melhor preço da região, mas se a fachada da farmácia não chamar a atenção do consumidor, suas vendas não serão as mesmas. Quando dizemos chamar a atenção, significa saber se comunicar com o público de maneira clara e objetiva. A fachada da farmácia deve mostrar a qualidade e o profissionalismo do estabelecimento.

Por este motivo é que os proprietários de drogarias independentes devem estar atentos e desenvolver uma fachada da farmácia atraente. Dessa maneira é possível se destacar entre as farmácias da região e manter a lucratividade do estabelecimento com o aumento das vendas.

Aspectos visuais da drogaria

Comparando aspectos físicos da loja em geral, como espaço, mobiliário, iluminação, caixa, entre outros, a fachada da farmácia é extremamente importante para a comunicação do estabelecimento.

Por meio da fachada da farmácia é que os consumidores conseguem ter uma primeira impressão da loja e localizam a drogaria como referência, por conta da qualidade do material e da identidade da marca.

Padrão da identidade da farmácia é importante para conquistar o cliente

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Abiesv (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo), que não envolveu apenas o setor farmacêutico, 63% dos consumidores acham que a fachada é fundamental para identificar a marca e 59% identificam se a loja combina com seu gosto pela fachada.

Analisando a fachada, 57% dos entrevistados decidem se vão entrar na loja ou não, e os mesmos 57% já sabem se o estabelecimento é caro ou barato. Além disso, cerca de 50% já acreditam saber se a loja tem produtos de qualidade pela fachada.

A fachada da farmácia deve dar visibilidade à loja

A iluminação da fachada é muito importante. Vale lembrar que a comunicação deve ser percebida durante o dia e à noite. Portanto, paredes, calçadas e a parte externa da drogaria devem estar limpas e bem cuidadas. Uma boa iluminação à noite também é fundamental para destacar a sua loja.

Além disso, o ideal é que, mesmo do lado de fora, os consumidores possam observar a boa exposição e a arrumação da farmácia.

Mantenha o padrão da comunicação na fachada da farmácia

Muitos empresários focam nas vendas e se esquecem que, para ter clientes dentro da loja, a fachada deve se comunicar bem com os clientes. A identidade visual da farmácia deve ser desenvolvida por profissionais qualificados e que tenham conhecimentos sobre o varejo farmacêutico.

20 dicas para você montar uma drogaria de sucesso

Mesmo uma farmácia independente deve buscar uma fachada de destaque. Uma identidade própria certamente tornará o seu estabelecimento referência no bairro ou cidade em que está inserido.

Cuidado com a legislação vigente

Muitas cidades têm legislação específica sobre as fachadas do comércio. Fique atento às leis locais para a fachada da farmácia. Para evitar poluição visual, algumas prefeituras desenvolveram regras de tamanhos e permissões sobre a fachada das lojas.

A dica é, antes de fazer o investimento, consulte a legislação local para evitar multas e não desperdiçar dinheiro investido.

Acesse nossos materiais gratuitos para baixar e saiba como a Farmarcas tem incentivado o crescimento e o apoio ao empreendedor do varejo farmacêutico no caminho ao sucesso.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *