Publicado por Marketing Farmarcas • 8 de dezembro de 2020

Alguns mitos que você já acreditou sobre o Marketing de Varejo

Desvende alguns dos principais mitos do Marketing de Varejo e saiba o que deixar de praticar.

O Marketing de Varejo, onde se encontra o mercado farmacêutico, tem algumas características únicas que são capazes de diferenciar completamente esse negócio dos demais. Entretanto, muitas pessoas acabam se prendendo a “mitos” que podem ser prejudiciais para o seu ponto de venda.

Pensando nisso, hoje listamos cinco dos principais mitos relacionados ao tema. Assim, você será capaz de corrigir estratégias, aproveitar as possibilidades de vendas e alavancar ainda mais a sua farmácia.

 

1) Em time que está ganhando não se mexe

Ao contrário do que muita gente pensa, manter uma estratégia de marketing por muito tempo pode ser extremamente prejudicial para um negócio. Isso porquê o varejo é um segmento que está em constante movimento e precisa se adequar as demandas do momento.

Seja uma mudança no panorama da equipe, com a adição ou remanejamento de funcionários, empresas que se adaptam sempre evitam ser pegas de surpresa por imprevistos.

 

2) Insistir na venda a qualquer custo

Acredite se quiser, mas em muitos estabelecimentos ainda apostam na insistência para concluir suas vendas. Esse tipo de atitude só afasta novos clientes e ainda pode ser prejudicial para a imagem da marca.

Ao invés disso, invista no treinamento dos profissionais, com foco em um atendimento gentil, cortês e atencioso. Essa é a melhor forma de garantir a fidelização do cliente.

 

3) Não é preciso investir no Marketing Digital

Vivemos uma era de intensa transformação digital e por isso, é essencial que o marketing do seu negócio esteja acompanhando essas mudanças. Por mais que materiais promocionais sejam importantes, também é fundamental apostar no Marketing Digital.

É possível começar aos poucos, desenvolvendo um perfil da sua loja nas redes sociais e até mesmo usar o WhatsApp para divulgar promoções exclusivas. Aproveite a tecnologia a seu favor!

 

4) O local onde minha loja está localizada não importa

Hoje em dia, inúmeros fatores fazem a diferença na hora de destacar um negócio e o local em que a loja está localizada é um deles. É preciso se familiarizar e conhecer a comunidade em que você irá operar.

Se está pensando em iniciar um empreendimento, tenha em mente se o local é movimentado, se o público alvo se enquadra financeiramente e principalmente, se não há concorrentes muito próximos.

 

5) As decisões são tomadas apenas pelo dono da loja

A presença do dono de um empreendimento é essencial, porém é importante lembrar que um negócio sólido precisa ser construído com base em outros funcionários de confiança.

É necessário deixar de lado o medo de perder o controle, selecionar bons parceiros e aprender a delegar funções. Dessa forma, é possível ganhar tempo e eficiência em todos os processos de vendas do dia a dia.

 

Ter em mente quais são algumas das práticas prejudiciais para o marketing de varejo, fica ainda mais fácil deslanchar o seu negócio e aproveitar todas as oportunidades que surjam.

 

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