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Para ser um expert em vendas na farmácia é preciso conhecer muito bem os produtos e o mercado de atuação da drogaria. Saiba como ser um ótimo profissional de vendas na farmácia!
Para ser um expert em vendas na farmácia é preciso conhecer muito bem os produtos e o mercado de atuação da drogaria. Saiba como ser um ótimo profissional de vendas na farmácia!

Publicado por Marketing Farmarcas • 3 de maio de 2018

Saiba como se tornar um expert em vendas na farmácia

Quando falamos de vendas na farmácia, assim como em qualquer outro varejo, não é algo fácil. A venda exige conhecimento a respeito do cliente e do problema dele. Além disso, é preciso saber sobre o produto, a concorrência, o processo de compra do cliente. Também existem outros fatores que não estão relacionados à venda, mas que podem desestimular o seu cliente a comprar de você.

Veja 10 dicas essenciais para se tornar um expert em vendas na farmácia, superar obstáculos e aprender com a sua rotina.

Comunique-se bem

Vender é comunicar-se. Bons vendedores se comunicam como ninguém e, principalmente, sabem ouvir mais do que qualquer outra pessoa.

É justamente pelo fato de saberem se expressar e ouvir que os vendedores conseguem entender aquilo que não é dito com clareza. Com isso, é mais fácil superar obstáculos no dia a dia da drogaria.

Ao saber ouvir, o vendedor aprende a interpretar os sinais de fechamento dos clientes. Além disso, entende quais são as verdadeiras objeções ao fechamento e, principalmente, sabe se a pessoa tem potencial para se transformar em cliente. Além disso, somente se comunicando bem é que o vendedor conseguirá controlar o seu lado emocional e converter as objeções.

Uma boa articulação, além de expressão clara e objetiva são os primeiros passos para conseguir identificar e contornar as dificuldades de vendas na farmácia.

Confie em sua capacidade

Se você não confiar que está pronto para superar os desafios de vendas, nunca conseguirá vencer sequer uma objeção de clientes. Se você sempre se questionar se está pronto para enfrentar o mercado, o cliente, a concorrência e as adversidades, nunca estará efetivamente pronto.

Lembre-se que nunca estará perfeito ou 100% pronto para vender. Você precisa confiar em sua capacidade de vender, de aprender diariamente sobre a profissão, produtos e a empresa. Assim é possível desenvolver o aprendizado para saber contornar os obstáculos um a um.

Não existe uma receita milagrosa ou uma pergunta mágica que você deva fazer para ganhar o cliente.

O que é preciso é estar ciente de que, se não confiar em si mesmo como vendedor, vai demonstrar insegurança ao cliente, e ninguém quer fazer negócios com um profissional inseguro.

Não seja insistente

Um grande mérito do vendedor é não insistir em uma negociação que não vai acontecer. Uma coisa é ser persistente na hora de conquistar clientes, buscar novos leads e negociar. Outra coisa é ser insistente depois que o cliente já deixou claro que não tem interesse no produto que você está oferecendo.

Aí, ser insistente já começa a ser sinônimo de ser inconveniente. E isso acaba manchando a sua reputação, além de tirar a sua credibilidade.

Bons vendedores sabem a hora de parar de tentar vender para não serem inconvenientes. Por isso, trabalhe junto ao cliente no processo de vendas na farmácia, mas saiba a hora de parar e de reconhecer que o cliente não tem interesse no que você está oferecendo.

Você precisa gostar de se relacionar com pessoas

Não existe vendedor que não goste de pessoas. Vendedores experts em vendas na farmácia precisam entender de pessoas e, principalmente, gostar de se relacionar com elas.

É justamente a paixão por ajudar as pessoas a superarem seus desafios que vai fazer com que o vendedor esteja focado nas necessidades dos clientes.

Um vendedor que não gosta de se relacionar com pessoas consequentemente não terá jogo de cintura para explicar várias vezes a mesma coisa para pessoas diferentes. Além disso, possui pouca ou nenhuma paciência para ajudar o cliente a se decidir e, com isso, não consegue realizar a venda.

Um vendedor expert em vendas na farmácia sabe que o relacionamento é o ponto chave de suas vendas.

Seja apaixonado por conhecimento

Não basta apenas fazer cursos e treinamentos. Um profissional expert em vendas na farmácia precisa ser apaixonado por qualquer tipo de conhecimento: seja um livro, um conselho de um amigo vendedor ou de uma pessoa mais experiente na área.

Um bom vendedor aprende por meio de cursos, palestras e eventos. Um vendedor expert em vendas também aprende com as pessoas, sua rotina e, acima de tudo, com seus erros. Ter uma cabeça aberta para o aprendizado é a chave para ser um expert em vendas na farmácia, saber encontrar oportunidades e ajudar os clientes em sua compra.

Assuma responsabilidades

Ninguém chega a nenhum lugar sem assumir alguns riscos e, principalmente, responsabilidades pelos seus atos. Não tenha medo de assumir os riscos e responsabilidades para ajudar os clientes a comprarem de você. Sem isso, você até pode conseguir vender alguma coisa, mas nunca será realmente um expert em vendas na farmácia.

Assuma a responsabilidade pelo sucesso dos seus clientes e milite na causa de ajudá-los a comprarem de você.

Crie conexão com o seu cliente

Nenhum cliente vai comprar se não existir uma conexão entre você e ele. Todo bom profissional de vendas precisa entender que, se o cliente não enxergar que o vendedor realmente quer ajudá-lo, não estará seguro para fazer negócios com ele.

E não estamos falando aqui sobre puxar a sardinha para o lado do cliente, mas sim criar uma postura que faça com que ele confie no seu potencial de ajudá-lo a vencer barreiras e desafios. Faça das necessidades do seu cliente a sua maior prioridade e honre a confiança que as pessoas depositarem em você.

Sem essa conexão os clientes vão agir por conta própria em todo o processo de vendas e você, infelizmente, não terá muita influência sobre eles.

Descubra o que os clientes realmente querem

Muitas vezes os clientes não querem apenas o que estão pedindo. Geralmente eles nutrem uma expectativa maior sobre seu produto e empresa. Por conta disso, foque em realmente descobrir o que os clientes querem e esperam ao comprar seus produtos.

Eles não querem apenas aquilo que dizem. Na realidade, todas as pessoas nutrem uma expectativa maior por aquilo que você faz. É preciso descobrir os gatilhos emocionais dos clientes e suprir essas expectativas no momento do fechamento.

O NÃO é o seu menor problema

Quando ingressamos na carreira de vendas na farmácia, nosso maior medo é de receber NÃO de clientes. Por impulso, queremos vender para todo mundo e, com isso, acreditamos que o NÃO é a nossa maior derrota. Grande engano!

O NÃO faz parte do processo de vendas. Algumas pessoas, por mais que queiram comprar o que vendemos, não podem pagar por determinado produto. Outras, não têm interesse no que estamos oferecendo naquele momento.

É preciso estar pronto para receber os “NÃOs” e seguir trabalhando para melhorar a maneira como você oferece algum produto. Ou talvez entender que aquele tipo de público não se interessa por determinado item. Pouco a pouco, no dia a dia da farmácia, você vai entender melhor o comportamento do consumidor.

Seja um expert em seu mercado

Um vendedor só consegue ser expert em vendas na farmácia se for também um expert no mercado em que atua.

Os clientes querem fazer negócio com quem tem um conhecimento profundo, que vai além daquilo que faz. Ou seja, saber a respeito de diversos assuntos do mercado em que atua e fundamental. Justamente por isso, os melhores profissionais não são apenas bons vendedores, mas grandes especialistas no mercado. Lançamentos, dosagens, assuntos relacionados. Tudo é válido para ter um relacionamento melhor e passar a sensação de domínio sobre o que você está falando.

Se tornar um grande especialista no mercado é o melhor caminho para superar obstáculos e dificuldades durante o processo de vendas. Além disso, é também uma maneira natural de contornar as dificuldades de uma venda.

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