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Publicado por Marketing Farmarcas • 18 de julho de 2022

Saiba tudo sobre o Departamento de Inovação da Farmarcas!

O departamento de Inovação é responsável por melhorar ainda mais a experiência dos associados. Venha conhecer mais sobre ele!

 

Ao longo dos últimos 10 anos, valorizar a inovação sempre fez parte do DNA da Farmarcas, assim como desenvolver tecnologias que pudessem melhorar a experiência dos associados e colaboradores.

 

Pensando nisso, foi criado o departamento de Inovação, uma área voltada para o desenvolvimento de soluções estratégicas e assertivas. O departamento é formado pelas áreas de Produto, Experiência do Usuário, Tecnologia da Informação e BI (Inteligência de Negócio).

 

 

A importância da Inovação na Farmarcas

 

 

Alcançar uma posição de destaque entre as melhores empresas para trabalhar é um feito que apenas organizações com foco na inovação de processos podem conquistar. Não se trata de algo simples e mais difícil ainda é manter-se nesse patamar.

 

Entendendo esse contexto, a Farmarcas buscou alternativas para um crescimento contínuo e sustentável, enxergando a necessidade de acompanhar a nova realidade do mercado e garantir processos atualizados .

 

A área de Inovação vai além da simples busca de novidades no mercado para aplicações na empresa. O trabalho é muito mais amplo, buscando entender a fundo os objetivos, as estratégias e o funcionamento de todas os departamentos, proporcionando aperfeiçoamentos constantes, de acordo com o gerente da área, Marcelo Dantas.

 

“A ideia surgiu da necessidade de melhoria de processos, ocasionando uma otimização dos trabalhos e minimizando o desperdício de tempo e de recursos. Para isso, sabemos que o melhor caminho é inovar, justificando assim a criação dessa área”, explica.

 

O resultado efetivo é a melhora da qualidade de serviços para o associado, que hoje já pode ser sentido ao acessar as informações e tirar dúvidas com muito mais agilidade e de forma automatizada, dando vida ao pilar “Aprender Sempre” da Farmarcas.

 

Essa facilidade surgiu de um projeto da área: o Radar, um ambiente online para interação entre o associado e a rede, que simplifica a comunicação e solicitações por meio de uma ferramenta que utiliza inteligência artificial e que permite facilidade de interação, centralização de acesso e chats instantâneos.

 

 

Compreendendo a estrutura do departamento

 

 

Para atender os objetivos traçados para área, a Inovação foi dividida nos seguintes setores:

 

– Tecnologia da Informação (TI): Realizam uma gestão assertiva, encontrando soluções inovadoras para monitorar dados, garantir a segurança e acessar informações necessárias para aumentar a produtividade da empresa.

 

– Business Inteligence (BI): Responsável por fornecer informações (diárias) sobre as compras realizadas em todas lojas, detalhando quais foram os produtos vendidos. Esses dados são filtrados e inseridos em um dashboard, para que futuramente possam ser usados para elaborar estratégias ainda mais assertivas para as redes associadas.

 

– Experiência do Usuário (UX): Possui como foco principal, pensar em como entregar a melhor experiência de uso para os usuários, principalmente quando essa utilização está relacionada aos softwares e aplicativos desenvolvidos.

 

– Produto: Por meio de roadmaps, essa área estabelece metas e estratégias que direcionam a execução de cada etapa de um novo produto. Além disso, também é responsável pelo acompanhamento dos projetos e todos os capítulos que envolvem ele.

 

 

Inovação que auxilia os associados

 

 

De forma simplificada, pode se entender a área de Inovação como uma estrutura que trabalha prevendo melhorias, utilizando inteligência artificial para melhorar a experiência dos associados da Farmarcas.

 

Mesmo sendo uma uma área que está constantemente se reinventando, já existem muitos indicadores dos usuários, criando os grupos de comportamentos e segmentação para agir de forma individualizada.

 

Atualmente, o departamento já é responsável pelo desenvolvimento de inúmeras ferramentas de gestão que auxiliam os associados a conquistarem resultados expressivos nas suas farmácias. Entre as principais delas, podemos citar:

 

– Órbita

 

 

Órbita é um sistema de marketing espacial utilizada pelo departamento de Expansão da Farmarcas. A ferramenta consome dados de 143 canais distintos e fornece informações que são analisadas internamente. Entre essas fontes estão a FIRJAN, o IBGE, a Receita Federal, a IQVIA, entre outras.

 

– Bússola

 

 

Bússola é uma ferramenta desenvolvida pela Febrafar, que tem como principal objetivo direcionar os associados sobre quais são os medicamentos (e não medicamentos) que mais saem na sua região.

 

– PAI

 

 

O Painel de Aferição de Indicadores (PAI) também foi desenvolvido pela Febrafar e trata-se de um processo de benchmark (avaliação comparativa) que busca a melhoria de indicadores de desempenho da loja utilizando um parâmetro de referência. Mensalmente os associados fazem o lançamento de dados como por exemplo, valor de venda, despesas com funcionários, valor de CMV e despesas administrativas.

 

– SIC

 

 

O Sistema Integrado de Compras é uma ferramenta desenvolvida pela Febrafar e que permite que as farmácias participantes comprem produtos de alto giro com preços muito mais em conta. Dessa forma, os associados conseguem vender com melhores condições para seus clientes.

 

 

E.delivery e a evolução da experiência de compra

 

 

Não dá para falar de inovação sem mencionar um dos maiores projetos já desenvolvidos internamente pela equipe da Farmarcas e da Febrafar: o e.delivery.

 

e.delivery é um ecossistema digital que amplia a eficiência na entrega dos produtos e aproxima as lojas do consumidor. Além de ser um canal de vendas, o aplicativo também pode ser personalizado com a identidade das redes, permitindo a criação de ofertas exclusivas.

 

Por meio de uma navegação simples, o e-delivery traz a oportunidade de digitalizar o serviço de delivery, com tecnologia e inovação.

 

Entre as vantagens da plataforma para o lojista, destacam-se:

 

– Facilidade na gestão do estoque de produtos no app;

– Gestão de horário de funcionamento, valor de frete e acompanhamento dos pedidos;

– Criação de ofertas e campanhas de acordo com a demanda do lojista.

 

E também há benefícios para o consumidor:

 

– Possibilidade de pagar pelo app ou na entrega do pedido;

– Possibilidade de receber os itens em casa ou retirar na loja;

– Ofertas exclusivas para ativar e aproveitar quando estiver dentro da loja.

 

O e-delivery é uma oportunidade de estar presente nas mãos dos seus clientes, ainda mais em um momento em que a decisão de compra tem sido essencial.

Ele simplifica o processo de venda online, facilitando o acompanhamento do status de venda, realizando uma leitura do estoque físico da farmácia e permitindo que o cliente só compre os produtos disponíveis no estoque da loja.

 

 

 

Cada vez mais, o departamento de Inovação segue proporcionando melhorias para o crescimento das redes de forma estruturada e organizada. Além de ferramentas exclusivas, o suporte da equipe da Farmarcas traz ainda mais segurança para empresários de todo o Brasil que desejam prosperar e escrever histórias de sucesso!

 

 


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