fbpx
Como diminuir a rotatividade
Como diminuir a rotatividade

Publicado por Marketing Farmarcas • 30 de junho de 2021

Como diminuir a rotatividade de funcionários na sua drogaria

Confira algumas dicas e saiba como diminuir a rotatividade de colaboradores dentro da sua farmácia!

 

Uma grande dúvida que permeia a mente de muitos empreendedores é: como diminuir a rotatividade de colaboradores? Pois é, trata-se de um desafio e tanto, principalmente para os profissionais de Recursos Humanos.

Esse tema é de fundamental importância, uma vez que, no varejo, o alto índice de demissões afeta de maneira drástica o engajamento da equipe, gerando uma preocupação para os demais funcionários, sem falar dos altos custos de uma nova contratação.

Os motivos da rotatividade podem ser vários, como uma administração ruim, um clima organizacional inadequado, infraestrutura de má qualidade, salários baixos, falta de feedbacks, entre outros. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas para que você saiba como diminuir a rotatividade de colaboradores dentro da sua farmácia. Acompanhe com a gente!

Contrate profissionais adequados para o cargo

 

Primeiramente, é preciso ter em mente que, quando o processo de seleção é feito da maneira correta, fica muito mais fácil contratar profissionais que sejam realmente competentes para realizar as funções que o cargo exige.

Por isso, avalie as habilidades e aptidões dos candidatos. Converse e procure entender se a experiência que ele possui na área é realmente suficiente. Aliás, contar com um time que te ajude nessa escolha é essencial.

Mantenha um ambiente agradável

 

Quando um colaborador trabalha em um ambiente agradável e no qual ele se sente confortável, a melhora no clima da equipe é perceptível. Garanta uma boa luminosidade, um ajuste correto na temperatura ambiente e lembre-se de sempre proporcionar equipamentos de qualidade para que possam trabalhar.

Também é fundamental oferecer um local onde possam se alimentar, conversar entre si e descansar durante os intervalos. Isso faz toda a diferença e garante um refúgio para que possam recarregar as energias.

Aplique feedbacks com frequência

 

Um outro fator que muitas empresas têm dado cada vez mais atenção são os feedbacks. Procure aplicar reuniões periódicas com a equipe, oferecendo suporte, sugerindo melhorias, elogiando o trabalho que tem sido feito e, principalmente, melhorando o relacionamento entre líder e funcionários.

Além disso, aplicar feedbacks aumenta o engajamento do time, uma vez que, durante essas reuniões, os colaboradores podem aproveitar para levantar pontos que podem ser melhorados na drogaria, dando suporte para o crescimento.

Aprimore a comunicação com a equipe

 

Ser claro e ter uma boa comunicação com os clientes é primordial. Entretanto, o diálogo também precisa estar alinhado com a equipe da farmácia. Por isso, promova ações que engajem a comunicação e mantenha-se aberto para ouvir e ser questionado.

Aqui vai uma dica valiosa: você pode utilizar ferramentas simples, mas altamente eficientes.  Caixas de sugestões, pesquisas de satisfação, intranet ou até mesmo e-mails, permitem que você melhore a comunicação entre todos.

Reconheça os resultados positivos

 

O reconhecimento do trabalho é uma excelente forma de diminuir a rotatividade de funcionários. Quando o esforço é reconhecido e o elogio é feito, os trabalhadores sentem-se ainda mais motivados a continuarem apresentando resultados de qualidade.

Você também pode organizar um brainstorming entre todo o pessoal para ter ideias de como recompensar os bons resultados da equipe. Ao ouvir as sugestões do grupo, terá bem mais chances de alcançar o sucesso.

Invista na capacitação profissional e no plano de carreira

 

Uma outra forma de valorizar os funcionários, é investindo em treinamento e capacitação. Trata-se de uma maneira de incentivar o desenvolvimento profissional de cada um e ainda é uma forma de elevar a qualidade da equipe na sua farmácia.

Além disso, quando um profissional tem perspectiva de crescimento na farmácia, ele se torna grato, engajado e muito mais confiante no trabalho que tem desempenhado junto com a equipe. É uma iniciativa vantajosa para os dois lados.

 

Garantir o equilíbrio entre uma equipe motivada e bons resultados é um desafio e tanto, mas pode ter certeza que seguindo essas dicas vai ficar ainda mais fácil!

Kit gestão de pessoas


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *