Publicado por Farmarcas • 28 de maio de 2020

Como adaptar a farmácia durante a pandemia

Para oferecer um bom atendimento aos consumidores, separamos algumas recomendações para você adaptar a farmácia durante a pandemia. Levamos em conta o novo comportamento de consumo de bens farmacêuticos, que já tem sido visto também em países na Europa e também na China, Canadá e Coreia do Sul.

Reavalie o seu mix de produtos conforme a nova demanda do mercado

Durante o período da pandemia, há uma forte tendência no aumento da procura por itens de higiene pessoal, como sabonetes líquidos, e também de produtos de saúde como gel antibactericida, termômetros, antitérmicos, antigripais e suplementos.

Para adaptar a farmácia durante a pandemia, analise o volume de vendas de todos os itens e faça um planejamento das compras de acordo com a nova demanda do seu público, principalmente levando em consideração os produtos clássicos sazonais para o outono e inverno que se aproxima.

Além de vender bem, ofereça um bom serviço aos seus clientes

Preocupe-se em ter um mix de produtos variado para atender todas as necessidades dos seus clientes. Mas, nesse momento, também é fundamental que você tenha um serviço de qualidade, como oferecer entregas em domicílio na região.

Se você não trabalha com delivery, essa é uma maneira de adaptar a farmácia durante a pandemia. Faça parcerias com empresas da sua região, treine os entregadores e ofereça todo o equipamento para que efetuem as entregas com toda segurança.

Tenha um canal de comunicação para atender o público

Comunique o número de atendimento da farmácia em panfletos e cartazes na loja, além de faixas e anúncios. Treine os colaboradores para prestarem um bom atendimento tanto telefônico como presencial.

Crie um roteiro de atendimento com as principais perguntas que o atendente precisa fazer ao cliente. Dessa forma, você padroniza um atendimento de qualidade. É fundamental que os colaboradores tenham conhecimento de todos os produtos e serviços oferecidos na farmácia.

Lembre-se de que a qualidade do atendimento também deve ser prioridade ao responder as mensagens em aplicativos ou redes sociais.

Para fortalecer o seu negócio, é preciso compreender que o mercado farmacêutico mudou e que o setor continuará com sua evolução após o período de pandemia. Adaptação é fundamental para preparar a farmácia às novas necessidades dos consumidores.

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