fbpx
Escolha do Ponto Ideal para Farmácia
Escolha do Ponto Ideal para Farmácia

Publicado por Marketing Farmarcas • 28 de fevereiro de 2018

Dicas para escolher o ponto comercial ideal para a sua farmácia

Escolher o ponto comercial da farmácia com assertividade é fundamental para o sucesso do negócio. O sonho de muitos empresários do varejo farmacêutico é conseguir planejar a expansão da rede de farmácias e inaugurar mais lojas com sucesso.

A ideia é sempre ser reconhecido pelo cliente, seja pelo preço ou pela qualidade no atendimento.

Veja dicas para saber escolher o ponto comercial da farmácia ideal para planejar a expansão da rede. É basicamente um resumo de todo o processo de avaliação do ponto, essencial para a tomada de decisões na expansão. Veja a seguir:

Visibilidade da loja

Um bom ponto comercial da farmácia deve ser visível, tanto para quem está a pé quanto de carro. Avalie se a vista do ponto não é afetada por uma parada de ônibus cheia de pessoas ou por táxis estacionados ao longo do dia bem em frente ao estabelecimento.

A loja deve ser vista por quem passa na rua. Além disso, é muito importante que a fachada chame a atenção para que as pessoas entrem e conheçam o estabelecimento. Por conta disso, é fundamental uma loja bem iluminada e com produtos que chamem a atenção.

Acessibilidade

Os clientes da farmácia vão chegar a pé? Há faixa de pedestres e semáforo nas proximidades? Lembre-se de que a facilidade de acesso é fundamental para atrair um bom fluxo de pessoas.

Como uma grande parte dos consumidores que vão à farmácia são idosos, uma opção que pode agradar muito os clientes é a instalação de uma rampa de acesso para quem tem dificuldade de subir escadas. Proporcionar conforto aos clientes é uma ótima estratégia que ajuda a oferecer uma boa experiência de compra.

Fluxo de pessoas

Entender o fluxo de pessoas é muito importante para planejar a expansão da rede de farmácias. O novo ponto deve ter boa circulação de pessoas para se tornar uma drogaria rentável. Quanto mais pessoas passarem em frente à loja, maiores as chances de você conseguir vender mais. A localização do ponto comercial da farmácia é primordial.

Fluxo de carros

O fluxo de carros também é importante para planejar a expansão e escolher o ponto comercia da farmácia ideal. Dependendo do bairro ou do perfil do público, a maioria dos clientes chegará de carro à loja. Portanto, estar do lado esquerdo (visão maior do motorista) é um benefício.

Localização em relação à concorrência

Estar ao lado de comércios do mesmo segmento pode ser bastante benéfico para a sua farmácia, desde que você consiga ter diferenciais que te deixem um passo à frente. Aqui, o tamanho da loja é importante. Montar uma drogaria pequena ao lado de um concorrente com uma loja muito grande é um complicador para o sucesso do negócio.

Estar próximo dos concorrentes é um sinal de que o ponto comercial fica em uma boa região, mas é preciso cuidado ao “disputar” com os concorrentes.

Posição do imóvel na quadra

Você pode descobrir que o quarteirão X é o melhor do bairro para o seu negócio. Porém, ao visitar o local, pode perceber vários aspectos negativos como:

  • Acessibilidade ruim
  • Valor imobiliário incompatível
  • Ponto de ônibus que esconde a fachada da drogaria
  • Fluxo de pessoas na rua acontece na esquina ao lado e não na do ponto

Nossa dica é visitar o ponto algumas vezes e fazer uma boa análise da região. Assim você consegue analisar vários fatores antes de tomar a decisão. Normalmente há pressa para definir o negócio e seguir com os próximos passos mais burocráticos do imóvel. Mas não se esqueça que você investira um valor considerável ara montar uma drogaria. A assertividade na escolha do ponto é fundamental.

Presença de estacionamento

Ter visibilidade para clientes que passam de carro é um diferencial interessante para a farmácia. Além disso, um estacionamento também é uma conveniência que muitos clientes buscam ao escolher uma farmácia. Se não há espaço no ponto comercial para incluir vagas para carros, tente fazer parcerias com estacionamentos próximos para facilitar o acesso dos clientes à sua drogaria.

Área de influência da farmácia

A área de influência da farmácia significa o quanto (em tempo ou distância) o cliente está disposto a percorrer até a loja. Você tem ideia de quanto seus consumidores se deslocam para chegar até as suas drogarias? Quanto o seu cliente está disposto a percorrer para ir até o seu estabelecimento?

Para conseguir atrair consumidores de regiões um pouco mais distantes da farmácia, fatores como qualidade do serviço ou produto oferecido, preço e atendimento são essenciais.

Conheça o seu público

A área de influência da farmácia permite conhecer cada vez mais as características do público. Ao saber de onde estão vindo os seus clientes, você consegue projetar a abertura de novas unidades.

Se você perceber que tem muitos clientes vindos de outras cidades próximas, vale planejar e pesquisar a inauguração de novas farmácias nessas cidades. Leve todos os pontos que já falamos acima em consideração. Mas talvez seja conveniente para você conquistar novos mercados e também para dar mais comodidade aos seus consumidores,

Como descobrir a área de influência da farmácia?

Para medir a área de influência da farmácia é necessário descobrir onde os seus clientes moram.

. Cadastros

. Formulários em promoções

. Aplicativo para celular

Estas são algumas das opções para conseguir dados e informações dos consumidores. A lógica é conseguir avaliar de onde os clientes estão vindo para fazer o planejamento de expansão.

Qual o próximo passo?

Depois de entender a área de influência da farmácia, o próximo passo é analisar as características sociodemográficas da região estabelecida pela área de influência.

Entender a renda média, a faixa etária e o perfil das pessoas que vivem na região. Isso é muito importante para poder projetar estratégias de atuação. É possível fazer ações promocionais, pensar mix de produtos mais adequado e até a divulgação da farmácia em locais mais específicos.

Outro ponto interessante é avaliar se existem polos geradores de tráfego. Os polos propiciam e atraem o fluxo de pessoas em algumas regiões da cidade. Alguns exemplos são shoppings, universidades, bancos e estações de trem e de metrô. Isso também influencia a área de atuação da farmácia.

Potencial de mercado

Conhecer o potencial de mercado da farmácia é muito importante para planejar ações e a expansão da rede. Saber a capacidade de mercado da região permite inaugurar um ponto com muito mais segurança.

Claro que é preciso saber o número total de consumidores da região, mas é preciso lembrar que nem sempre todos passam em frente ao seu ponto. Além disso, dos que estão na rua em busca do que você oferece, ainda há a concorrência para disputar cada cliente.

Market share

Conhecer o potencial de mercado da farmácia é importante, mas, depois disso, é preciso analisar o market share da sua drogaria para avaliar o desempenho. Assim é possível ter uma dimensão mais realista de quanto o seu estabelecimento poderá faturar em determinada região.

Cuidados ao analisar o potencial de mercado da farmácia

Uma região com grande potencial não garante o sucesso da expansão. Há diversos fatores, tanto internos quanto externos, que influenciam no resultado de uma loja.

Prestação de serviço, mix de produtos e qualidade no atendimento são os relacionados ao negócio. Fluxo de pessoas na rua, presença de placas ou pontos de ônibus que escondam a fachada da loja, se é uma rua de comércio, e até o fluxo da rua são fatores externos.

Concorrência

A concorrência também é um fator externo que deve ser levado em consideração na hora de planejar a expansão. Entender o potencial de mercado da farmácia passa por disputar clientes com os concorrentes mais próximos.

A dica é para que fique atento à presença da concorrência, tanto em quantidade (quantos são) como em qualidade (quem são). É preciso se preocupar com relação à estratégia que cada um adota. Muitas vezes todos atuam no mesmo segmento, mas utilizam estratégias diferentes para públicos distintos.

Aproveite as dicas e planeje a expansão da sua rede de farmácias com mais segurança. Ser mais assertivo na escolha do ponto comercial é primordial para atender os seus objetivos no varejo farmacêutico!

Estratégias de Expansão para Farmácias


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  • Carlos says:

    Ótimas informações

  • JESSICA says:

    PRECISO DE UM ORÇAMENTO SOMENTE PRA BALÇÃO, MONTAR PARTE DE MEDIMANTOS , PQ NAO PRETENDO TER PERFUMARIA .

    • Farmarcas says:

      Olá, Jessica! tudo bem?
      Nós somos uma rede associativista, não trabalhamos com esse serviço, mas enviando sua dúvida para sac@farmarcas.com.br nossa equipe prosseguirá com seu atendimento.