Área de Inovação – uma visão do futuro para a Farmarcas

Chegar a uma posição de destaque no mercado não é algo simples e mais complexo ainda é se manter nessa posição de inovação. Para que todo esse caminho seja simplificado, a administradora de redes associativistas de farmácias Farmarcas busca alternativas para um crescimento contínuo e sustentável, no qual se destaca a criação da área de Inovação.

Essa área na realidade vai além da simples busca de novidades no mercado para aplicações na empresa. O trabalho é muito mais amplo, buscando entender a fundo os objetivos, as estratégias e o funcionamento de todas os departamentos para proporcionar aperfeiçoamentos constantes, de acordo com o gerente da área, Marcelo Dantas.

“A ideia surgiu da necessidade de melhoria de processos, ocasionando uma otimização dos trabalhos e minimizando o desperdício de tempo e de recursos. Para isso, sabemos que o melhor caminho é inovar, justificando assim a criação dessa área”, explica.

O resultado efetivo é a melhora da qualidade de serviços para o associado, que hoje já pode ser sentido ao acessar as informações e tirar dúvidas com muito mais agilidade e de forma automatizada, dando vida ao pilar “Aprender Sempre” da Farmarcas.

Essa facilidade surgiu de um projeto da área: o Radar, um ambiente online para interação entre o associado e a rede, que simplifica a comunicação e solicitações por meio de uma ferramenta que utiliza inteligência artificial e que permite facilidade de interação, centralização de acesso e chats instantâneos.

Estrutura da área

Para que possa atender os objetivos traçados para área, ela foi dividida em três diferentes setores: Processos, Produtos e Estratégias.

O setor de Processos identifica os processos chave dentro da organização, faz um mapeamento de seus estágios e mede o índice de qualidade de cada etapa. Com isso, faz uma revisitação para identificar áreas que levam os índices para baixo e que podem passar por melhorias e proporcionando alternativas inteligentes naquela etapa, melhorando ou criando alternativas.

Farmarcas implementa departamento de sucesso do associado

Dentro do setor de produto, existe um roadmap, com tudo que pretende ser implementado em 2019 em relação a novas tecnologias ou aperfeiçoamentos. Tudo parte da estratégia da empresa e dos problemas identificados junto aos associados.

Por fim, o setor de estratégia é o que permite um olhar para o que a empresa quer, associando as necessidades às tecnologias.

Prevendo o futuro

De forma simplificada, pode se entender a área de Inovação como uma estrutura de predição. Prevendo e utilizando a inteligência artificial para entender o usuário.

Por mais que se tenha entendimento de que essa é uma área que está constantemente se reinventando, já existem muitos indicadores dos usuários, criando os grupos de comportamentos e segmentação para agir de forma individualizada.

O resultado é que com isso se facilita o entendimento do funcionamento da empresa e proporciona melhorias para o crescimento das redes de forma estruturada e organizada.




Deixe uma resposta