fbpx

Publicado por Felippe Lopes • 18 de fevereiro de 2022

Conheça a documentação necessária para abrir uma drogaria

Saber a documentação necessária para abrir uma drogaria é fundamental para quem deseja iniciar nesse empreendimento. Veja quais são eles.

 

Com a expectativa de crescimento do varejo farmacêutico em 2022 e a digitalização do consumidor cada vez mais presente, diversos empresários já estão investindo na abertura de novas drogarias. Entretanto, antes de investir nesse empreendimento, é fundamental saber tudo sobre a documentação necessária para abrir uma drogaria.

Pensando nisso, hoje trouxemos uma lista com os principais documentos que você precisará saber antes de dar o primeiro passo nessa jornada. Quer saber mais? Então confira abaixo.

 

Por que saber sobre a documentação necessária para abrir uma drogaria?

 

Antes de tudo, devemos esclarecer a importância de se conhecer a documentação necessária para abrir uma drogaria. Além de garantir que o empreendimento siga as normas estabelecidas pela lei, muitos desses documentos também garantem a segurança do ambiente para funcionários e clientes.

 

Por serem estabelecimentos de saúde, as drogarias necessitam de alguns documentos específicos e que são requeridos por órgãos fiscalizadores do setor farmacêutico.

 

Confira a lista abaixo.

 

Alvará de funcionamento

 

Trata-se do principal documento para garantir que uma farmácia possa exercer suas atividades em um determinado local. Ele é extremamente importante, pois mostra que o empreendimento está devidamente legalizado.

 

Alvará sanitário

 

Assim como o alvará de funcionamento, o alvará sanitário também é obrigatório para o funcionamento de uma drogaria. Ele garante a qualidade das instalações e dos produtos vendidos.

 

Conselho regional de farmácia (CRF)

 

O Conselho Regional de Farmácia é o órgão responsável por fiscalizar e regulamentar a profissão farmacêutica no Brasil.

 

Além disso, também é função do CRF emitir a carteira profissional e tirar todas as dúvidas relacionadas a atividade profissionais farmacêuticas.

 

Inscrição Estadual

 

Trata-se de um número de registro emitido pela Secretaria da Fazenda ou pela Receita Federal. É por meio da Inscrição Estadual que é recolhido o ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços).

 

Certificado AFE

 

Ele é basicamente o documento que comprova que uma drogaria está apta para exercer suas atividades.

 

Para obter esse certificado, é preciso que o estabelecimento faça uma petição na Anvisa, por meio do site da instituição.

 

SNGPC

 

O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados é responsável por controlar a venda de medicamentos controlados.

 

 

Entender a documentação necessária, certamente facilitará o processo de abertura da sua drogaria. Se você tem interesse em abrir uma, aproveite para fazer o download dos materiais que preparamos e ganhe ainda mais praticidade.


0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários