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A análise SWOT é uma ferramenta muito importante para conhecer as forças e fraquezas da sua farmácia. Essas características estão relacionadas aos fatores internos que influenciam no desempenho e, consequentemente, nos resultados do negócio.
A análise SWOT é uma ferramenta muito importante para conhecer as forças e fraquezas da sua farmácia. Essas características estão relacionadas aos fatores internos que influenciam no desempenho e, consequentemente, nos resultados do negócio.

Publicado por Marketing Farmarcas • 13 de novembro de 2019

Como avaliar as forças e fraquezas na análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta muito importante para conhecer as forças e fraquezas da sua farmácia. Essas características estão relacionadas aos fatores internos que influenciam no desempenho e, consequentemente, nos resultados do negócio.

Na medida em que você conhece a sua farmácia com mais profundidade, conseguirá reconhecer os pontos a serem melhorados e alcançará um maior nível de excelência na sua gestão.


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Saiba quais são os potenciais da sua farmácia

Para descobrir quais são as forças e fraquezas da sua farmácia, você precisa fazer um mapeamento de tudo o que envolve o seu dia a dia.

Você precisa incluir desde os processos de compras, a forma como gerencia a equipe e os recursos financeiros, até a maneira como expõe os produtos na drogaria e a abordagem de vendas com seus clientes.

Para elaborar uma boa análise das forças e fraquezas da sua farmácia, você precisa separar as características e classificá-las entre tudo o que a sua drogaria se destaca e o que ainda é preciso melhorar.

Como encontrar as forças na análise SWOT

As forças na análise SWOT têm relação com as principais características que a sua farmácia tem maior destaque.

Por isso, você pode escrever uma lista de tudo o que a sua drogaria faz melhor do que a concorrência. Para enumerar essas vantagens, você precisa ser muito prático e olhar de forma realista para o seu negócio.

Isso quer dizer que as suas forças devem refletir exatamente as qualidades máximas do seu negócio agora e não aquilo que você pretende para o futuro.

Para saber quais são os maiores potenciais do seu negócio, verifique os elogios dos seus clientes. Além disso, faça uma pesquisa na região em que atua.

Converse com os fornecedores, representantes e parceiros. Outra sugestão é você dar uma olhada nos melhores indicadores dos relatórios da sua drogaria.

Como encontrar as fraquezas na análise SWOT

Assim como as forças, as fraquezas também estão presentes em todos os negócios. Porém, é muito importante que você tenha o conhecimento de todas as características menos vantajosas. Use esse conhecimento para buscar se desenvolver e melhorar a sua gestão.

Uma pesquisa de satisfação sem que o consumidor precise se identificar pode ajudar você a ter feedbacks realistas sobre os aspectos que a sua drogaria precisa melhorar.

O tempo de espera para o cliente ser atendido, a empatia do balconista e a facilidade de encontrar o produto nas gôndolas podem ser alguns tópicos da sua pesquisa. Com as respostas você conseguirá perceber o nível de satisfação dos clientes e saberá o que precisa ser melhorado.

Depois de concluir a pesquisa sobre as forças e fraquezas na análise SWOT da sua farmácia, faça o mesmo trabalho de busca em relação às oportunidades e ameaças do mercado em que você atua.

Com todas as informações completas você conseguirá ter um conhecimento muito mais abrangente do seu negócio e terá condições de elaborar estratégias mais assertivas para alcançar os seus objetivos.

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