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Conhecer o Mercado para Montar uma Drogaria
Conhecer o Mercado para Montar uma Drogaria

Publicado por Marketing Farmarcas • 25 de janeiro de 2018

Conhecer o mercado é essencial para saber como montar uma drogaria

O varejo farmacêutico é um mercado que exige conhecimentos para saber como montar uma drogaria. Atuar nesse segmento requer muita habilidade para negociar e para vender. Portanto, conhecer o mercado é essencial para montar uma drogaria.

Com a grande competitividade do setor, saber como atuar é muito importante para entender como montar uma drogaria de sucesso.

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Entenda sobre os produtos da farmácia

É preciso conhecer bem os produtos para saber como montar uma drogaria. O estoque inicial é a compra mais importante da farmácia. Além de preencher todos os móveis do espaço de vendas da drogaria, o estoque inicial atende pela demanda dos primeiros meses após a inauguração. Claro que há reposição de produtos de acordo com as vendas, mas o estoque inicial é muito importante para o início dos trabalhos na farmácia.

Comprar bem de início é fundamental. Aqui falamos sobre a condição comercial desse primeiro pedido e também da quantidade e variedade de itens.

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O preço dos produtos é essencial para saber como montar uma drogaria de sucesso. Quanto melhor for a condição comercial da sua farmácia, melhor será o preço que você irá vender os produtos. E isso serve tanto para medicamentos quanto para higiene e beleza. Além, claro, de fraldas, suplementos, vitaminas, entre outros produtos. Quanto melhor você comprar, melhor você venderá.

Mix de produtos para saber como montar uma drogaria

O mix de produtos também é muito importante na hora de montar uma drogaria. Ter à disposição do cliente a maior quantidade de itens é essencial. A farmácia deve ter os produtos que o consumidor busca. Quanto maior a variedade, maiores as chances de o cliente encontrar o que busca.

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Se o consumidor vai à loja e não consegue comprar o que precisa, dificilmente ele retorna ao estabelecimento. A ruptura de estoque é um dos principais fatores de mudança de hábito do consumidor. Se ele não encontra o que quer, vai a outra loja que possa oferecer o que ele necessita.

Além disso, se o cliente circula na farmácia, ele pode acabar comprando outros produtos. Ter maior variedade de itens estimula a compra por impulso, principalmente de MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição), que ficam na área de circulação da loja.

Conheça o seu público para vender mais

Os interesses do público são muito diferentes. Cada faixa etária tem necessidades diferentes. Como proprietário da farmácia, você e seus funcionários devem entender bem o comportamento do público.

Conheça o perfil do cliente para oferecer o que ele busca na loja

Conhecer os consumidores da loja é muito importante para focar a estratégia nas principais necessidades dos seus clientes. Fazer promoções em genéricos pode ser uma opção. Trabalhar com preços especiais em anticoncepcionais é outra. Mas somente conhecendo o que realmente vai chamar a atenção do público na região em que você atua é que será um diferencial.

Lembre-se que é preciso ter uma estratégia bem definida para saber como montar uma drogaria. Copiar o que os concorrentes fazem de promoções sempre te deixará um passo atrás. É preciso ficar de olho no que a concorrência está fazendo, mas estar seguro de que a sua estratégia de negócio está no modelo ideal para atingir seus objetivos.

 

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