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sazonalidade
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Publicado por Felippe Lopes • 25 de novembro de 2022

Aproveite a sazonalidade realizando ações de verão!

Saiba como aproveitar a sazonalidade no verão para realizar ações de vendas estratégicas e alavancar ainda mais as vendas da sua farmácia!

 

 

Ao longo do ano, a sazonalidade é um fator que pode ser usado estrategicamente para aumentar as vendas de uma farmácia. Isso porque ela traz a possibilidade de trabalhar produtos de uma determinada época.

 

 

Além disso, outra vantagem da sazonalidade é que ela também permite que você consiga se programar e se precaver contra a baixa lucratividade em períodos específicos.

 

 

Pensando nisso, hoje iremos abordar algumas das vantagens de aproveitar a sazonalidade durante o verão, os números que ela movimenta e como fazer para utilizá-la para alavancar as vendas da sua farmácia.

 

 

Compreendendo a sazonalidade no verão brasileiro

 

 

O verão é uma das épocas do ano que mais oferece oportunidades aos donos de farmácia para aumentarem suas vendas através do marketing direcionado especificamente para essa temporada.

 

 

Entre os fatores que influenciam diretamente na venda de produtos específicos, podemos destacar:

 

 

Elevadas temperaturas;

 

Férias escolares;

 

Festas de final de ano;

 

Turismo;

 

Viagens para praias e chácaras.

 

 

O verão brasileiro possui características específicas, como dias mais extensos que as noites, uma incidência de sol bem maior e um aumento considerável da temperatura.

 

 

De acordo com um estudo realizado pela Johnson e Johnson, de dezembro a janeiro é onde ocorrem os maiores picos de vendas nesse período. O consumo tende a ficar em média 28% maior e as vendas diárias podem ser até 5 vezes maiores nesse período.

 

 

Inclusive, uma informação importante desse estudo é que na temporada de 2021, a categoria de protetor solar cresceu 7,1% em valor e 3,4% em volume. Trata-se de uma grande oportunidade para o mercado.

 

sazonalidade

 

Sazonalidade e produtos mais vendidos

 

 

Antes de estruturar uma ação de verão, é fundamental analisar os dados e planejar uma estratégia eficiente. Além disso, também é preciso pensar em como será feita a abordagem, qual será o posicionamento da loja e que orientação irá guiar o mix de verão.

 

 

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de suncares (categoria de produtos pensados para a exposição solar). Entre eles, podemos destacar protetores solares, bronzeadores, pós-sol e hidratantes.

 

 

Confira abaixo alguns exemplos de itens que não podem faltar na sua ação de verão:

 

Protetor Solar

 

 

Uma das melhores oportunidades para trabalhar a sazonalidade estão nas vendas de protetores solares, principalmente na linha facial. É importante dar um destaque especial para a comunicação direcionada à prevenção de doenças dermatológicas e envelhecimento da pele.

 

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Dermocosméticos

 

 

No verão, os cuidados com a pele vão além da proteção. Por isso, é importante estimular a rotina de skincare que contemple todo o passo a passo, como a limpeza, a tonificação, a esfoliação e a hidratação.

 

 

Repelentes

 

 

Impossível não falar de alguns visitantes indesejados que surgem durante o verão, como os mosquitos, insetos e pernilongos. Neste caso, garantir a venda de repelentes tópicos é uma excelente opção. Muitos garantem eficácia de até 12 horas e podem ser sintéticos ou naturais.

 

 

Organizando a loja para a ação de verão

 

 

Por fim, mas não menos importante, é essencial manter a sua loja devidamente caracterizada para a ação de verão. Nesse sentido, você pode aproveitar para decorar prateleiras, utilizar mobiles, banners, entre outros materiais que chamem a atenção dos clientes.

 

 

Além disso, vale a pena incluir os itens que mencionamos anteriormente em locais visíveis para o consumidor, de preferência nas pontas de gôndola. Quanto mais eles virem esses produtos, maior a chance de comprá-los.

 

 

Inclusive, uma dica é não colocar todos os produtos em uma única prateleira. Seduza os clientes com uma comunicação bem sinalizada, onde ele encontre itens que nem sabia que precisava.

 

 

 

O verão é uma estação repleta de oportunidades que podem ser trabalhadas para aumentar as vendas da sua farmácia. Se você quer saber ainda mais sobre como aproveitar a sazonalidade dessa época e desenvolver uma excelente ação de verão, aproveite para baixar o nosso infográfico gratuito Saiba como aumentar as vendas da sua farmácia no verão.


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Comentários

  • kelvia simplicio says:

    pterceirizam

    • Diego Moritz says:

      Olá, tudo bem?
      Agradecemos por acompanhar nosso conteúdo!