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Publicado por Felippe Lopes • 17 de junho de 2022

Conheça 10 ferramentas de gestão inovadoras da Farmarcas!

Aqui dentro da Farmarcas, muitas ferramentas de gestão contribuem para o sucesso de cada um dos nossos associados. Conheça 10 delas!

 

Muitos já sabem que o modelo associativista da Farmarcas é conta com vantagens exclusivas. Entretanto, além de apoio, orientação e suporte, a Farmarcas também oferece uma série de ferramentas de gestão que contribuem para auxiliar cada um dos seus associados.

 

Pensando nisso, hoje listamos as principais ferramentas de gestão da Farmarcas e como elas trazem um diferencial competitivo na administração das farmácias associadas. Quer saber mais? Então confira abaixo!

 

Radar – O ecossistema perfeito para as ferramentas de gestão

 

As ferramentas de gestão são mecanismos desenvolvidos com o objetivo de facilitar as operações no dia a dia. Além disso, também contribuem diretamente na otimização do tempo, no aprimoramento de processos, na detecção de problemas e na melhoria da qualidade em cada uma das etapas.

 

Na Farmarcas, o Radar é um ecossistema que contempla as principais ferramentas utilizadas pelos analistas e pelos associados das redes. Além de intuitivo, ele também permite que diferentes áreas da empresa consigam trocar as informações necessárias para realizar a melhor gestão das farmácias.

 

Entre as ferramentas de gestão contidas nele, destacam-se o Órbita, o PAI, o e.delivery, o Bússola e muitas outras. Veja quais são!

 

1) Encarte

 

A ferramenta de Encarte da Farmarcas é pioneira no mercado e surgiu com o objetivo de facilitar a montagem desse material pelos próprios associados, de maneira ágil, fácil e prática.

 

Além de evitar custos com equipes terceirizadas, essa ferramenta também garante que o encarte feito pelos associados estejam  alinhados à identidade da marca e às normas da RDC 96/2008, lei que regulamenta a propaganda de medicamentos.

 

Desenvolver materiais como o encarte sempre é desafiador por conta dessa lei. Entretanto, a nossa ferramenta contempla todas essas particularidades e atualmente já contamos com uma relação de mais de 20 mil produtos cadastrados.

 

 

2) Trade Marketing

 

Assim como o Encarte, a ferramenta de Trade Marketing também é pioneira no segmento e tem como principal objetivo conectar as indústrias e os associados no processo de trade marketing.

 

Por meio dela, conseguimos categorizar quais áreas da farmácia são elegíveis para essa estratégia.

 

A Farmarcas conta com uma tecnologia exclusiva, desenvolvida para ser usada internamente no departamento de Trade Marketing. Por meio dela, é possível oferecer um conjunto de estratégias e ferramentas para auxiliar os associados.

 

Entre as vantagens que esse serviço oferece, podemos destacar:

 

– Melhor visibilidade dos produtos no PDV;

– Exposição padronizada;

– Visibilidade de PDV’s não visitados;

– Gerenciamento de ações no PDV via aplicativo;

– Comprovação de ações via dashboard;

– Sistema único desenvolvido pela Farmarcas.

 

O módulo de Trade Marketing possibilita a gestão de acordos comerciais, cadastro e acompanhamento das ações executadas em cada PDV. Ele também conta com uma área exclusiva para a indústria parceira ter todas informações necessárias para garantir a efetividade dessas ações.

 

Frequentemente são realizadas negociações comerciais com as indústrias, onde é definido qual tipo de trabalho será colocado nos planogramas. Cada indústria possui o seu planograma, de acordo com cada segmentação.

 

Na Farmarcas, uma área fica responsável por toda a gestão. Dessa forma, o associado só precisa aceitar a condições da indústria, organizar os produtos da formaadequada na prateleira e ele recebe uma bonificação sobre isso.

 

 

3) Redes Sociais

 

A ferramenta de Redes Sociais foi desenvolvida com o mesmo objetivo do Encarte: gerar praticidade para os associados, para que não dependessem de terceiros para produzir as artes.

 

Atualmente, realizar a gestão das redes sociais é tão simples que praticamente qualquer colaborador da loja consegue desenvolver os posts que serão usados. As artes podem ser realizadas rapidamente e ficam prontas em menos de 1 minuto.

 

Além de divulgar produtos com ofertas especiais, essa ferramenta também permite o compartilhamento de ações promocionais e o próprio serviço de delivery.

 

Algo que precisa ser ressaltado, é que essa ferramenta também garante que a identidade da marca seja devidamente preservada. Isso padroniza as artes que são feitas e garante coerência na mensagem que chega para o consumidor final.

 

4) Órbita

 

Órbita é um sistema de marketing espacial utilizada pelo departamento de Expansão da Farmarcas. A ferramenta consome dados de 143 canais distintos e fornece informações que são analisadas internamente. Entre essas fontes estão a FIRJAN, o IBGE, a Receita Federal, a IQVIA, entre outras.

 

Todas as informações coletadas são compiladas em indicadores econômicos, sociodemográficos e do próprio varejo farmacêutico. Por meio delas, fica muito mais simples e intuitivo orientar os associados de diversas formas, como sobre a inclusão de uma nova loja, a potência do local e as vantagens competitivas que ele precisa ter para investir em uma determinada região.

 

Outra vantagem do Órbita é que ele também permite que os associados sejam orientados sobre lojas que eles já possuem, seja na adequação do local ou sobre novas formas de se tornarem ainda mais competitivos na sua região.

 

Atualmente o Órbita é uma ferramenta pioneira no mercado e garante uma análise estratégica muito mais próxima com os associados da Farmarcas.

 

5) E.delivery

 

O e.delivery é uma ferramenta desenvolvida pela Febrafar em parceria com a Farmarcas e carrega consigo a praticidade que um serviço de delivery necessita.

 

Em um mundo digital, onde os consumidores estão cada vez mais realizando suas compras online, foi necessário criar um serviço que entregasse a melhor experiência de compra para os clientes das nossas redes associadas.

 

Trata-se de um ecossistema digital que amplia a eficiência na entrega dos produtos e aproxima as lojas do consumidor. Além de ser um canal de vendas, o aplicativo também pode ser personalizado com a identidade das redes, permitindo a criação de ofertas exclusivas.

 

Entre as vantagens da plataforma para o lojista, destacam-se:

 

– Facilidade na gestão do estoque de produtos no app;

– Gestão de horário de funcionamento, valor de frete e acompanhamento dos pedidos;

– Criação de ofertas e campanhas de acordo com a demanda do lojista.

 

E também há benefícios para o consumidor:

 

– Possibilidade de pagar pelo app ou na entrega do pedido;

– Possibilidade de receber os itens em casa ou retirar na loja;

– Ofertas exclusivas para ativar e aproveitar quando estiver dentro da loja.

 

 

6) Radar Capacitação

 

Dentro do Radar, a Farmarcas conseguiu dar um passo ainda maior, principalmente no sentido de levar conhecimento para os associados das redes.

 

Depois de inúmeras pesquisas, foi desenvolvida a ferramenta Radar Capacitação, uma plataforma de aprendizado que fornece conteúdos e materiais de apoio exclusivos para capacitar tanto os associados, quanto os colaboradores.

 

Por meio do contato com diferentes empresários e um estudo apurado de engenharia de cargo para cada público, o Radar Capacitação entrega diversas videoaulas divididas em episódios.

 

Toda a trilha de conhecimento é produzida com base na estrutura da Nortus, uma das maiores empresas de Gestão Contemporânea da atualidade e que é parceira da Farmarcas.

 

Para acessar os cursos, basta ter um cadastro na plataforma Radar.

 

 

7) Bússola

 

Bússola é uma ferramenta desenvolvida pela Febrafar, que tem como principal objetivo direcionar os associados sobre quais são os medicamentos (e não medicamentos) que mais saem na sua região.

 

Por meio do BRIC (um conjunto de CEPs), ele analisa e identifica quais são os produtos mais relevantes na região da farmácia. Dessa forma, o associado realiza uma análise para validar se esses itens também são vendidos no seu bairro.

 

Assim como as demais ferramentas do Radar, o Bússola surge como uma alternativa para que os donos de farmácias possam ter ainda mais autonomia e praticidade na gestão do seu Mix de Produtos.

 

8) Febrafar Analysis

 

O Febrafar Analysis é utilizado em conjunto com o PEC (Programa de Estratégias Competitivas). Quando os clientes passam as compras na farmácia utilizando o cartão fidelidade, a loja se beneficia pelo fato de ter o cliente cadastrado na sua base de dados.

 

Dessa forma, o lojista consegue verificar quais foram os produtos mais comprados, qual a frequência que ele adquire esses itens. Por meio dessa ferramenta, é possível fazer um acompanhamento sobre as vendas de produtos de uso contínuo e entender quando que os clientes irão comprar novamente.

 

Outra vantagem do Febrafar Analysis é que, por meio dele, o associado consegue trabalhar campanhas com aniversariantes, com atendentes (sabendo quantos clientes foram cadastrados por atendente), qual colaborador mais realiza vendas no PEC.

 

Trata-se de uma ferramenta inovadora de co-marketing, fundamental para colher dados e auxiliar no pós-venda da farmácia.

 

 

9) SIC

 

O Sistema Integrado de Compras é uma ferramenta desenvolvida pela Febrafar e que permite que as farmácias participantes comprem produtos de alto giro com preços muito mais em conta. Dessa forma, os associados conseguem vender com melhores condições para seus clientes.

 

No caso do SIC, não há um cronograma. Existem OL’S fixas que a loja está apta a fazer compras no período que quiser. Além disso, quando surge alguma novidade ou parceria, comunicamos via e-mail. A loja verifica se é de interesse ou não.

 

Por conta disso, é necessário que os associados entrem no SIC diariamente para averiguar produtos e condições viáveis para a compra, bastando que o comprador acompanhe as comunicações enviadas por e-mail.

 

 

10) PAI

 

O Painel de Aferição de Indicadores (PAI) também foi desenvolvido pela Febrafar e trata-se de um processo de benchmark (avaliação comparativa) que busca a melhoria de indicadores de desempenho da loja utilizando um parâmetro de referência. Mensalmente os associados fazem o lançamento de dados como por exemplo, valor de venda, despesas com funcionários, valor de CMV e despesas administrativas.

 

O objetivo da ferramenta é demonstrar a formação do resultado líquido em um exercício por meio do confronto das receitas, despesas e resultados apurados, gerando informações significativas para tomadas de decisão.

 

A área de Sucesso do Associado é responsável em realizar a análise do PAI, entendendo o quão saudável está o desempenho das lojas, e detectando se há alguma medida para a melhoria de desempenho para otimização dos resultados finais.

O PAI fornece informações sobre as vendas e despesas efetuadas mês a mês e aponta indicadores de eficiência do sistema operacional e financeiro da loja, que permitem ao associado Farmarcas ter uma visão mais estratégica do seu estabelecimento.

 

Além disso, ajuda a entender a realidade das demais lojas da rede, facilitando a tomada de decisão, a projeção financeira para o próximo exercício e a definição de estratégias mais assertivas.

Por meio do acesso ao sistema, é possível realizar esta análise comparativa dos dados de sua loja com seus próprios resultados e também com os valores das lojas com a mesma faixa de faturamento, além da média da bandeira a qual pertence.

 

 

Desenvolver soluções e ferramentas que auxiliem os associados a melhorarem seus resultados é, e sempre foi, o principal objetivo da Farmarcas. Acreditamos que metodologias inovadoras e estratégias eficientes são a chave para que todos possam escrever histórias de sucesso!


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