6 dicas para atrair mais clientes para a farmácia
Ao longo do tempo, os consumidores tornaram-se mais exigentes e atrair mais clientes para a farmácia passou a ser uma tarefa desafiadora, isso porque quando a decisão de compra é feita com alguma antecedência, ele vai optar pelo estabelecimento que ofereça maior comodidade.
Por isso é importante sempre levar em consideração fatores como estabelecer uma política de preços com base em estudos de mercado além de boas práticas de atendimento ao consumidor. Deve-se sempre proporcionar a melhor experiência de compra ao cliente.
Para atrair mais clientes para a farmácia, é preciso desenvolver estratégias assertivas. Com a profissionalização do varejo, muitos aspectos do comportamento do consumidor já foram estudados e percebeu-se que as pessoas possuem preferências diferentes na hora da compra. Enquanto o público feminino, por exemplo, pode ter maior interesse por novidades em cosméticos, o consumidor idoso geralmente busca maior variedade em medicamentos.
Dados do Conselho Federal de Farmácia demonstram que atualmente o Brasil possui mais de 87,7 mil farmácias* e para se destacar neste segmento, é preciso aprender como atrair mais clientes para a sua farmácia.
Devido à grande concorrência no varejo farmacêutico, não basta apenas fazer o mínimo e esperar pelos clientes, é preciso chamar a atenção. Pensando nisso, selecionamos 6 dicas de como atrair mais clientes para a farmácia.
#1 Oferecer um bom atendimento
O atendimento de qualidade é fundamental para alcançar o sucesso, isso porque nenhum consumidor gosta de ser mal atendido. É preciso direcionar a equipe para ser cordial e demonstrar interesse pela necessidade do cliente, pois a qualidade do atendimento ajuda a estimular o Buzz Marketing, conhecido popularmente como propaganda “boca a boca”.
Essa é uma estratégia de marketing que tem como objetivo fazer com que os clientes comentem sobre a marca e indiquem a loja para as pessoas. A técnica possui grande potencial para aumentar as vendas.
#2 Fazer parcerias com profissionais da região
Buscar parcerias com outros profissionais da área de saúde é uma boa estratégia para atrair mais clientes para a farmácia. Ao aferir a pressão de um paciente ou realizar o exame de perfil lipídico, é possível indicar um especialista. Em contrapartida, a empresa parceira pode ter folhetos da farmácia sobre o balcão ou em salas de espera.
#3 Distribuir materiais explicativos
Os materiais explicativos são importantes e têm bastante efetividade se forem utilizados como material de apoio nas ações promocionais ou campanhas de publicidade da marca. Ter materiais impressos é interessante porque os clientes podem levar para ler em casa. Desta forma, irão contribuir para mais pessoas conhecerem a sua drogaria.
As peças precisam ter uma diagramação moderna e linguagem clara nos textos publicitários. Evitar o uso de termos muito técnicos facilita o entendimento do cliente. É interessante evitar textos muito longos, pois eles podem tornar a leitura confusa e cansativa. A contratação de profissionais especializados ajuda a obter materiais de qualidade e que tragam bons resultados para o negócio.
#4 Capacitar a sua equipe
Para atrair mais clientes para a drogaria é fundamental investir na capacitação da equipe. Uma dica é buscar treinamentos focados no desenvolvimento de competências e que ensinem os colaboradores a oferecerem um bom serviço. No lugar de conteúdos genéricos é interessante utilizar programas voltados a processos e adaptados de acordo com os serviços que a farmácia oferece.
#5 Dar mais ênfase à Atenção Farmacêutica
Um dos grandes diferenciais da Atenção Farmacêutica é o processo de cuidado ao paciente. Esse tópico contribui muito para atrair mais clientes para a farmácia. Nesse contexto é muito importante contratar profissionais com alto nível técnico e boa experiência na área farmacêutica.
#6 Incluir serviços farmacêuticos
Serviços farmacêuticos são definidos como um conjunto de serviços de natureza clínica. Eles podem ser prestados pelo farmacêutico com a finalidade de promoção e proteção da saúde, detecção de riscos, autocuidado e adesão ao tratamento. Além disso, contribuem para que a farmácia seja reconhecida pelo público como um estabelecimento de saúde.
Buscar atrair mais clientes para a farmácia requer um trabalho diário do gestor. O planejamento com detalhes e a execução disciplinada vai ajudar o negócio a alcançar bons resultados.
*Dados ref. 2018 do CFF.
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Comentários
Acho muito benéfico e produtivo esse tipo de trabalho que a farmarcas vem produzindo. queria sugerir um tipo de material também muito necessário que envolve a capacidade de gerir suas proprias emoções que é uma dificuldade muito grande dos lideres e principalmente dos iniciantes .
Olá, Marli, tudo bem?
Obrigado pela sugestão! Temos um e-book que aborda a gestão de pessoas na farmácia. Baixe o conteúdo no link: https://materiais.farmarcas.com.br/gestao-de-pessoas-para-sua-farmacia-prosperar e tenha uma boa leitura!