Publicado por Marketing Farmarcas • 30 de julho de 2020

Como a visão sistêmica impulsiona os resultados da farmácia

“Meu concorrente está fazendo uma promoção, eu vou fazer também!”

“Vai abrir uma farmácia ao lado da minha, meu negócio está ameaçado!”

“Preciso de mais clientes, é só eu fazer uma promoção relâmpago e pronto!”

 

As frases que você acabou de ler traduzem uma visão de negócio pouco efetiva para alcançar bons resultados da farmácia. Isso porque estão baseadas em uma forma linear de pensamento empresarial e não contribuem para a perenidade da empresa.

Se você quer evoluir no varejo farmacêutico, precisa fazer a lição de casa, ou seja, conhecer o seu próprio negócio. As respostas certas são obtidas quando você elabora boas perguntas, que devem ter como base uma visão sistêmica e uma análise de dados completa.

Tudo o que você precisa para alcançar os melhores resultados da farmácia está em ações baseadas nas informações dos relatórios da sua loja.

Pensamento Linear e Pensamento Sistêmico de negócio

O empresário que toma decisões com base em um pensamento linear vai agir de maneira ineficiente e sempre com resultados apenas em curto prazo.

Um exemplo disso é quando o empresário percebe uma queda de faturamento na farmácia. Logo, ele pode colocar a culpa na pandemia, na inauguração de um novo concorrente na região ou em outro fator externo.

Na busca por uma solução rápida, ele faz uma promoção relâmpago na drogaria. O aumento das vendas ocorre somente no período da promoção. Depois disso, os números voltam a cair.

E agora, o que fazer para aumentar o faturamento da drogaria novamente?

Se você já se viu numa situação semelhante, saiba que está na hora de trocar o Pensamento Linear de negócios por um Pensamento Sistêmico.

Ao perceber a queda do faturamento, como no exemplo que citamos, a visão sistêmica aponta para a busca não apenas de uma, mas de várias causas possíveis para isso acontecer.

O gestor que tem uma visão sistêmica consegue olhar os indicadores de desempenho da farmácia e todo o seu negócio de forma global e com atenção aos detalhes mais sutis.

Ele está preparado para administrar com eficiência, pois conhece profundamente todo o funcionamento do seu negócio e planeja ações estruturadas para reverter uma situação desfavorável.

Análise de indicadores de desempenho na farmácia

No mesmo exemplo da promoção, em um pensamento sistêmico, a diferença crucial é que o empresário age de forma planejada e com base em dados.

Ao verificar uma queda no faturamento, ao invés de colocar a culpa no acaso ou em fatores externos, ele olha para os seus indicadores de desempenho e busca pontos a serem melhorados.

A partir dessa postura protagonista, o gestor tenta responder a várias perguntas como:

Será que o CMV ou os custos operacionais estão acima do normal?

• O mix de produtos da drogaria atende a necessidade dos meus clientes?

• A equipe está treinada e motivada para vender?

• A loja tem uma atratividade para o meu cliente?

Essas e outras questões fazem parte da análise gerencial de um empresário do varejo farmacêutico que busca mudar a realidade do seu negócio e evoluir no mercado.

A busca por resultados começa dentro da farmácia

No lugar de atitudes precipitadas e ações oportunistas para atrair o cliente e desmantelar a concorrência, direcione seus esforços para olhar se o que você oferece ao seu cliente tem realmente um valor agregado.

Analise a sua demanda, faça adequações no seu mix e negocie preço e prazo com os fornecedores. Se você não consegue descontos sozinho, um bom caminho é ingressar em uma rede associativista, que amplifica as vantagens comerciais negociadas para todo o grupo participante. Afinal, comprar bem é um dos fatores essenciais para vender mais.

Lembre-se que o maior desafio do gestor de drogaria é analisar os números de forma constante, fazer a interpretação dos indicadores corretamente e tomar decisões preventivas e assertivas.

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