fbpx

Publicado por Marketing Farmarcas • 31 de agosto de 2016

Conheça o Associativismo, um modelo de negócio para o futuro!

O associativismo é um modelo de negócios que carrega um grande potencial para o desenvolvimento econômico do país.

É muito comum encontrarmos empresários do ramo farmacêutico que se queixam do ambiente competitivo e muitas vezes, procuram por soluções fáceis para prosperar.

Alguns esperam que os governantes diminuam as cargas tributárias ou proponham leis que beneficiem o segmento, como é o caso do Farmácia Popular, pode ser perigoso.

Nesse contexto, o associativismo surge como uma alternativa que traz inúmeras vantagens para aumentar as possibilidades de êxito!

O que é o associativismo?

O conceito de associativismo está intimamente ligado à união de indivíduos que buscam se ajudar e, consequentemente, prosperar em um determinado segmento.

Por meio do compartilhamento de informações, da formulação de estratégias e da ação coletiva, inúmeros empresários têm superado dificuldades, vencendo desafios.

E isso quem fala é o próprio presidente da Farmarcas, Edison Tamascia – “Posso afirmar isso, pois estou no movimento associativista há vinte anos, ao longo dos quais já vivenciei e colaborei com o fomento de associações de diversos segmentos. Em todos esses agrupamentos, a melhoria individual e coletiva dos participantes e suas empresas é visível.” – relata Edison.

Além disso, ele complementa dizendo as vantagens que esse modelo de negócio apresenta – “Dentre os benefícios está o fato de esses empresários passarem a conviver de forma mais efetiva, uma vez que eram, até então, concorrentes. Outro ponto importante é que essas empresas unem forças para compras em conjunto, possuem ações de marketing compartilhadas e administração profissionalizada, dentre outros aspectos que só são possíveis de realizar de forma coletiva. Ao participar de uma associação, a empresa se torna mais competitiva.” – finaliza.

A diferença entre associativismo e franquia

Em uma franquia, o layout da loja é padronizado e o objetivo principal é que a marca seja reconhecida pelo consumidor final. Entretanto, por ser franqueado, o empresário fica preso à uma série de regras pré-determinadas para administrar o negócio.

Diferente da franquia, no associativismo cada empresário tem total autonomia na gestão do empreendimento, podendo tomar suas próprias decisões. O principal objetivo desse modelo de negócio é fortalecer a rede comercialmente, permitindo melhores condições de compra com a indústria e distribuidores.

Compreendendo o modelo associativista da Farmarcas

A Farmarcas oferece aos seus associados, muito além do acesso as ferramentas, mas também a orientação, o apoio e o suporte necessário para transformar seu negócio.

A equipe de expansão é quem faz o primeiro contato com os empresários interessados em ingressar na Farmarcas, explicando sobre todo o processo e o apoio oferecido à rede.

É realizada a análise de perfil do associado e de seu ponto comercial para entender a viabilidade do projeto. Durante essa etapa, a equipe dará todo o suporte para que o empresário encontre um ponto na região e a estrutura adequada para o sucesso do seu empreendimento.

As assistentes de expansão darão as coordenadas e o acompanharão por sua jornada, direcionando-o por todas as etapas de montagem da farmácia, auxiliando na coleta da documentação inicial. Além disso, também serão apresentados ao associado, os treinamentos oferecidos pela Farmarcas para que ele esteja apto a trabalhar as estratégias de precificação, comercial e marketing.

Desde a montagem até o dia de sua inauguração, nossa equipe administrativa (aqui chamados de “Anjos”) estará em contato com o empresário para garantir que ele esteja recebendo todo o suporte da Farmarcas e cumprindo com todas as suas obrigações com a rede.

O modelo de negócio envolve uma série de vantagens para os associados. Veja abaixo algumas:

  • Condições comerciais diferenciadas

A empresa mantém à disposição dos empresários, uma estrutura comercial sólida e que assegura ótimas condições junto às principais indústrias. Dessa forma, é possível manter o estoque da farmácia sempre abastecido de acordo com o planejamento estabelecido.

  • Acompanhamento completo para gestão da loja

A Farmarcas possui um amplo painel com indicadores de desempenho, que revelam os pontos de melhoria. Por meio do suporte de uma equipe de “anjos”, os associados são guiados rumo aos seus objetivos, indo de empreendedores visionários a empresários com negócios de sucesso.

  • Desenvolvimento de estratégias de marketing exclusivas

Por meio de campanhas publicitárias, promoções de vendas e um rigoroso processo de padronização das lojas, a Farmarcas permite que seus associados impactem o consumidor final e aumentem ainda mais a visibilidade das suas lojas.

  • Busca constante pela inovação

Além de participar de feiras e congressos de tecnologia, os profissionais da empresa procuram criar ferramentas que aproximem os associados, gerando aprendizado interno e uma evolução contínua.

Suporte para que todos sejam protagonistas

Dentro da Farmarcas e da Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias), uma das ferramentas utilizadas são os números obtidos por meio do IFEPEC (Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada). Por meio deles, realizamos pesquisas, coordenamos estudos e disseminamos a educação empresarial aos associados.

Essas informações consolidam pesquisas desenvolvidas para identificar os fatores que contribuem para o crescimento e/ou queda das lojas. Os empresários que crescem igual ou mais que o mercado apontam que um dos principais fatores é o aproveitamento da coletividade, ou seja, saber usar as ferramentas oferecidas pela rede.

 

Fazer parte do associativismo é um caminho que possibilita chegar ao sucesso.

 

Saiba mais sobre o que oferecemos para a gestão de sua farmácia. Temos a força e suporte necessário para a sua drogaria prosperar!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  • Graciela says:

    Bom dia!
    Tenho uma farmácia e gostaria de aderir ao sociativismo, como devo proceder?

    • brenno says:

      Olá, Graciela, tudo bem?

      Que ótimo que você queira saber mais sobre como o associativismo pode ajudar a sua farmácia a ter melhores resultados! Enviamos um email para conversarmos. Obrigado!

  • isabel ribas says:

    boa tarde poderia me explicar mais como funciona ja tenho farmacia a mais de 20 anos individual preciso repassar desconto para conseguir competir com as grandes redes que estao em nossa cidade isso me ajudaria ? como?

    • brenno says:

      Olá, Isabel, tudo bem? É importante desenvolver uma estratégia de diferenciar para conquistar clientes e conseguir competir com as grandes redes. Ela pode ser preço, atendimento, mix de produtos ou a prestação de serviço na drogaria. Às vezes é necessário ter toda essa gama de estratégias para se manter competitivo no mercado. Enviamos um e-mail para entendermos melhor a sua necessidade e podermos te auxiliar. Muito obrigado por acessar nossos materiais!

  • WILLIANS says:

    Boa tarde! Sou contador! aqui na minha cidade tem um grupo de empresários de drogarias, que estão se organizando com intuito de criar uma rede de farmácias entre eles, para pode competir com as grandes redes que se estabeleceram na cidade. gostaria de receber uma orientação de como iniciar esse processo de criação da rede?

    • brenno says:

      Olá, Willians, tudo bem? Muito obrigado pela sua mensagem! Enviamos um e-mail para você e podemos seguir conversando por lá. Administramos 9 redes de drogarias e temos muita experiência sobre gestão do varejo farmacêutico. Até breve!

  • Alex says:

    olá bom dia, acomapnhei a conversa e queria lhe pedir que me enviassem tb esse email, fiquei interessado no associativismo e gostaria conhecer mais acerca.

    • brenno says:

      Bom dia, Alex, tudo bem? Ficamos muito felizes que você tenha se interessado pelo mercado associativista! Enviei um e-mail a você para conversarmos melhor. Abraços e sucesso!

  • grazielle almeida alves marques says:

    Olá bom dia, gostaria de saber como fazer parte dessas associacoes e quais os beneficios

    • brenno says:

      Olá, Grazielle, tudo bem? Obrigado pelo interesse em fazer parte do nosso grupo! Enviei um contato por email para conversarmos. Chegou a receber? Obrigado!

  • Vagner says:

    Olá. Tenho interesse em obter mais informações sobre o associativismo.
    Aguardo contato. Temos 2 lojas com 40 anos de mercado mas é chegada a hora de mudar para poder continuar competitivo frente as grandes redes.

    • brenno says:

      Olá, Vagner, tudo bem? Obrigado pelo interesse em fazer parte do nosso grupo! Enviei um email com mais detalhes sobre a Farmarcas. Até breve!

  • Max Lima says:

    Olá, Trabalhei por algum tempo em Cooperativas e Associação, e estou abrindo Uma Farmácia, muito me interessa em saber qual modelo vem se utilizando para ficarmos de pé, diante desse mercado desleal entre grandes e pequenos. Obrigado!

    • brenno says:

      Olá, Max, tudo bem? Obrigado pelo contato! Enviei um e-mail para conversarmos melhor. Abraços e sucesso!

  • Mirela rodriguez says:

    Sempre fui empreendedora desde cedo e a franquia sempre foi o meu foco. Adoro conteúdo deste tipo muito obrigada!

    Vou compartilhar com meus amigos!

  • Douglas Albuquerque says:

    Olá, gostaria de saber como funciona esse modelo, estou fazendo pesquisas para poder montar minha primeira drogaria, sou farmacêutico e atualmente estou em drogaria no interior do Tocantins.
    Abraços.

    • brenno says:

      Olá, Douglas, tudo bem? Ficamos muito felizes em receber sua mensagem! Enviamos um e-mail com mais informações. Abraços e sucesso!

  • Lea Leite Vasconcelos says:

    Gostaria de ter mais informações sobre me associar, direitos e deveres

    • brenno says:

      Olá, Lea, tudo bem? Obrigado pelo seu comentário! Enviamos um e-mail para tirar suas dúvidas. Abraços e sucesso!

  • Patricia Pavolin says:

    Gostaria de saber como fazer parte do associativismo. Obrigada.

    • brenno says:

      Olá, Patricia, tudo bem? Obrigado por acessar os nossos conteúdos! Enviamos um e-mail com mais informações para você! Abraços e sucesso!

  • Maria Thereza Neves Corsetti Purcino says:

    Tenho uma drogaria e gostaria de ASSOCIar a Farmarcas. Qual o procedimento?

    • Farmarcas says:

      Olá, Maria Thereza!
      Ficamos muito felizes que você tenha interesse em fazer parte do grupo! A Farmarcas trabalha no modelo de associação, e não de franquia, o que dá mais autonomia do empresário na gestão da drogaria, com todo o nosso suporte administrativo. Caso tenha interesse em ser uma associada, preencha o formulário aqui e nossa equipe de expansão entrará em contato caso o seu perfil preencha os requisitos necessários.
      Muito obrigada pelo seu interese!

  • Romildo Batista de Jes says:

    Olá tenho um projeto de montar uma farmacia independente, gostaria de saber mais sobre sociativismo, para que eu POssa entrar mais competitivo

    • Farmarcas says:

      Olá, Romildo! Ficamos felizes pelo seu interesse pelo Associativismo. Enviamos uma mensagem para o seu e-mail. Desejamos sucesso nos seus negócios!

  • KAYURe says:

    olá, gostaria de mais informações para conversão. grato

    • Farmarcas says:

      Olá, @Kayure! Obrigada pelo seu interesse em fazer parte da Farmarcas. Enviamos uma e-mail para você com as informações. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento! Bons negócios!

  • José carlos says:

    Bom dia,
    Estou Abrindo UMA Drogaria Em MG E tenho Interesse De Conhecer MELHOR As Vantagens E Custos De Uma Associação Com Vocês. Obrigado

    • Farmarcas says:

      Olá, @José Carlos! Obrigada pelo seu interesse em fazer parte da Farmarcas. Enviamos uma e-mail para você com as informações. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento! Bons negócios!

  • Carlos Cezar says:

    Estou querendo abrir um farmácia com marca própria, mas gostaria de mim associar, e o problema inicial que tenho e montar o mix inicial, vocês podem ajudar com isso?

  • Alexandre says:

    Posso fazer parte da farmarcas e continuar com minha marca própria?

    • Farmarcas says:

      Olá, Alexandre,
      Entre as condições para se associar à Farmarcas está o uso de uma de nossas bandeiras pela drogaria. Estamos à disposição, caso tenha outras dúvidas.
      Equipe Farmarcas

  • luzia gorete alves says:

    como faço pra me associar?86994797663

    • Farmarcas says:

      Olá, Luzia! Tudo bem?
      Obrigada pelo seu interesse em ser uma associada da Farmarcas.
      Aproveite para baixar um conteúdo sobre nosso trabalho e conhecer mais sobre o que podemos fazer pelo seu negócio.
      Acesse o link: https://materiais.farmarcas.com.br/aforcadeserfarmarcas
      Desejamos sucesso nos negócios!
      Equipe Farmarcas

  • MARCIO MARTINS says:

    Boa tarde! estou estudando e planejando abrir minha drogaria daqui a alguns meses e por este motivo tenho grande interesse em conhecer mais sobre a proposta do associativismo, e qual o custo para manter esta associação. obrigado!!!

    • Farmarcas says:

      Olá, Marcio. Tudo bem?
      Se você tem interesse em trazer a sua farmácia para uma das redes associativistas da Farmarcas, pode preencher o formulário neste link e baixar o material explicativo.
      Desejamos sucesso para você!
      Equipe Farmarcas

  • Carlos Mendes says:

    Bom dia! Este modelo de negócio, também serveria para uma farmácia de pequeno porte que está prestes à abrir? e/ou quais são pré-requisitos mínimos para se associar?
    ATT.
    cARLOS MENDES

  • Helaine Cristina dos Santos says:

    Estou abrindo uma farmácia e gostaria de saber melhor sobre o sociativismo .