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Digitalização 360º das farmácias
Digitalização 360º das farmácias

Publicado por Marketing Farmarcas • 28 de junho de 2021

Digitalização 360° das farmácias : um caminho sem volta

Veja como a digitalização 360º das farmácias carrega um potencial enorme para o varejo farmacêutico no Brasil!

 

Dediquei grande parte de minha vida  ao mercado farmacêutico e posso afirmar que passei por muitos momentos importantes dentro do varejo. Recentemente, notei  um ponto que vem ganhando fundamental relevância:  a digitalização 360º das farmácias.

Dessa forma, acredito que abordar esse tema de forma aprofundada é primordial, uma vez que é necessário analisá-lo de forma bastante ampla. Na maioria das vezes, quando falamos em digitalização de farmácias, a ideia que vem à cabeça é de uma estrutura de e-commerce, que certamente é importante, mas cobre apenas uma parte das possibilidades relacionadas ao tema.

A digitalização 360º das farmácias

Ao pensar nesse tema, é fundamental contar com uma percepção mais abrangente sobre a digitalização 360° das farmácias. Como presidente da Febrafar e da Farmarcas, sou um entusiasta do assunto e posso afirmar que esse processo digitalização em nossas redes teve início desde o início de nossos trabalhos no associativismo. Aliás, sempre buscamos oferecer inovações estratégicas para a gestão das lojas em todos os seus estágios.

Um grande exemplo, é que hoje temos um dos principais programas de fidelidade do país o PEC – Programa de Estratégias Competitivas, onde atualmente possui mais de 35 milhões de clientes cadastrados em todo o Brasil e oferece dados de qualidade aos nossos associados e grandes diferenciais para os consumidores.

Entretanto, com o início da pandemia e em face às necessidades do momento, esse tema ganhou mais força. Começamos a incentivar a prática do delivery das farmácias e também intensificamos a transformação digital do consumidor. É óbvio que, em um primeiro momento, isso dá mais trabalho do que resultado, pois é preciso investir em processos para cadastro, aplicativos, sistemas, novas metodologias e isso não traz um resultado de curto prazo.

Digitalização no médio / longo prazo

Quando olhamos para 2025, sabemos que estamos nos preparando para um formato que o meu concorrente não está, ou seja, estou plantando uma árvore hoje para colher lá na frente. Pode ser que em 5 anos o modelo de negócios seja outro, totalmente personalizado.

Descontos diferentes para pessoas diferentes. Estamos nos preparando para isso e, mesmo antes desse cenário, nossa digitalização já ia muito além do consumidor. Na minha visão a digitalização precisa ser 360°, ou seja, estamos trabalhando para possibilitar que  todos os processos de uma farmácia estejam digitalizados. Isso, se bem utilizado, terá um valor imensurável para as lojas de nossas redes.

Carregamos uma visão da digitalização em vários âmbitos, tanto automatizando os processos internos para ganho de qualidade, quanto pelo lado do consumidor, onde o processo de atendimento é otimizado para que possamos entender os hábitos de consumo e estreitar o relacionamento.

Por fim, para o processo de digitalização ocorra, é preciso que ele se entenda a todos os processos da operação, buscando alternativas amplas e de fácil integração para as lojas. Parto da premissa de que o público já é digitalizado em variados níveis. Assim, o papel da digitalização é se adequar aos anseios e necessidades deles para que se tenha realmente soluções efetivas.

Dentro desse conceito, criamos alternativas que são realmente práticas. Assim garantimos que a digitalização não seja apenas teoria, mas sim uma solução aplicável e que proporcione resultados para todos que participam de nossas ações.

 

Por Edison Tamascia, Presidente da Farmarcas*


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