fbpx
abrir uma farmácia
abrir uma farmácia

Publicado por Marketing Farmarcas • 13 de maio de 2021

Conheça 5 motivos para abrir uma farmácia!

Se você está pensando em abrir uma farmácia, saiba que esse empreendimento conta com inúmeras vantagens. Confira abaixo!

Empreender nunca esteve tão em alta como hoje, principalmente quando falamos de segmentos como o farmacêutico. Em 2020, uma pesquisa realizada pelo IBGE apontou um crescimento de 7,4% no setor. Com isso em mente, muitos empresários perceberam várias vantagens em abrir uma farmácia e investir em tal empreendimento.

Seja por meio do modelo associativista, de franquia ou do licenciamento, as farmácias se mostraram um excelente negócio para aqueles que buscam solidez, lucratividade e um desempenho acima da média.

Pensando nisso, listamos 5 motivos para você abrir uma farmácia. Acompanhe com a gente.

Segmento pouco afetado por crises

Primeiramente, temos que ressaltar que uma das maiores vantagens que o segmento farmacêutico possui é que, mesmo em períodos atípicos e desafiadores (como crises econômicas e a própria pandemia), ele consegue se manter de sólido, sofrendo poucos impactos.

Por contar com produtos essenciais, o mercado farmacêutico foi mais preservado durante a pandemia. Isso porquê, além das pessoas passarem a cuidar mais da sua saúde e tomar mais vitaminas, também houve um acréscimo nas vendas de produtos que não eram tão relevantes antes, como álcool em gel, luvas, máscaras e medicamentos de verminoses, por exemplo. Dessa forma, em um período onde era previsto que a economia encolhesse 5%, o segmento cresceu 12%.

Autonomia para quem busca independência financeira

Aliado ao fato de que o setor farmacêutico é pouco afetado por crises econômicas, abrir uma farmácia traz a possibilidade que muitos empreendedores buscam: adquirir a tão sonhada independência financeira, realizando a gestão do seu próprio empreendimento.

Além disso, por contar com uma alta probabilidade de retorno, é possível investir na expansão e na abertura de novas filiais em um futuro próximo.

Possibilidade de investir em estratégias variadas

As farmácias administradas por modelos associativistas contam com uma liberdade extra para poderem investir em estratégias que se adequem ao seu modelo de negócio.

Isso porquê, além de um setor de marketing que produz peças e comunicações pensadas especificamente para o padrão da farmácia, também existem departamentos que auxiliam na montagem da estratégia de vendas.

Essa é uma vantagem que pode ser utilizada a favor de inúmeras farmácias, pois permite que se adequem ao público da região e aproveitem sazonalidades da melhor maneira possível.

Empreendimento com grande giro de produtos

Com produtos essenciais e uma grande variedade de genéricos, abrir uma farmácia permite que o volume de vendas seja ainda maior.

Nos modelos populares, por exemplo, um dos grandes diferenciais que podem ser encontrados são os chamado cestões, que ficam localizados ao longo da loja, e o formato de atendimento sem check-out (o atendente faz a cobrança no balcão).

É possível abrir uma farmácia popular ou convencional

Também é possível escolher fazer parte de um modelo popular ou convencional. Com algumas diferenças específicas, elas se adequam aos objetivos de quem busca abrir uma farmácia. Entender essas particularidades é fundamental para planejar e saber atuar no varejo farmacêutico com eficiência.

As drogarias populares trabalham com estratégias para vender com os menores preços, atuando com foco nos medicamentos genéricos, e possuem um horário de atendimento reduzido, refletindo em uma economia nos custos operacionais da loja. Além disso, também não contam com check-out e a cobrança é feita pelo atendente no próprio balcão.

Já nos modelos convencionais, além de venderem uma ampla variedade de medicamentos, também possuem foco na venda de produtos de higiene e beleza. Um diferencial desse modelo é que as farmácias conseguem trabalhar estratégias que atendam o público da região em que está inserida. Isso permite prestar um atendimento ainda mais personalizado.

 

Agora que você já conhece 5 motivos para abrir uma farmácia, venha entender como o modelo associativista da Farmarcas pode te auxiliar ainda mais na montagem do seu negócio!

 

5 dicas para montar uma drogaria


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *